Fechar PFTV
Publicidade
Jogos às 16:00 e às 22:00: ruim para os jogadores. Ruim para os torcedores.

Alô Amigos Amantes do Glorioso Esporte Bretão

Apesar de acompanhar esse esporte com afinco há dezenas de anos, é incrível como ele faz questão de manter a pecha de “caixinha de surpresas”. E, nesse último Domingo, não foi diferente.

Botafogo x Corinthians. 16:00 (mas com horário de verão, ou seja, às 15:00 no horário “do sol”). Maracanã, RJ. Finalzinho de Novembro. Quase verão. Calor de rachar mamona, como diria minha mãe. Lá pelas tantas, quase 30 minutos de jogo, o juiz interrompe a partida e dá 3 minutos para que os jogadores bebam água e se refresquem. “Nossa, mas essa regra existe?”, pensará um desavisado leitor. Não, a regra não fala em pausas no jogo para beber água. A regra que pede isso é a do Bom Senso.

Tradicionalmente, os jogos de Futebol nos finais de semana no Brasil ocorrem às 16:00 (com alguns começando às 18:10). Na minha opinião, é o horário perfeito. A toda poderosa Globo, dona do Futebol Nacional, consegue encaixar os jogos sem problemas em sua programação, todo mundo consegue almoçar aquela macarronada na casa da Vó e curtir tranqüilo um futebolzinho naquela tarde besta de domingão. Bom também para quem vai ao estádio, que consegue se programar com adequação.

Oras, então qual meu ponto? O ponto é que tudo isso é perfeito... menos no verão! Uma coisa é, tudo isso o que eu descrevi, ocorrer entre Março e Novembro. Outra é isso acontecer TAMBÉM em pleno “verão” (se não “oficialmente”, “termicamente” ele já está em vigor faz tempo), com horário de verão! Os horários dos jogos não serem alterados, sendo realocados de acordo com a condição climática do país, é uma atitude tão maléfica e danosa a saúde do ser humano quanto qualquer outr problema que qualquer ONGzinha da vida combate. Pelo amor de Deus, como colocar 22 pessoas correndo feito loucas com sol a pino, em pleno Dezembro, às 16:00 da tarde (sem contar o horário de verão)? Isso se consiste, no mínimo, de uma tentativa de assassinato dos atletas. Não vou nem entrar no mérito de que a conseqüência desse fato, obviamente, é a queda na qualidade do espetáculo.

Toda Poderosa Rede Globo de Televisão: é SUA obrigação encaixar os horários dos jogos de forma humana, tanto para atletas quanto torcedores. Se algum jogar do Bota ou do Timão morresse desidratado, de quem seria a culpa? De quem os obriga a jogar nesse horário absurdo, eu presumo?

Esse fato me levou a outro, que ocorreu comigo em Setembro. O Santos foi jogar do Pacaembu contra o Cruzeiro, pela Sul-Americana. O horário dos jogos nas quartas a noite costuma ser às 21:45. Por conta do horário político, que se iniciara naquela semana, estava marcado para as 22:00. Começou às 22:15 (cortar um pedaço da novela? Jamais!). Resultado: o jogo acabou era mais de meia noite. Ou seja, a estação Clínicas do Metrô estava fechada. Os quase 300 torcedores que ali estavam se revoltaram e tentaram, então, parar os ônibus que passavam na Dr. Arnaldo, com paus e pedras. Obviamente, atitude totalmente errada. Mas como controlar a fúria de uma multidão por causa de um horário irracional de uma simples partida de futebol? De quem é a culpa, quem é mais irracional: quem coloca o jogo num horário obsceno, ou quem não tem mais transporte adequado e rápido para voltar para casa?

Rede Globo, no meio de Janeiro, começarão os campeonatos estaduais. Não dá para colocar um jogo em Bauru ou Marilia às 16:00, com times que mal estão voltando das férias. Seria indecente. Portanto, em vez de se preocupar em não perder o Paulistão para a Record, preocupe-se com o horário dos espetáculos que você exibe, como eles afetam jogadores, clubes, imprensa e torcedores. Talvez eles não tenham voz ativa numa mesa de negociação, mas a massa pode desprestigiar um campeonato conforme a qualidade do produto lhe for fornecido.

E aí, Toda Poderosa, se segure. A voz do povo é a voz de Deus.

Thiago Reimão - Correspondente em São Paulo, Brasil

publicado por Reimão
Comentários a "Jogos às 16:00 e às 22:00: ruim para os jogadores. Ruim para os torcedores."
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia