Fechar PFTV
Publicidade
Jogadores Notáveis – Guga, o Homem-Gol

Olá Amigos Amantes do Glorioso Esporte Bretão!

Venho mais uma vez, depois de falar sobre o Gamarra há duas semanas, comentar sobre outro jogar que marcou minha vida futebolística: Guga, o Homem-Gol.

Comecei a gostar de futebol e torcer pelo Santos numa época particularmente ruim do time. No final da década de 80, o peixe começava a criar sua “fila” de títulos, que perduraria até 2002. O time era fraquíssimo, lembro de jogadores tenebrosos vestindo o Manto Sagrado, como Maurício Copertino, Ranielli, Nilton goleiro e até mesmo o Doutor Sócrates, mas em completo final de carreira. Nossa sina era apanhar de nossos co-irmãos do Trio-de-Ferro, São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

Mas havia um jogador, no ínico dos anos 90, que despontava como craque. Era relativamente baixo para um centroavante, camisa 9; usava as meias arreadas, “a lá” Renato Gaúcho. Enfim, não chamava em nada a atenção, além de sua principal características: fazer gols, muitos gols. Principalmente em cima dos Corínthians. Ele era Guga, o Homem-Gol!

O momento mais inesquecível de Guga, o Homem-Gol é, sem dúvida, aquele gol de meia blicicleta / puxeta que ele fez contra o Corínthians em 1993, numa virada espetacular do Peixe por 3 x 1 em pleno Morumbi. O grande Ronaldo deve estar procurando a bola até agora ;-)

Uma vez até consegui o autógrafo do Guga, no Eldorado, supermercado que ficava em frente ao Stella Maris, colégio onde estudei em Santos.

Enfim, acabo de ler uma matéria muito bacana no Pele.Net sobre como está o Guga hoje em dia. Fala também de seus gols, seus clubes e seus títulos.

Recordar é viver! Recomendo a leitura dessa ótima reportagem (principalmente aos Alvinegros Praianos). Basta clicar no link abaixo e curtir!

http://noticias.uol.com.br/pelenet/porondeanda/ult2657u102.jhtm


Thiago Reimão - Correspondente em São Paulo, Brasil
publicado por Reimão
Comentários a "Jogadores Notáveis – Guga, o Homem-Gol"
Anonymous Luigi
Quem sou eu pra questionar um santista, mas o Guga era chamado simplesmente de Guga Gol, não? Sei pq tbm era meu apelido no futebol da rua... hahaha
Abs.
26 de outubro de 2006 às 03:58  
Anonymous Anónimo
De: Chioro

Como esquecer daqueles gloriosos esquadrões que nosso peixe montava no final da década de 80 e início de 90. Tenho lembranças inesquecíveis daqueles tempos, q apesar de não serem vitoriosas, foram extremamente marcantes. Como esquecer de uma dupla de ataque formada pelo menino Paulinho (hj Mclaren) recém chegado do interior com o veterano fora de forma Chulapa! Com o tempo, Paulinho foi despontando, chegou Almir, o ágil cabecinha da Vila q ao lado de Índio pela direita fazia jogadas infernais e dava bolas açucaradas para o artilheiro Paulinho botar pra rede. Pouco depois chegou Guga, logo apelidado de Guga -Gol. Infelizmente jogou pouco ao lado de Paulinho q partiu para Portugal, ainda bem, pois tinham a mesma característica. Mais uma vez, Almir consagrou outro centroavante. Guga virou ídola da então temida Sangue-Jovem, e a cada renovação de contrato era aquela dificuldade para segurá-lo. Até q um belo dia ele se foi, mas quem chegaria? Neizinho, como esquecer de Neizinho... Almir não teve tempo de fazer o nome do novo camisa 9 da Vila, pois seguira para o Japão atrás da grana mais do que merecida. A partir daí Darci passou a vestir a famosa 7 do peixe....Depois disso meu amigo, vieram uns tais de Wellington, Demétrios( o gladiador da Vila), Caio, Jameli, Usuriaga, Carecone até chegar ele, Alberto( o baladeiro da Vila)...A partir daí o sofrimento se acabara e todos já sabem a história...
27 de outubro de 2006 às 12:31  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia