Fechar PFTV
Publicidade
Bola na Rede...Por Tiago Pinto

A dança dos avançados!


Enquanto joguei futebol federado (dos 13 aos 17) sempre adorei a posição de ponta de lança. Nem sempre lá joguei porque os meus treinadores eram cegos e diziam que eu tinha talento a mais para jogar apenas na área e lá tinha que ser o 10 da equipa. Ser ponta de lança é estar sempre no fio da navalha, um pouco como os guarda-redes. Não há meio-termo: se marcas és o maior, se não marcas és uma besta. Vive-se num mundo de exageros, quando se tem sucesso passeia-se num mundo irreal onde tudo é felicidade, quando se tem insucesso passasse os dias deprimidos a perguntar: mas porque é que ela não entrou? Há quem lide mal com ambas as situações e são muitos os jogadores que se passam da cabeça quando as coisas correm mal, mas eles não sabiam o que estavam a escolher quando quiseram ser ponta de lança? Ser ponta de lança é mesmo assim!


Na minha humilde carreira (mesmo muito humilde) marquei mais 50 golos e lembro-me de todos (como o Schevchenko), mas lembro-me ainda melhor dos enormes falhanços, daquele penalti defendido, daquela cabeçada à trave com a baliza toda aberta…Não há outra forma de ser ponta de lança. Ainda hoje olho sempre com atenção redobrada para os homens da frente, os que fazem golos (ou não). Se eu vivi enquanto miúdo e amador aquele suplicio/êxtase imaginem como vivem os craques que têm de lidar com milhões (de espectadores, de responsabilidades, de euros, de exigências, de expectativas).


Tudo isto a propósito do carácter mutável das carreiras dos ponta de lança. Vejam os seguintes exemplos:


Fred e Benzema: enquanto Fred partia a loiça ao serviço do Lyon, Benzema aprendia com ele. Fred fartou-se de fazer golos, bonitos golos e golos muito úteis aos sucessos nacionais e internacionais do Lyon. Falou-se muito da possibilidade de ele sair para grandes clubes e num ápice tornou-se internacional Brasileiro fazendo parte da comitiva presente no Mundial 2006. Teve uma lesão grave, parou muito tempo e Benzema aparece a facturar como um louco (parece ter aprendido a lição) tornando-se alvo de atenção mundial. Fred está de saída do Lyon e Benzema é o titular indiscutível…


Santa Cruz e Benni McCarthy: Benni sempre foi um dos meus preferidos, um finalizador admirável, com um remate portentoso e um sentido de oportunidade único. Marcou muitos golos ao serviço do Porto e tornou-se numa das revelações do futebol inglês na época passada ao apontar 24 golos pelos Rovers. Mourinho queria levá-lo para o Chelsea mas o Blackburn pediu dinheiro a mais. Enquanto isso santa Cruz, apesar das suas qualidades, estava encostado no Bayern; não jogava e não marcava. Meses depois Benni está em conflito com o seu treinador e sempre que Hughes entra em campo com apenas um ponta de lança o escolhido é Santa Cruz. O jogador paraguaio já apontou 13 golos esta época e Benni apenas 5…


Klasnic e Hugo Almeida: o jovem jogador português nunca tinha conseguido chegar aos 10 golos numa época enquanto profissional de futebol. Tinha potencial físico e técnico mas em Portugal não conseguiu responder às expectativas. Enquanto isso o croata Klasnic começava a tornar-se um caso sério na Bundesliga fazendo golos atrás de golos e tornando-se presença assídua na selecção do seu país. Quando Hugo Almeida chega a Bremen tem a missão de olhar para Klasnic como uma referência. Infelizmente o croata teve um grave problema de saúde e ficou afastado muito tempo dos relvados, Hugo Almeida cresceu, aprendeu e começou a marcar golos em catadupa. Esta época fez 7 golos em 13 jogos e o regressado Klasnic vai ter de se penar para lhe roubar o lugar que já foi seu.


Forlan e Mista: enquanto Forlan dava cabo da paciência aos adeptos do United (e eles não são nada dessas coisas) afirmando-se mais como um erro de casting do que como um potencial grande jogador, Mista estava em grande ao serviço do Valência. Na época 2003/04 foi o melhor marcador da equipa, um dos melhores do campeonato Espanhol e ajudou (com um golo na final) a vencer a Taça Uefa frente ao Marselha. Num ápice tornou-se num dos ponta de lança mais badalados da Europa. Nessa mesma temporada Diego Forlan apenas marcou 4 golos pelo United. Hoje estão os dois em Madrid (no Atlético) e quem não conhecer as suas histórias não hesitará em chamar “empregado” a Mista, se comparado com o titularíssimo Forlan. Actualmente o uruguaio leva 6 golos na Liga e Mista ainda nem molhou a sopa, ambos fizeram um golo na Taça do Rei mas Forlan leva 5 na Taça Uefa e Mista nem um…


Estes são exemplos que confirmam a minha teoria de que os ponta de lança vivem no limiar entre a glória e a depressão, quase não existe meio-termo. Se marcam jogam e são mundialmente reconhecidos, se não marcam são relegados para o banco e deixam de fazer parte do nosso imaginário.


Aguero, Tevez, Rooney, Adebayour, Torres e Huntelaar são alguns dos marcadores de serviço do momento mas pouco lhes garante que o sejam até ao final da sua carreira…


Tiago Pinto



P.S: Durante anos a fio sonhei fazer parte deste lote dos magníficos e – até que enfim – consegui…

Etiquetas:

publicado por Tiago Pinto
Planet Futsal - Benfica Perde, Sporting Segue
E logo á 2ª eliminatória da Taça de Portugal o vencedor do ano passado, o Benfica, foi eliminado pela formação do Sporting. Num jogo muito bom, no pavilhão Açoreana Seguros no estádio da Luz, o Sporting acabou por vencer, apesar de ter sido dominado na maior parte do encontro. Mas o ditado assim o diz "Quem não marca, Sofre" e foi o que aconteceu ontem á tarde na Luz. O Belenenses e o Freixieiro também venceram os respectivos encontros. Vejamos então os resultados completos:

12 de Dezembro (Já realizado): Ass. Rec Amarense 2-5 Fontainhas

28 de Dezembro (Hoje): Freixieiro 10-4 Juvenorte

29 de Dezembro:

  • Gr. Desp. Boticas 5-4 Junqueira F. C.

  • SantaLuzia 2-3 Casa do Benfica de Barcelos

  • Alpendorada 4-5 Ass. Desp. Fundão

  • F. C. Piratas Creixomil 1-3 Ins.t D Joao V

  • Arca Antas 6-4 Casa do Benfica de Paredes

  • Gr. Desp. Lameirinhas 7-8 Boavista F. C (G.P.)

  • Clube Acad. Vila Real 7-5 Amanha Da Criança

  • S. C. Beira-Mar 4-3 Un. Desp. Cernache

  • Mogadouro 5-6 UTAD (G.P)

  • Merelinense F. C. 11-10 Rio Ave F. C. (G.P.)

  • Sport Ereira e Benfica 4-3 C. Desp. Os Patos

  • Covão Lobo 7-6 Miramar Futsal Clube

  • Lamas Futsal 2-3 Clube Nogueirense

  • Torpedos 5-4 Onze Unidos

  • Ass. Do Arnal 4-2 Sacavenense

  • Sonâmbulos F. C. 1-2 Ass. Acad. Univ. Algarve (Prolong.)

  • Sport Lisboa e Benfica 0-2 Sporting C. Port.

  • Grupo Desportivo Fabril 6-7 Odivelas F. C.

  • Vitoria Olivais 5-4 Sporting C. Vila Verde

  • Ass. Moinho Juventude 5-3 Ismailitas (G.P.)

  • Nucleo Sportinguista Tires 3-1 Atletico C. Port.

  • Nucleo Sportinguista De Leiria 3-7 C. F. Sassoeiros

  • C. Desp. Nacional 6-7 Portela

  • Sport Lisboa e Olivais 8-0 Externato Benedita

  • C. F Os Belenenses 6-3 Vitoria F. C.

30 de Dezembro (Hoje):

  • Balsa Nova -18:30- Fundação Jorge Antunes

  • Viseu Futsal 2001 -16:00- Modicus - Sandim

Nos jogos mais importantes da jornada, vou dar destaque ao jogo entre Benfica e Sporting. O Benfica entrou neste jogo com a esperança de vingar a derrota de á 7 dias atrás frente á equipa leonina para o campeonato. O Sporting vinha para a Luz com uma estratégia mais defensiva e a pensar no contra-ataque.

Dados do Jogo:
Benfica - Zé Carlos, Ricardinho, Arnaldo, Zé Maria e Pedro Costa
Jogaram ainda - Gonçalo Alves e Sidnei.
Treinador - Nélito.

Sporting - João Benedito, Nenê, Alex, Bibi e David
Jogaram ainda - Zézito e Café
Treinador - Paulo Fernandes

Árbitros - Pedro Paraty e Abilio Bessa

A primeira parte do jogo não teve grande história. O Benfica dominou por completo e teve as melhores oportunidades, como por exemplo as de Gonçalo Alves e Ricardinho que isolados na cara de João Benedito, mandaram a bola ao poste da baliza defendida pelo gurda-redes leonino. Para além destas oportunidades, o Benfica teve mais alguns remates muito bons, só parados pela destreza do fantástico João Benedito, que ontem demonstrou ser talvez, o melhor guarda-redes nacional. Assim se passou a primeira parte, um sofoco para os leões que para o confirmar fizeram apenas 2 remates.

Na segunda parte, o Sporting entrou melhor e conseguiu aproximar-se mais vezes da baliza encarnada, apesar de estes continuaram a dominar. O Benfica, continuava insessantemente a provocar ocasiões de golo, mas sempre paradas por um enorme João Benedito, que defendeu tudo o que havia para defender. O primeiro golo do Sporting acabou por surgir numa desatenção defensiva do Benfica, em que Café, sem marcação, consegue marcar após passe de Zezito. Com a desvantagem no marcador, os encarnados pressionaram ainda mais e recorreram mesmo ao 5 para 4 com Zé Maria a Guarda-Redes avançado a 3 minutos do fim. Acabou por não sortir o efeito esperado, pois num passe fantástico de Benedito, Alex pára de peito e consegue fazer a bola entrar nas redes da baliza de Zé Carlos, acabado de entrar para o lugar de Zé Maria.

O Benfica mostrou sempre uma atitude lutadora, mas nunca conseguiu congretizar. Ainda houve tempo para o Sporting ultrapassar as 5 faltas, mas Ricardinho acabou por falhar o livre de 10 metros a 20 segundos do fim.

Acabou por ser o Sporting um justo vencedor, pois marcou mais golos do que o adversário, apesar de não ter dominado a partida. Mais um grande espectáculo de Futsal.


Noutros jogos importantes da jornada, o Belenenses bateu o Vitória de Setúbal por 6-3, seguindo assim em frente na competição enquanto que o Freixieiro ganhou na passada Sexta-Feira á JuveNorte por 10-4

De destacar também as vitórias sofridas de UTAD e Boavista, que só venceram os seus jogos nas grandes penalidades, a derrota do Alpendorada em casa, frente ao Fundão, e a derrota do Vila Verde frente ao Vitória Olivais, também algo surpreendente.

    publicado por Bruno Barros
    Liga Inglesa: 20º. jornada
    20.ª JORNADA

    Birmingham-Fulham, 1-1
    (Larsson 55'; Bocanegra 8')

    Untitled from Xavi on Vimeo.

    Chelsea-Newcastle, 2-1
    (Essien 29', Kalou 87'; Butt 56')


    Portsmouth-Middlesbrough, 0-1
    (Tuncay 20')

    Untitled from Xavi on Vimeo.

    Sunderland-Bolton, 3-1
    (Richardson 13', Jones 32', Murphy 90'; Diouf 41')

    Untitled from Xavi on Vimeo.

    Tottenham-Reading, 6-4
    (Berbatov 7', 63', 73', 83', Malbranque 76', Defoe 79' g.p.; Cissé, Ingimarsson 53', Kitson 69', 74')

    Untitled from Xavi on Vimeo.

    West Ham-Manchester United, 2-1
    Ferdinand 77', Upson 82'; Ronaldo 14')


    Wigan-Aston Villa, 1-2
    (Bramble 28'; Davies 55', Agbonlahor 70')

    Untitled from Xavi on Vimeo.

    Everton-Arsenal, 1-4
    (Cahill 19'; Eduardo 47', 58', Adebayor 79', Rosicky 90'+3)



    Derby County-Blackburn, domingo
    Manchester City-Liverpool, domingo
    publicado por _
    PF10 Debates




    Quem sairá vencedor do "Dérbi" Lisboeta desta tarde, entre Benfica e Sporting, para a Taça de Portugal em Futsal?
    publicado por Bruno Barros
    Planet Futsal - Emoções da Taça
    O Planet Futsal regressa hoje após uma pausa devido ao período natalício, que espero que tenha corrido bem a todos. Ainda na ressaca da última jornada do campeonato, em que tivemos um dérbi escaldante entre dois dos principais pretendentes ao título, o Benfica e o Sporting, temos já amanhã mais um Dérbi lisboeta, desta vez a contar para a taça. Águias e Leões, voltam assim a encontrar-se, no que promete ser uma "desforra" do jogo do campeonato ganho pela turma de Alvalade por 4-0.
    Vejamos então os encontros a disputar:

    12 de Dezembro (Já realizado): Ass. Rec Amarense 2-5 Fontainhas

    28 de Dezembro (Hoje): Freixieiro -21:00- Juvenorte

    29 de Dezembro:
    • Gr. Desp. Boticas -16:00- Junqueira F. C.

    • SantaLuzia - 16:00- Casa do Benfica de Barcelos

    • Alpendorada -16:00- Ass. Desp. Fundão

    • F. C. Piratas Creixomil -18:00- Ins.t D Joao V

    • Arca Antas -16:00- Casa do Benfica de Paredes

    • Gr. Desp. Lameirinhas -16:00- Boavista F. C

    • Clube Acad. Vila Real -16:00- Amanha Da Criança

    • S. C. Beira-Mar -18:30- Un. Desp. Cernache

    • Mogadouro -16:00- UTAD

    • Merelinense F. C. -17:30- Rio Ave F. C.

    • Sport Ereira e Benfica -18:00- C. Desp. Os Patos

    • Covão Lobo -18:00- Miramar Futsal Clube

    • Lamas Futsal -16:00- Clube Nogueirense

    • Torpedos -16:00- Onze Unidos

    • Ass. Do Arnal -16:00- Sacavenense

    • Sonâmbulos F. C. -17:00- Ass. Acad. Univ. Algarve

    • Sport Lisboa e Benfica -15:25- Sporting C. Port.

    • Grupo Desportivo Fabril -17:15- Odivelas F. C.

    • Vitoria Olivais -18:00- Sporting C. Vila Verde

    • Ass. Moinho Juventude -16:00- Ismailitas

    • Nucleo Sportinguista Tires -18:00- Atletico C. Port.

    • Nucleo Sportinguista De Leiria -16:00- C. F. Sassoeiros

    • C. Desp. Nacional -16:00- Portela

    • Sport Lisboa e Olivais -18:00- Externato Benedita

    • C. F Os Belenenses -18:00- Vitoria F. C.

    30 de Dezembro:
    • Balsa Nova -18:30- Fundação Jorge Antunes

    • Viseu Futsal 2001 -16:00- Modicus - Sandim

    Nos encontros respectivos a clubes da primeira divisão, o destaque vai para o "Dérbi" lisboeta entre Benfica e Sporting. Após se terem defrontado no Sábado passado para o campeonato, a sorte do sorteio ditou que Águias e Leões se voltariam a encontrar uma semana depois, desta vez para a Taça de Portugal.

    No Sábado passado no pavilhão Paz e Amizade o Sporting levou a melhor, mas o Benfica está esprançado em fazer um resultado diferente hoje como afirma Nelito, Treinador Adjunto do Benfica: "O outro jogo era mais importante para o Sporting do que para o Benfica pela posição na tabela. Este jogo agora é a eliminar por isso preparámo-nos de uma maneira diferente". Também Ricardinho reforçou as palavras do seu técnico: "É um jogo diferente em queremos ficar felizes no final. Gostava que houvesse jogos assim todos os fins-de-semana, seria bom para a modalidade".

    Já o treinador do Sporting Paulo Fernandes mostrou-se confiante numa nova vitória da turma leonina: "Espero que seja um excelente espectáculo e quero sair da Luz mais contente que o adversário. Acredito que vai ser um jogo de intensidade máxima como têm sido todos os Benfica-Sporting". João Benedito, também na conferência de imprensa do lado do Sporting afirmou que não está preocupado com a reacção do público da Luz, após o lance com Arnaldo: "Esse lances acontecem mas felizmente o Arnaldo está bem e já lhe pedi desculpa".

    Fica assim antevista uma das partidas mais importantes da época do Futsal Português. A não perder! Podem visionar o jogo em directo ou no Pavilhão da Luz (bilhetes á venda) ou na SIC.

    O Belenenses uma das surpresas do campeonato, vai receber o Vitória de Setúbal no Pavilhão Acácio Rosa no Restelo. Prevê-se um encontro relativamente fácil para a equipa de Belém que tem estado imparável no campeonato. Mas já se sabe, a taça tem sempre muitas surpresas.

    O Freixieiro, outro dos grandes candidatos ao título defronta esta noite a Juvenorte, numa partida sempre difícil, mas com favoritismo a ir todo para o lado do Freixieiro.

    Salientar ainda as partidas entre clubes da primeira divisão: O Sporting desloca-se ao Pavilhão da Luz para enfrentar o Benfica e o Alpendorada recebe o Fundão;

    publicado por Bruno Barros
    Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite
    Bom dia estimados leitores! As novidades nos grandes de Lisboa continuam a marcar a actualidade futebolística. Será por isso que o FC Porto anda tão descansado da vida? A agitação que se vive nos Grandes tem muito a ver com o que sai diariamente na imprensa. Ora basta seguirmos uma linha lógica de raciocínio para entendermos que, salvo algumas excepções, os jornalistas limitam-se a fazer o seu trabalho que é procurar informação. Esses "tesouros" que vendem jornais diariamente têm sempre um fundo, mais ou menos credível, mas que provêm, regra geral, das mesmas fontes que estão dentro dos clubes.

    Nesse aspecto em particular, mas poderia citar tantos outros, o FC Porto continua a dar uma verdadeira "goleada" aos seus rivais. É conhecida a blindagem do balneário, e não só, do FC Porto desde que Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu a presidência do clube. Além de outros factores determinantes para o sucesso este que referi acima parece-me nuclear.

    Os jornais desta sexta-feira destacam situações menos agradáveis ocorridas no Sporting e no Benfica. Nos leões suscitam-se dúvidas sobre o dia exacto de regresso do avançado Liedson, que já tem feito das suas, que continua a ser um atleta para quem a disciplina é uma palavra por vezes é esquecida.

    O Benfica regressou ontem aos trabalhos e Léo, como grande profissional que é, acatou -tristemente- as ordens da SAD e apresentou-se. Ontem já reprovei grandemente a posição ridícula da SAD do Benfica - que mais parece estar a provocar condições para que exista uma divergência total no que toca às negociações de renovação- relativamente à delicada situação de Léo. Recorde-se que o pai do jogador foi submetido a uma delicadíssima intervenção cirúrgica coronária e que, tendo em conta o estado grave em que a mãe também se encontra, o jogador solicitou à Benfica SAD a dispensa dos treinos por mais alguns dias. Solicitação à qual o Benfica respondeu com um claro NÃO!

    Léo marcou presença, mas chegou "destroçado" a Lisboa, como é, aliás, mais do que compreensível. Pergunto eu: Quem não ficaria? O defesa esquerdo brasileiro, com a elegância a que nos habituou, não criticou a actuação do Benfica referindo «não tenho nada para falar sobre isso». No entanto, após alguma insistência dos jornalistas presentes soltou em jeito de desabafo: «Sou profissional e tenho que fazer o que a equipa determinar. Como posso estar satisfeito com o meu pai assim?».

    Eu faço mais uma pergunta. O que ganha o Benfica com esta atitude lamentável? Resposta: Transforma um profissional exemplar a todos os níveis num atleta magoado, triste e sem motivação para exercer a sua profissão. Situação que poderia ser amenizada caso o Benfica soubesse gerir recursos humanos e entendesse que só teria a ganhar se não só compreendesse como ajudasse o seu activo a superar esta situação difícil.

    O clube da Luz só joga no dia 6 de Janeiro, Léo não é um jogador que ganhe peso com facilidade, pelo que com um programa de treino diário no Brasil o atleta chegaria à Luz em condições mais do que razoáveis de regressar à competição. Pegando até, mais uma vez, no exemplo de profissionalismo que Léo representa em si mesmo.

    Costuma dizer-se que é "Pior a emenda que o soneto". É desta forma que classifico as declarações de José António Camacho que apontam para uma conversa com Léo no sentido de averiguar a gravidade da situação, podendo ponderar a dispensa do jogador. Esta é uma posição, mais uma vez, estranha -não querendo culpar Camacho, visto não saber se ele foi informado do sucedido, correctamente, durante as férias- porque a partir do momento em que o Benfica toma conhecimento desta situação o procedimento natural seria comunicar ao treinador para que este desse um parecer. A gravidade da situação não irá ser descortinada por Camacho de forma mágica com a presença de Léo. Poderia ter sido tudo resolvido por telefone, o defesa poderia ter ficado ao lado do seu pai num momento tão difícil e ter-se-ia poupado o desgaste da viagem e a crescente desmotivação do jogador. Mas, supostamente eles é que percebem disto não é? Nota-se...

    Ainda no Benfica, falemos agora de Katsouranis ele que foi uma das bandeiras de Fernando Santos para o Benfica 2006/07. O grego foi um dos esteios da equipa, então orientada pelo técnico português. Katsouranis é trinco, é central, é médio direito e é goleador. Já fez de tudo no Benfica. Na minha opinião é um jogador fantástico, perfeito em termos tácticos e com características raras, mas isso não é tudo. Desde que Luís Filipe Vieira demitiu Fernando Santos, o rendimento de Katsouranis veio por aí abaixo...o grego não mais parece o mesmo, talvez sentindo-se mais desamparado no plantel. É preciso não esquecer que o colega e amigo Karagounis também já partiu e que só Fernando Santos falava grego no plantel.

    No regresso aos trabalhos, ontem, o insólito aconteceu. Léo estava, Rui Costa estava...todos estavam -exceptuando os dispensados- à excepção de ... precisamente Kostas Katsouranis! Alto lá! Terão pensado os adeptos encarnados! Estará no ginásio? Puro engano. Katsouranis faltou ao treino sem justificação plausível, aparente, e segundo as informações que correm na Grécia, o médio, à semelhança de Liedson no Sporting, teria pedido alargamento dos período de férias, pedido que o Benfica recusara. A falta de comparência do jogador terá causado um enorme mau estar no seio da administração da SAD, mas também, e muito, no plantel. Muito pela situação de Léo, precisamente, que apesar do problema gravíssimo familiar que atravessa, acatou, contrariado, as ordens da SAD e apresentou-se aos trabalhos.

    Na minha opinião os casos recorrentes de "faltas de comparência" não são mais do que consequência da rédea larga que é dada aos futebolistas dos Grandes de Lisboa. Veja-se o exemplo do FC Porto. Aparentemente, tudo certinho. Nada a dizer... é o clube que venceu 13 ligas em 20 anos. É actualmente bi-campeão nacional. Foi há três anos Campeão Europeu e vencedor da Taça Intercontinental. Mais palavras para quê? Os dirigentes continuam a não perceber onde estão os reais problemas dos seus clubes e não é só a gastar milhões que se conseguem criar grupos coesos e vencedores!

    foto: sportugal.pt (Katsouranis)

    Etiquetas:

    publicado por Bruno Leite
    IMPRENSA DESPORTIVA NACIONAL

    Etiquetas:

    publicado por Bruno Leite
    Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite

    Antes de mais, espero que todos tenham passado um Feliz e Santo Natal na companhia das vossas famílias porque não obstante todos amarmos o fenómeno do futebol de facto há coisas mais importantes na vida.

    Regressando ao nosso "vício" saudável da discussão das temáticas prementes da actualidade futebolistica nacional, vou falar-vos hoje de alguns dos assuntos de maior destaque. A birra de Liedson - já não há quem o ature -, o comportamento criticável do Benfica relativamente a Léo e a novela Soldado-Benfica-Real Madrid (Já chega não?)

    Comecemos então exactamente pelo início. «Liedson Resolve», não lhe é indiferente, pois não? Se já foi a um estádio de futebol, assistir a algum jogo do Sporting, ou se é um telespectador atento, já terá notado que esta faixa é erguida com todo o orgulho pelos adeptos do clube de Alvalade. No entanto, Liedson tem tanto de grande jogador como de carácter fraco e continua a pregar das suas aos dirigentes e, consequentemente, aos adeptos do seu clube. Desta feita, o "levezinho" achou que as férias eram curtas -talvez ainda a regozijar-se por aquela "magnífica" paragem ocorrido no mês de Dezembro do ano transacto- e terá pedido um prolongamento do período em questão. Pedido esse que lhe terá sido negado pelo técnico Paulo Bento.

    Esse mesmo facto, parece ter motivado Liedson, numa espécie de birra, a conceder uma entrevista polémica ao Jornal de Notícias, publicada ontem. Na referida publicação, o goleador leonino tece novas e intrigantes considerações sobre o recente castigo de que foi alvo por parte de Paulo Bento, antes do encontro da IV eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Louletano, por se ter mostrado indisponível para ensaiar grandes penalidades num treino. "Se é ser indisciplinado dizer que não vou bater um penálti, porque deixei de os marcar nos jogos, ou isto aqui é uma ditadura ou é um quartel-general."

    Na mesma entrevista, Liedson deixou no "ar" a possibilidade de sair, num futuro próximo, do Sporting, facto que espanta o empresário Gilmar Veloz. Será que espanta mesmo? Dificilmente o empresário não saberá o que vai na cabeça do atacante brasileiro. Uma coisa é certa, Liedson que tantas vezes foi solução...parece estar a tornar-se um problema. Para quem já se tenha esquecido, há três anos o avançado regressou tardiamente das férias de Natal, sem justificação. A rever...

    Mudemos agulhas para o rival da segunda circular, o Benfica. Depois de não se conhecerem grandes novidades relativamente ao processo de renovação do lateral brasileiro Léo, o clube da Luz protagonizou mais um triste episódio para com o exemplar profissional brasileiro. Como é público e sabido, a mãe e o pai de Léo têm tido graves problemas de saúde nos últimos meses. No início da temporada, o "maradoninha", que sempre manifestou intenção de ficar no clube da Luz, solicitou à direcção da SAD que lhe permitisse regressar uns dias mais tarde, precisamente devido ao gravíssimo estado de saúde da sua mãe. O Benfica, ao invés do que já havia feito anteriormente, não permitiu.

    Como entenderão está é uma situação que nada tem a ver com a de Liedson e a meu ver é incompreensível que o Benfica não "ajude" mais o atleta a superar esta dificuldade. Como é óbvio nos primeiros tempos Léo não tinha a cabeça no Benfica, simplesmente porque é humanamente impossível, não estando minimamente beliscado o profissionalismo do jogador.

    Agora, volvidos quatro meses da anterior "infelicidade", o pai de Léo irá hoje ser submetido a uma delicada intervenção cirúrgica coronária. O jogador pediu novamente à SAD dispensa por mais alguns dias, mas apesar da situação, a SAD do Benfica achou por bem não ceder às pretensões do atleta, não olhando ao facto do Benfica regressar aos jogos apenas a 6 de Janeiro.

    Pergunto eu...se fossem vocês no lugar do Léo o que pensariam ou qual seria o snetimento que uma posição destas lhes despertaria? Não há nada mais justo para avaliar uma situação do que colocarmo-nos na posição da pessoa em causa. Na minha opinião é uma verdadeira canalhice, mas como Léo é um profissional estupendo (até por isso deveria ser valorizado) irá regressar ao trabalho, cumprindo o seu contrato, como já referiu. Triste, muito triste Benfica!

    De tristeza em tristeza, viremos agulhas para mais uma novela "encarnada". Roberto Soldado é o nome do momento, depois de César Delgado, Omar Bravo, Chevanton e Fred. Ufa que até cansa...depois do "namoro" de verão, altura em que o Benfica ofereceu 12 milhões pela compra do passe do internacional espanhol, reacende-se a chama. Quem parece não gostar muito de relações calorosas é o director desportivo do Real Madrid, Pedrag Mijatovic, que já veio publicamente afirmar que Soldado não sairá do clube merengue. Ou seja, lá se poderá juntar mais um ex-futuro jogador do Benfica à extensa lista dos últimos anos.

    O que é certo é que fala-se muito, mas certezas não há. Soldado, Fred, Chevanton, Omar Bravo e César Delgado eram os candidatos que já deixaram de o ser, ao que tudo indica. E assim continua o Benfica, um verdadeiro marasmo...

    foto: Será Liedson ainda tão amado pelos sportinguistas?

    Etiquetas:

    publicado por Bruno Leite
    Imprensa Desportiva Nacional

    Etiquetas:

    publicado por Bruno Leite
    O PLANET FOOTBALL 10 DESEJA UM FELIZ NATAL A TODOS OS LEITORES E COLABORADORES

    O Planet Football 10 deseja um Feliz Natal a todos os seus leitores e colaboradores. Que o sentimento de amor, alegria e partilha nos una, nem que seja uma vez por ano, embora todos saibamos que a solidariedade deveria celebrar-se diariamente. O nosso blog não se esquece, nem deixa passar em claro esta quadra natalícia e portanto endereça os votos reforçados: FELIZ NATAL 2007!

    Etiquetas: ,

    publicado por Bruno Leite
    Trio-maravilha...por Filipe Falardo

    Porto dá prenda de Natal a Sporting e Benfica

    Na última jornada do ano 2007, o Porto sofre a primeira derrota para o campeonato e reduz para sete os pontos de avanço ao Benfica. Na Madeira, os campeões nacionais sentiram a falta de Quaresma e Tarik e fizeram uma exibição pobre. O Nacional, por seu lado, acreditou que era possível chegar à vitória e acabou por fazê-lo de forma justa. Em Janeiro há mais e veremos que consequências é que esta derrota portista trás para 2008.

    No estádio da Luz, o Benfica venceu por três bolas a zero o Estrela da Amadora que após sofrer o primeiro golo resolveu arriscar. Tal feito permitiu contra-ataques mostíferos para os encarnados que ampliaram a vantagem. A vitória do Benfica é justa embora por números exagerados mas o
    futebol é mesmo isto..o que conta é a eficácia. O Benfica continua assim no segundo lugar com o Porto no horizonte.

    Jogo de nervos em Alvalade. O Sporting estava obrigado a vencer para não desperdiçar pontos mas o jogo começou mal com um golo do Paços de Ferreira. Contudo, a equipa leonina reagiu bem e o "todo-o-terreno" Vukcevic fez o golo do empate. No entanto, a vitória do Sporting chegou de penalty com o guarda-redes pacence a ser expulso após derrubar Vukcevic. Como se sabe as grandes penalidades para os sportinguistas são bichos-de-sete-cabeças mas Romagnoli conseguiu marcar e dar os três pontos tão suados à sua equipa.

    Filipe Falardo - Jogador do CD Fátima, emprestado pela União de Leiria

    Etiquetas: ,

    publicado por Bruno Leite
    Outros Planetas:NBA - O melhor da NBA em 2007
    Calma, não vos vou fazer perder tempo a ler mais uma crónica extensa sobre a NBA [por muito que nós gostemos, existem passatempos mais interessantes para fazer nesta época festiva], embora queira que fiquem contentes, satisfeitos e alegres [ou não fosse esse o verdadeiro espirito natalício] com os melhores momentos de 2007 na NBA.

    Foi mais um ano repleto de excelentes jogos, excelentes surpresas, excelentes jogadores e acima de tudo, um simples factor que se tem mantido sempre neste desporto; foi mais um ano repleto daquilo a que eu chamo um "verdadeiro espectáculo".

    Uns dizem que não gostam, outros dizem que já não é a mesma coisa sem Jordan mas o que é certo, é que no final de cada ano muitas são as pessoas que voltam atrás na sua decisão e activam novamente a paixão por este desporto. É um pouco esse o meu papel neste blog, tento comentar a NBA com alegria e algum humor para não tornar este espaço monótomo e secante. Da minha parte, podem ter sempre a certeza de que apenas comento este desporto porque quero que hajam cada vez mais Portugueses interessados na NBA. Por enquanto continuamos a ser uma minoria, mas somos uma minoria inteligente, divertida e que, como não poderia deixar de ser, é amante do espectáculo.

    10 melhores desarmes de lançamento em 2007:




    10 melhores lançamentos exteriores...muito exteriores em 2007.



    10 melhores lançamentos decisivos em 2007



    10 melhores Alley Oops em 2007



    1o melhores asssistências em 2007



    10 melhores afundanços em 2007



    10 melhores lançamentos...esquisitos em 2007



    E para terminar com a nova época que já começou, só tenho uma pergunta "Are you ready?"



    Da minha parte, desejo um Feliz Natal a todos os leitores deste blog e a todos os seus elementos.

    Etiquetas:

    publicado por barbosa
    Planet Futsal - Resumo da Jornada
    Mais uma jornada, a última deste ano, no Campeonato nacional de Futsal, 1ª Divisão. Hoje vou analisar em profundidade o "Dérbi" Lisboeta entre Sporting e Benfica, o encontro entre Belenenses e a UTAD e o embate entre Boavista e Freixieiro.
    Os resultados da jornada são os seguintes:


    Destaque, como já referi, para o jogo entre Sporting e Benfica. As duas equipas estavam separadas por 5 pontos, sendo o Sporting a equipa mais atrasada.

    Na primeira parte, até ao incidente que vitimou Arnaldo, jogador do Benfica, o Sporting controlava o jogo a seu belo prazer, tendo mesmo criado várias boas ocasiões de perigo, com Deo em claro destaque. Após o momento da lesão do jogador encarnado, as águias entraram finalmente no jogo e até ao intervalo criaram as melhores ocasiões para marcar. Acabou por se verificar um nulo ao intervalo.Ainda tempo para Deo, o melhor do Sporting, ser expulso por protestos.

    Na segunda parte, mais do mesmo. O Benfica continuava dominante e poderia mesmo ter chegado ao golo. Até á altura em que Miguel Almeida, jogador do Benfica, foi expulso, por acumulação de amarelos. Foi aí o lance chave do jogo. A partir daqui, o Sporting soube e bem, aproveitar a superioridade numérica durante um minuto, para inaugurar o marcador com golo de Zézito. As águias bem tentaram reagir mas Benedito, apesar do lance da 1ª parte que o deixou em estado de choque, mostrou o bom guarda-redes que é, e sempre esteve á altura dos acontecimentos.

    Pouco depois o Benfica fez a sua 5ª falta, enquanto que o Sporting ia apenas na 1ª. Ao minuto 32, Alex aparece no jogo e com uma suberba jogada individual, leva consigo 3 jogadores do Benfica, que ficam a ver a bola passar para Nenê, na cara de Zé Carlos a fazer o 2-0. Na jogada seguinte os encarnados desconcentram-se completamente e Alex recupera a bola e faz mesmo o 3-0. As águias a 4 minutos do fim tentaram o 5 para 4, com Zé Maria a assumir a posição de Guarda-Redes, táctica que nada valeu, pois o Sporting acabou por marcar mais um golo, com Café a interceptar uma bola no meio-campo e a rematar para a baliza deserta.

    O Sporting acabou por ser um vencedor justo, por tudo o que fez durante o jogo, ficando o registo apenas do lance que vitimou Arnaldo, que foi transportado de maca para o hospital, mas já teve alta. Um grande espetáculo de Futsal!


    Nos outros jogos importantes, o Belenenses dominou o último classificado do campeonato, a UTAD por 4 bolas a 1. Salientar que os homens treinados por Alípio Matos têm 11 jogos, 11 vitórias e já sabem que vão acabar o ano como lideres. Uma primeira parte de campeonato notável para o Belém.


    O Freixieiro, outros dos clubes mais bem classificados no campeonato, ocupa a terceira posição, também encontrou muitas facilidades em bater a formação do Boavista por claros 2-6. Uma vitória importante da formação de Matosinhos, que segura assim o terceiro lugar na prova.


    A classificação ficou assim ordenada:


    Na classificação pouco ou nada se alterou, apenas a subida dos Olivais para o 5º lugar e a ascenção do Fundão ao 8º posto, após subir dois lugares.

    O Planet Futsal vai parar nos próximos dois dias, promentendo voltar na Quarta-Feira com toda a informação relativa ao campeonato Nacional.
    Um bom Natal a todos os visistantes do blog.
    publicado por Bruno Barros
    Premier League -18º. jornada


    18.ª JORNADA


    Aston Villa-Manchester City, 1-1
    (Carew 14'; Bianchi 11')
    Video

    Bolton-Birmingham, 3-0
    (Diouf 72' e Anelka 78' e 90'+4)
    Video

    Fulham-Wigan, 1-1
    (Dempsey 78'; Bent 70')
    Video

    Liverpool-Portsmouth, 4-1
    (Benayoun 13', Distin 17' p.b. e Torres 67' e 85')
    Video

    Middlesbrough-West Ham, 1-2
    (Wheater 39'; Ashton 44' e Parker 90')

    Reading-Sunderland, 2-1
    (Ingimarsson 69' e Hunt 90'; Chopra 82' g.p.)

    Arsenal-Tottenham, 2-1
    (Adebayor 48' e Bendtner 75; Berbatov 66')
    Video

    Manchester United-Everton, 2-1
    (Cristiano Ronaldo 22' e 88' g.p.; Cahill 27')
    Video

    Newcastle-Derby County, domingo
    Blackburn Rovers-Chelsea, domingo
    publicado por _
    La Liga: Barcelona vs Real- O maior clássico do mundo

    Por muitos é considerado o maior clássico do mundo desportivo. O dia 23 de Dezembro de 2007 ficará marcado para todos os amantes de futebol pelo dia em que Barcelona e Real Madrid se encontram mais uma vez. Vamos primeiro analisar as curiosidades sobre este mega-jogo que fez sonhar, chorar, sorrir, etc gerações ao longo dos últimos 70 anos (ano que se realizou o primeiro Real Madrid Barcelona)

    Curiosidades sobre este clássico:

    -Se o Real Madrid ganhar hoje, passará a ser a equipa que ganhou mais partidas em Camp Nou como visitante (18 vitórias)

    -O Barcelona está há 34 partidas sem perder em casa e há 51 partidas que aponta golos no seu terreno

    -O resultado, ao longo da história, que se tem sido mais frequente no clássico em Camp Nou tem sido o 2-1 em favor da equipa da casa

    -Schuster, treinador do Real Madrid, apenas ganhou um dos quatro jogos que teve contra Rijkaard .

    - Raúl já marcou 10 golos ao Barcelona ao longo da sua carreira

    -Já Etoo já marcou 7 golos ao Real Madrid

    - Destaque para Guti que é o jogador que mais "empatou" em Barcelona. Registe-se ainda que o internacional espanhol nunca ganhou em Cam Nou.

    - O holandês Nistelrooy tem 21 dos 33 golos que o Real marcou fora nestas ultimas duas temporadas

    -Barcelona: é a equipa que perde mais bolas em casa (512), é a equipa que faz mais centros (279) e é a equipa que mais remata (246)

    -Real Madrid: é a equipa que recupera mais bolas fora de casa (455), que ainda não concedeu golos de falta directa e é a equipa que não perde desde 99-00 em jogos arbitrados pelo arbitro deste encontro: Mejuto González

    Os encontros entre Real e Barcelona ficam e ficarão sempre marcados pela memória seja por fotos, pelos intervenientes ou simplesmente pelo prazer do jogo em si. Veja algumas fotos, videos e declarações sobre o maior clássico do mundo.




    A recepção a Figo que trocou o Barcelona por Madrid é um dos maiores exemplos da rivalidade dos conjuntoa

    Zamorano e Sanchís.

    Romário

    Christo Stoichkov e Míchel,
    Ronaldo e Ronaldinho

    Hierro, Pavon e Rivaldo
    Zidane e Rivaldo
    Raúl


    Nota: apenas postei algumas fotos. Ficaram muitas por postar como devem de notar.




    Videos:

    Antevisão do jogo
    Barça 5 - Madrid 0 uma goleada histórica
    Alguns jogos históricos

    Alguns intervenientes deste clássico falam sobre o jogo


    Nota: Pedimos desculpa por o último video não estar em condições

    E para si, este é o maior clássico do mundo ?
    publicado por _
    Imprensa Desportiva Nacional


    publicado por _
    Bwin Liga: Sporting vence Paços
    Apesar de ter sido o Paços a marcar primeiro por intermédio de Edson, os leões, através de Vukcevic e Romagnoli, conquistaram os 3 pontos esta noite em Alvalade.

    Estádio José Alvalade, em Lisboa

    Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)

    SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel, Gladstone (Marian Had, 86 m) e Ronny (Izmailov, 46 m); João Moutinho, Miguel Veloso, Romagnoli (Adrien Silva, 71 m) e Vukcevic; Liedson e Purovic.

    PAÇOS DE FERREIRA – Peçanha; Mangualde (Furtado, 87 m), Rovérsio, Tiago Valente e Chico Silva; Pedrinha, Filipe Anunciação e Dedé; Edson (Ricardinho, 80 m), Cristiano e Wesley (Pedro, 63 m).

    Ao intervalo: 1-1

    Golos: 0-1, Edson (9 m); 1-1, Vukcevic (17 m); 2-1, Romagnoli (63 m, de grande penalidade).

    Resultado final: 2-1

    Cartão amarelo a Ronny, Dedé, Pedrinha, Edson, Purovic e Miguel Veloso.

    Cartão vermelho ao guarda-redes Peçanha (62 m), por derrubar Vukcevic.

    publicado por _
    La Liga: 17º. jornada

    17.ª JORNADA

    Sevilha-Santander, 4-1
    (Kanoute 26', Chevanton 66', Navas 85' e Correira 90')
    video

    Almeria-Getafe, 0-2

    (Licht 37' e De la Red 85')
    video

    Saragoça-Valencia, 2-2
    (Diego Milito 18' g.p. e Mora 30' p.b.; Zigic 76' e Silva 82')
    video

    Atlético Madrid-Espanyol, domingo
    Levante-Deportivo, domingo
    Osasuna-Maiorca, domingo
    Valladolid-Bétis, domingo
    Villareal-Huelva, domingo
    Barcelona-Real Madrid, domingo
    Athletic Bilbao-Murcia, domingo
    publicado por _
    Serie A: 17º. jornada

    17.ª JORNADA

    Roma-Sampdoria, 2-0
    (Totti 18' g.p. e 90')
    video

    Génova-Parma, 1-0
    (Borriello 42' g.p.)

    Fiorentina-Cagliari, domingo
    Inter-AC Milan, domingo
    Juventus-Siena, domingo
    Livorno-Atalanta, domingo
    Nápoles-Torino, domingo
    Palermo-Lazio, domingo
    Reggina-Catania, domingo
    Udinese-Empoli, domingo
    publicado por _
    Planet Futsal - Sporting vence "Dérbi" por 4-0
    O Sporting venceu hoje, no pavilhão Paz e Amizade em Loures, a formação do Benfica por 4-0. Hoje deixo apenas a ficha de jogo, e as imagens de um lance arrepiante entre Arnaldo e João Benedito. Amanhã farei o rescaldo mais alargado, como é hábito, deste e de outros jogos do Campeonato Nacional de Futsal.

    Ficha de Jogo:

    Numa tarde de ânimos exaltados no Pavilhão Paz e Amizade, os "leões" entraram em campo com fúria de vencer e a pressionar muito o Benfica. A primeira parte ficou marcada por um incidente na sequência do qual Arnaldo saiu de campo imobilizado.

    Os "encarnados" não baixaram os braços e partiram para o ataque, na busca do golo. Antes do final da primeira parte, Deo viu o cartão vermelho.

    No segundo tempo, Miguel Almeida, que já tinha visto um cartão amarelo aos 12 minutos, acabou por ser expulso aos 34 minutos. No minuto seguinte, a passe de Café, Zézito marcou o primeiro golo da partida.

    Os encarnados tentavam ganhar espaço, mas das poucas vezes que chegaram perto da baliza, João Benedito defendeu.

    A oito minutos do final do jogo, Nenê encarou Zé Carlos e não vacilou, marcando o segundo para o clube de Alvalade. Foram precisos apenas mais 20 segundos para Nenê bisar.

    Com um Benfica já desconcentrado, Café dilatou o marcador, a dois minutos do final.

    Com esta vitória, o Sporting sobe ao terceiro lugar do campeonato, com 25 pontos. Já o Benfica permanece em segundo lugar, com 27 pontos.

    O Pavilhão Paz e Amizade teve lotação esgotada e o jogo ficou marcado pela intensidade própria de um dérbi.

    Sporting
    Treinador: Paulo Fernandes
    Cinco inicial: João Benedito; Néné; João Matos; Davi; Alex; Café
    Jogaram ainda: Zézito; Deo

    Benfica
    Treinador: Adíl Amarante
    Cinco inicial: Zé Carlos; Pedro Costa; Arnaldo; Zé Maria; Ricardinho Jogaram ainda: Gonçalo Alves; Rogério Vilela; Miguel Almeida; João Marçal; Sidnei

    Marcadores: 1 - 0, Zézito; 2 - 0, Nenê; 3 - 0; 4-0, Café;

    Aqui ficam as imagens do lance mais arrepiante de todo o encontro. Chegou-se a temer o pior em Loures.



    publicado por Bruno Barros
    L1: 19º. jornada

    19.ª JORNADA

    Nancy-Lyon, 1-1
    (Malonga 87'; Baros 80')
    video

    Caen-Estrasburgo, 2-0
    (Eluchans 40' e Hengbart 79' g.p.)
    video

    Auxerre-Monaco, 1-0
    (Traoré 68')
    video

    Lorient-Metz, 2-0
    (Saifi 57' e Marin 90')
    video

    Nice-Valenciennes, 1-0
    (Hellebuyck 44')
    video

    Marselha-Le Mans, 1-0
    (Niang 14')
    video

    Sochaux-Bordeus, 0-1
    (Jussiê 85')
    video

    Lens-Lille, domingo
    Toulouse-Rennes, domingo
    Saint-Etienne-Paris Saint-Germain, domigo
    publicado por _
    Premier League- | Jornada 18- Arsenal 2-1 Tottenham
    Para fechar o ano!

    Este será o último post do, aqui no PF10. Começo-o, então, por agradecer o convite que me foi endereçado, e na esperança de que os leitores tenham gostado daquilo (e da forma) como escrevo, garanto que tudo farei para prolongar esta participação até aos limites da disponibilidade, vontade e da paixão futebol.

    Quanto ao tema que escolhi para este último post é, como sempre nesta época do ano, o onze perfeito desta, quase, primeira volta. Sempre adorei pegar na caneta e papel e desenhar um esquema preenchido pelos jogadores com que mais me identifico. Não alvejo ser o onze dos onze's, estou certo de que não será consensual, mas é o meu, com os jogadores que mais me marcaram, surpreenderam e melhor futebol jogaram. Jogarei num 4-3-3 muito ofensivo (para os encaixar a todos) que daria água pela barba a qualquer equipa.

    Na baliza Quim! Como já escrevi algures por aqui, a escolha de um guarda-redes é profundamente pessoal e tem que ver com uma concepção de estabilidade e segurança que pode não ser entendida pelos outros. (A prova disso é que Ricardo continua a ser titular na selecção...) Quim tem feito um campeonato absolutamente extraordinário e só teve culpa num único golo sofrido (contra o Marítimo). Defesas espectaculares, uma segurança que se espraia pelos adeptos e uma tranquilidade que não via desde os tempos de Robert Enke. Para mim: o melhor Português e o melhor de Portugal!

    O defesa direito só poderia ser José Bosingwa.Como diz um amigo meu: "o poderio físico dele é tão forte que se dá ao luxo de errar para poder correr atrás e ainda remediar o erro". Muito bom a defender, rápido como uma gazela, bons cruzamentos: um máximo! Deixo uma menção honrosa para Abel porque também é um bom lateral direito e que fez uma excelente primeira volta. Na esquerda Léo! O pequeno "maradoninha" é demais, corre que se farta, raramente o Benfica sofre golos pela sua lateral e são muitas as vezes que os golos nascem da sua participação ofensiva. Tem um sentido posicional perfeito e uma vontade de jogar futebol que mais parece um rapaz de 18 anos. Nota também para Fucille que, quando chegou parecia mais destinado a ser um flop do que a ser o grande lateral que hoje é.

    No centro da defesa Katsouranis e Bruno Alves (comecei por colocar Polga e Geromel, contudo, tanto o Sporting como o Vitória sofreram muitos golos comparativamente com Porto e Benfica). Bruno Alves é inequívoco, pode não se gostar da sua impetuosidade (lembrar-me daquela entrada que fez ontem a Cleber até dá arrepios) mas tem sido um verdadeiro esteio defensivo. Katsouranis coloco-o aqui porque nunca poderia ficar de fora numa equipa minha. É um relógio suíço, nunca falha, não atrasa e não nos complica a vida. O Benfica passou as primeiras jornadas sem centrais e mesmo assim é a 2ª defesa menos batida, na minha opinião muito por culpa do fantástico jogador que Katsouranis.

    O trio de meio campo seria Lucho, Moutinho e Rui Costa! Ao falar de Lucho parece que uma pessoa esgota os adjectivos a tentar caracterizar o seu futebol. Perfeito no passe, implicado na luta, participativo nas dinâmicas ofensivas e concretizador sempre que é solicitado. Moutinho é um miúdo maravilha (este sim!) que corre como ninguém, que trabalha sempre em prol da equipa, que joga onde o treinador quiser e nunca, mesmo nunca, joga mal. Para mim é aquele jogador que eu (sendo treinador) escolheria sempre como primeira opção. Rui Costa é Rui Costa. Quando muitos duvidavam do seu valor, diziam que estava velho, aí está ele a manobrar todo o jogo do Benfica. Até em Belém (onde o Benfica, simplesmente, não jogou) Rui Costa fez aberturas espectaculares. Aqueles pés parecem ter olhos, incrível!

    Como extremos escolho Quaresma e Rodriguez. Este último por ter sido uma grande surpresa. O rapaz ataca e defende com a mesma vontade, tem uma técnica admirável (a bola parece nunca fugir do pé), cruza de uma forma perfeita, marca golos, é rápido, remata bem; um grande extremo esquerdo. Quaresma porque é o melhor jogador do campeonato (a seguir a Rui Costa). Há quem não goste do seu feitio, quem diga que faz sempre as mesmas fintas, mas isso é tudo dor de cotovelo. O cigano parte a loiça toda e são raros os golos dos Porto onde ele não esteja. Para além de fazer golos absolutamente fantásticos ainda está sempre nas assistências decisivas. Se há coisa que ficarei sem perceber nesta primeira volta são os assobios a Quaresma no Dragão. É por causa de mágicos como este que eu vou ao estádio.

    Na frente Lisandro Lopez. O jogador argentino revelou-se um ponta de lança mortífero. De cabeça, pé direito, pé esquerdo, de qualquer maneira ele mete-a lá dentro. Mais uma aposta certeira do Porto que soube preparar e esperar pelo bom rendimento de um jovem jogador e com muito potencial. Agora colhe os frutos e, ao que parece, a este ritmo não ficará por cá muito tempo. Menção honrosa para Cardozo porque adoro a sua forma de jogar e sei que não é fácil adaptar-se rapidamente ao futebol Europeu, a um clube como o Benfica (com adeptos impacientes) e, ainda por cima, sem férias. Estou certo de que será um grande ponta de lança.

    O treinador, mesmo que aqui não tenha qualquer jogador, seria Cajuda por tudo o que fez na época transacta e que tem feito esta temporada. Não acredito que o Vitória termine em 4º lugar (e mesmo em 5º...) mas que tem jogado um bom futebol ai isso tem.

    Bom Natal a todos, boas entradas e muito futebol! Tiago Pinto

    Etiquetas:

    publicado por Tiago Pinto
    BWIN LIGA: NACIONAL VENCE FC PORTO

    ...e à Jornada 14, o FC Porto encostou. O Nacional, a jogar na Choupana, venceu os Campeões Nacionais por 1-0 e ofereceu a 1ª derrota à equipa orientada por Jesualdo Ferreira.

    Estádio da Madeira, na Choupana (Funchal)

    Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)

    NACIONAL – Diego; Patacas, Cardozo, Felipe Lopes e Alonso; Ávalos, Cléber e Juliano; Lipatin (João Coimbra, 84 m), Juninho (José Vítor, 66 m) e Adriano (João Moreira, 55 m).

    FC PORTO – Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Raul Meireles (Leandro Lima, 66 m) e Mariano Gonzalez (Kazmierczak, 78 m); Hélder Postiga (Adriano, 60 m) e Lisandro Lopez.

    Ao intervalo: 0-0

    Golo: Lipatin (57 m)
    Resultado final: 1-0

    Cartão amarelo a Felipe Lopes, Cléber e Paulo Assunção.

    Cartão vermelho (segundo amarelo) a Felipe Lopes (87 m).


    Etiquetas: , ,

    publicado por João M Lopes
    Planet Futsal - Antevisão da Jornada e Notícias
    Bem-vindos á antevisão da 11ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal, a última neste ano de 2007 que está perto de chegar ao fim.
    Esperam-se encontros com Futsal Espetáculo, especialmente no "Dérbi" entre Benfica e Sporting. Aqui está o calendário da jornada:



    A destacar, o jogo Sporting - Benfica. O conjunto dos Leões vem de uma vitória dificil frente ao último classificado do campeonato, a UTAD por 2-0. O Benfica "cilindrou" a equipa do Boavista com 7 golos sem resposta.

    Penso que será um jogo muito interessante, entre duas das melhores equipas do campeonato. O Benfica tem feito um percurso mais regular que o Sporting, tendo falhado o objectivo de vitória em apenas um jogo, sendo aliás essa derrota, que o separa do primeiro classificado. As suas individualidadess podem sem dúvida decidir o jogo e tenho curiosidade em saber o que fará Ricardinho um dos melhores jogadores a actuar no nosso campeonato. O Benfica não pode contar com Bébé e André Lima parados á alguns meses devido a lesão.

    O Sporting por seu lado já teve três deslizes, um empate e duas derrotas, sendo neste momento o quarto classificado do campeonato, atrás do Freixieiro, Benfica e Belenenses. Tem um colectivo muito interessante que pode apagar as indiviadualidades das águias. A sua aposta é o jogo organizado que pode surtir frutos frente ás águias. O Sporting não poderá contar com Cristiano, guarda-redes leonino com um lesão no joelho direito e Evandro, lesionado já de longa data.

    Será um jogo que sem dúvida devemos acompanhar, aconselhando por isso a irem ao Pavilhão Paz e Amizade em Loures, ou assistir pela televisão através da Sic.


    O Belenenses por seu lado recebe o último classificado do campeonato, a UTAD. Após um jogo, de algum modo, moralizador, contra o Sporting a UTAD recebe o Belenenses actual líder do campeonato só com vitórias nos jogos realizados. Os homens orientados por Alípio Matos estão no pleno da sua forma e será difícil parar esta onda de vitórias, sendo por isso muito provável que somem mais uma.


    O Freixieiro tem uma deslocação curta á cidade do Porto para jogar frente ao Boavista. Deverá ser um bom jogo visto ser um dérbi do norte que é sempre emotivo e os jogadores tentam sempre mostrar as suas qualidades. De qualquer das formas penso que a vitória sorrirá á equipa do Freixieiro pela boa campanha que tem vindo a desenvolver.


    Notícias:

    • Chega Janeiro e começam a chegar contracções para os clubes da primeira divisão. O Vila Verde já começou a preparar a segunda metade do campeonato ao contractar Majó, jogador que estava sem clube desde o final da época passada. Este já conta com passagens pelo Benfica, Beleneneses e Fundação Jorge Antunes.

    • Jorginho, jogador do Nogueirense, emprestado no ínicio da época ao Santa Luzia (III divisão, série A) está de regresso ao clube de origem neste período de transferências. No sentido inverso, Rui Cunha e Lincon sairam da UTAD.

    Regressarei no Domingo com o rescaldo do dérbi e também com informações sobre os outros principais jogos da jornada.

    publicado por Bruno Barros
    PF10 DEBATES








    Concordam com a dispensa de Bergessio por parte da direcção do Benfica?
    Digam de vossa justiça...
    publicado por Unknown
    BENFICA: Bergessio dispensado

    Em declarações proferidas no Aeroporto de Lisboa, antes da partida para as férias de Natal, Gonzalo Bergessio confirmou aquilo que os adeptos encarnados já esperavam - DISPENSADO.


    O jogador faz um acto de contrição e afirma mesmo "o principal responsável sou eu, porque não rendo como pensava. Há que reconhecer quando se está bem e quando se está mal. Estou um pouco triste, mas é assim a vida de um jogador". No entanto, o argentino de 23 anos lamenta que o Benfica não tenha tido a paciência que o FC Porto teve para ver Lisandro Lopez vingar "o Lisandro Lopez esteve um ano sem jogar e uma adaptação difícil, mas o FC Porto actuou de outra forma e aí estão os frutos".


    Ainda assim, Bergessio confirmou que vai voltar a Lisboa após as férias, até porque tem "um contrato para cumprir".


    O PF10 quer ouvir (ler) a sua opinião, diga-nos de sua justiça...
    - Pensa que o Benfica deveria dar mais alguma oportunidade a Gonzalo Bergessio? - Será o argentino um jogador com capacidades para representar o Benfica?

    foto: kr.goal.com

    Etiquetas: ,

    publicado por João M Lopes
    FOTO DO DIA: TOCHA PARA AQUECER O AMBIENTE

    Golo do Benfica, NO NAME BOYS - Grupo de apoio à equipa encarnada, atira para o relvado uma tocha...

    foto: record.pt

    Etiquetas: ,

    publicado por João M Lopes
    TAÇA UEFA: 16 AVOS DE FINAL...
    Como sabe, Benfica, Sporting e Sp. Braga ficaram hoje a conhecer os seus adversários do próximo dia 13 ou 14 de Fevereiro na TAÇA UEFA, o PF10 disponibiliza-lhe agora todos os jogos da 1ª mão desta fase da prova.

    Aberdeen (Esc)-Bayern Munique (Ale)
    AEK (Gre)-Getafe (Esp)
    Bolton (Ing)-At. Madrid (Esp)
    Zenit (Rus)-Villarreal (Esp)
    Galatasaray (Tur)-Bayer Leverkusen (Ale)
    Anderlecht (Bel)-Bordéus (Fra)
    Brann (Nor)-Everton (Ing)
    Zurique (Sui)-Hamburgo (Ale)
    Glasgow Rangers (Esc)-Panathinaikos (Gre)
    PSV Eindhoven (Hol)-Helsingborgs (Sue)
    Slavia Praga (RChe)-Tottenham (Ing)
    Rosenborg (Nor)-Fiorentina (Ita)
    SPORTING (POR)-Basileia (Sui)
    Werder Bremen-SP. BRAGA (POR)
    BENFICA (POR)-Nuremberga (Ale)
    Marselha (Fra)-Spartak Moscovo (Rus)
    foto: LUSA/João Abreu Miranda

    Etiquetas: , , ,

    publicado por João M Lopes
    Benfica com Nuremberga; Sporting defronta Basileia; Bremen no caminho do Sp. Braga
    Benfica-Nuremberga, Sporting-Basileia e Sp. Braga-Werder Bremen. Foi este o resultado do sorteio para as equipas portuguesas que vão disputar os 16 avos-de-final da Taça UEFA.

    Etiquetas: , , ,

    publicado por Bruno Leite
    LIGA DOS CAMPEÕES(OITAVOS DE FINAL): SCHALKE 04-FC PORTO
    Sorteio realizado há pouco...


    Celtic - Barcelona
    Lyon – Manchester United
    Schalke 04 – FC Porto
    Liverpool – Inter
    Roma – Real Madrid
    Arsenal – Milan
    Olympiakos – Chelsea
    Fenerbahçe - Sevilha

    Etiquetas:

    publicado por Bruno Leite
    Debates-Queremos a vossa opinião!








    Boas a todos, como já repararam no último post do Bruno Leite, entramos numa fase deste blog em que será pedida uma maior participação do público que nos visita, afinal não faz sentido este ser um dos blogs desportivos com mais visitas na blogoesfera nacional, mas mesmo assim os nossos leitores raramente se manifestarem, temos plena consciência que estão todos habituados a um estilo mais informativo deste blog, cujas quais as noticias não têm muito a dizer, porque contra factos não há argumentos, mas agora é tempo de vos pedirmos para se revelarem.
    Não estamos aqui a enganar ninguém, esta iniciativa visa mesmo "forçar" os leitores a dizer de sua justiça, visa mesmo colocar quem nos lê a comunicar connosco, pois afinal não vos conhecemos, esta é a primeira de várias iniciativas que irão ver aparecer neste blog nos próximos tempos, esperem por Janeiro e vêm aí grandes surpresas, desde pedir-vos para escolherem um onze para a BWIN Liga, como um onze para o clube PF10 (se estiveram com atenção, sabem do que se trata), vocês, nossos leitores, estarão intrincados e embrenhados neste blog até ao pescoço, por isso e para já, inauguramos o "PF10 debates", poderá ser semanal, diário, quinzenal, mensal, depende do assunto, não temos periodicidade pensada para o mesmo, apenas queremos ouvir (ler) os leitores.

    Este primeiro PF10 Debates, tem uma questão simples:

    Será Fred um jogador em que realmente o Benfica deva apostar?

    Comentem, falem, digam de vossa justiça.

    Agradecidos pela colaboração desde já.
    publicado por Unknown
    BWIN LIGA: BENFICA TERMINA 2007 COM VITÓRIA
    No jogo de abertura da 14ª jornada da BWIN LIGA, o Benfica defrontou e venceu, esta noite o Estrela da Amadora por 3-0.

    O jogo teve duas partes completamente distintas. Na primeira, foram notórias as dificuldades do Benfica para ultrapassar a bem organizada equipa estrelista, a derrota no Restelo influenciou, e de que maneira, os primeiros 45 minutos encarnados, com apenas duas oportunidades de golo falhadas por Óscar Cardozo, e com o Estrela da Amadora a protagonizar diversas saídas para o ataque, algumas das quais com perigo.

    No segundo tempo tudo mudou, Jose Antonio Camacho colocou o Benfica a jogar com dois avançados - Nuno Gomes (substituiu Nélson) e Cardozo -, e tirou Rui Costa para dar lugar a Dí Maria (bom jogo). O Benfica começou a chegar com perigo à baliza defendida por Nélson e aos 51' um lançamento lateral de Bynia assiste Rodriguez para um cabeceamento fulgurante e sem hipóteses para o guardião estrelista. O Benfica dominava e aos 70' uma grande penalidade, bem assinalada, sobre David Luiz, possibilitou ao paraguaio Óscar Cardozo fazer o 2º golo da equipa encarnada.
    O terceiro tento encarnado surge já nos últimos minutos da partida (89'), após brilhante jogada de Angel Dí Maria que assiste Nuno Gomes para o sexto golo do português na presente edição da BWIN LIGA.

    Vitória justa da melhor equipa em campo, ainda assim, incrivel a monotonia dos primeiros 45', explicada em parte pela estratégia... com apenas um homem na frente de ataque (Cardozo), muita gente no miolo (com dois jogadores de características defensivas) e pouco jogo pelas alas.

    Estádio da Luz, em Lisboa

    Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)

    BENFICA – Quim; Nélson (Nuno Gomes, 46 m), Luisão, David Luiz e Léo; Katsouranis e Binya; Maxi Pereira, Rui Costa (Di Maria, 46 m) e Cristian Rodriguez (Freddy Adu, 82 m); Cardozo.

    ESTRELA DA AMADORA – Nélson; Rui Duarte, Wagnão, Maurício e Hélder Cabral; Fernando e Tiago Gomes; Yoni (Pedro Pereira, 72 m) Mateus e Ndiaye (Anselmo, 69 m); Luís Aguiar (Fábio, 74 m).

    Ao intervalo: 0-0

    Golos: 1-0, Cristian Rodriguez (51 m); 2-0, Cardozo (70 m, de grande penalidade); 3-0, Nuno Gomes (89 m).

    Resultado final: 3-0

    Cartão amarelo a Binya, Wagnão, Maxi Pereira, Katsouranis, Anselmo e Freddy Adu.


    foto: 2.srv.fotopages.com


    Etiquetas: , ,

    publicado por João M Lopes
    COPPA ITALIA - AC MILAN PERDE EM CASA
    Jogou-se hoje à noite a partida que restava para que ficasse completa a primeira-mão dos oitavos de final da COPPA ITALIA. No Giuseppe Meazza, o AC Milan a jogar com uma equipa de 2ª linha, em virtude da proximidade do encontro com o rival Inter e após a disputa do Campeonato do Miundo de Clubes, foi derrotado pelo Catania por 1-2.
    Gionatha Spinesi (19') e Máscara (27') marcaram para a equipa insular, já Paloschi aos 59' fez o tento de honra da equipa campeã do mundo.

    Fique com os resultados da ronda, a segunda-mão realizar-se-á no próximo dia 26 de Janeiro.

    Hoje:
    Milan-Catania, 1-2 (Spinesi, 19m; Máscara, 27'); (Paloschi, 59')

    Ontem:
    Udinese-Palermo, 0-0
    Torino-Roma, 3-1 (Recoba, 12m e 50m; Comotto, 88m); (Mancini, 45m)
    Lazio-Nápoles, 2-1 (Silvestri, 66m; Baronio, 71); (Bona, 28m)
    Reggina-Inter, 1-4 (Pettinari, 51m); (Crespo, 15m; Balotelli, 30 e 86m; Solari, 62m)

    12 de Dezembro
    Cagliari-Sampdoria, 1-0 (Matri, 73m)

    11 de Dezembro
    Ascoli-Fiorentina, 1-1 (Guberti, 79m); (Kroldrup, 30m)

    6 de Dezembro
    Empoli-Juventus, 2-1 (Pozzi, 19m; Abate, 48m); (Iaquinta, 81m)

    Fique com os golos do AC Milan 1 Catania 2

    foto: gazzetta.it (Gionatha Spinesi, autor do primeiro tento do Catania em San Siro)

    Etiquetas: , ,

    publicado por João M Lopes
    Planet Futsal - Resumo da Jornada
    Sejam bem-vindos a mais um resumo da última jornada da 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Futsal.
    Esta jornada não alterou nada os primeiros lugares da classificação, tendo os principais candidatos ganho as suas partidas. Aqui ficam os resultados da 10º Jornada:




    Nos principais jogos da jornada, o Benfica "cilindrou" a equipa do Boavista por expressivos 7 golos sem resposta. Foi um jogo bastante desiquilibrado, e percebeu-se deste cedo que o Boavista é uma equipa mais fraca que não luta pelos objectivos que o Benfica anseia conquistar. A destacar temos a exibição de João Marçal, Ala dos Encarnados que marcou 4 dos 7 golos encarnados. Uma vitória sem dúvida moralizadora para o embate que terá com o Sporting já no próximo Sábado.

    O Sporting, outro dos candidatos ao título, teve uma deslocação surpreendentemente dificil ao terreno do UTAD. Apesar de estar no último da classificação, após a mudança de equipa técnica pareceu muito melhor e bateu-se, até certo ponto, muito bem contra uma equipa claramente superior. A Equipa do UTAD jogou muito fechada e tentou sempre explorar o contra-ataque, tendo sido difícil ao Sporting conseguir marcar. Apesar disso, aos 23 minutos o Sporting consegue marcar por Zezito. Na segunda parte a equipa do UTAD continuou a bater-se bem só quebrando fisicamente no final, onde o Sporting conseguiu marcar o segundo golo por Café. Uma vitória difícil mas merecida pelo que os Leões fizeram em campo.

    Quanto ao Belenenses, continua com a sua série de vitórias, passando agora para 10. Desta vez a vítima foi a equipa do Fundão. Numa deslocação que não se previa fácil, os homens de Belém até começaram a perder, mas rápido conseguiram recuperar a liderança no marcador. Apesar disso o Fundão nunca desistiu e conseguiu mesmo chegar ao empate na segunda parte. Mas, o Belenenses não queria perder e marcou mesmo no final da partida, um golo apontado por Jardel, que marcou dois dos golos do Belém. Esta é já a 10º vitória no campeonato, em tantos outros jogos realizados, sendo o Belenenses a surpresa deste campeonato nacional, época 2007/2008.

    A classificação geral, após esta jornada, ficou assim constítuida:

    Após esta jornada, apenas a registar a súbida da Fundação Jorge Antunes ao 5º lugar por troca directa com o Olivais e a súbida do Sassoeiros ao 9º lugar, também por troca directa com o Fundão.

    Amanhã farei a previsão da jornada que se prevê escaldante, com o sempre emotivo Sporting - Benfica.

    publicado por Bruno Barros
    Ultimas entradas
    Posts Históricos
    Visitantes
    Pesquisar
    PF10 TV

    Publicidade


    Click Here

    Arquivos
    Grupo Galáxia