Fechar PFTV
Publicidade
Sempre por Portugal
Em entrevista exclusiva ao uefa.com, Deco passou em revista o excelente início de temporada do FC Barcelona e as aspirações de Portugal rumo ao UEFA EURO 2008.

Fundamental no Barça

Pedra fundamental do xadrez de Frank Rijkaard, Deco é um dos melhores centrocampistas do futebol europeu, assumindo-se não só como um refinado “playmaker”, já que é igualmente um exímio recuperador de bolas, atributo que já possui desde os tempos do FC Porto. O técnico dos catalães não tem dúvidas em afirmar que o génio luso-brasileiro tem uma grande influência na equipa, chegando ao ponto de afirmar que o número 20 do Barça é o “melhor jogador de equipa” do seu plantel.

Influente na selecção

Nas duas primeiras temporadas passadas na Cidade Condal, Deco vincou bem a sua importância no seio do grupo de trabalho, tendo ajudado a formação “blaugrana” a tornar-se numa equipa mais competitiva, além de mais ganhadora, uma vez que com o internacional português em campo, o Barcelona soma títulos atrás de títulos. Para isso basta lembrar a última edição da UEFA Champions League, prova em que os espanhóis demonstraram toda a sua superioridade, tendo mesmo arrecadado o troféu na final, ante o Arsenal FC. Na selecção portuguesa a situação não difere muito, com o “mágico” - alcunha com que ficou conhecido no FC Porto -, a assumir-se como o patrão do meio campo.

Ganhar algo com Portugal

Apesar dos fantásticos resultados de Portugal nos tempos mais recentes, a campanha de qualificação rumo ao UEFA EURO 2008 iniciou-se com um empate na Finlândia. Contudo, segundo Deco, até nem foi um mau resultado: “Faltaram-nos diversos jogadores e entrámos no jogo a perder. Conseguimos empatar e quando estávamos a controlar a partida, praticamente a fazer o 2-1, foi expulso um jogador nosso. Espero sinceramente alcançar a qualificação para a fase final, até porque realizámos um Europeu anterior em grande nível, assim como aconteceu no recente Campeonato do Mundo. Oxalá possamos continuar na senda dos bons resultados, uma vez que além de vencer ao serviço do Barça, quero ganhar algo importante com a selecção portuguesa”.

Rápida afirmação

Se no início foi mais complicada a sua integração na turma das quinas, já que Deco nasceu no Brasil, hoje em dia o atleta sente-se perfeitamente integrado no grupo de trabalho. Após épocas de sucesso de “dragão” ao peito, o centrocampista, oriundo de São Bernardo do Campo, naturalizou-se português em Fevereiro de 2003, tendo-se estreado com a camisola lusa no mês seguinte. Desde essa altura, a influência do craque no conjunto português não parou de crescer, sendo hoje unanimemente reconhecido por todos como uma mais-valia para o grupo liderado pelo também brasileiro Luiz Felipe Scolari.


Sempre com Portugal

“Procuro fazer o meu trabalho da melhor forma possível, tanto no meu clube como na selecção. Sei que as pessoas em Portugal me respeitam muito e isso é obviamente gratificante. Sinto-me muito bem ao serviço da selecção portuguesa e isso é o mais importante. Por vezes as pessoas confundem a naturalização com o facto de eu jogar por Portugal. Eu já tinha passaporte português muito antes de me estrear. Jogar pela selecção era outra questão completamente diferente. A chegada de Scolari teve um certo peso, mas não foi por ele que tomei a decisão de representar Portugal. Claro que um Portugal-Brasil não é um jogo qualquer para mim, mas sempre estarei com Portugal”.


"No futebol tudo muda muito depressa"

No que toca aos recentes êxitos no Barça, Deco sabe qual é a chave do sucesso: “Por vezes contratam-se grandes jogadores sem saber como vão jogar juntos. Temos essa sorte no Barcelona, uma vez que possuímos jogadores fantásticos, que combinam muito bem entre si. Contudo, convém sempre ter os pés bem assentes no chão, já que no futebol tudo muda muito depressa”, sublinhou o jogador.

Começar bem

Salvo a escorregadela na SuperTaça Europeia, onde os catalães perderam (3-0) para os compatriotas do Sevilla FC, a temporada arrancou em alta, tal como aconteceu na época passada. Na Primera División já lideram a tabela classificativa, juntamente com Real Madrid CF e Valencia CF, ao passo que na UEFA Champions League começaram em grande estilo, com uma goleada caseira ao PFC Levski Sofia, por 5-0, tendo empatado na segunda jornada (1-1), no terreno do Werder Bremen.


Desafio mais aliciante na Catalunha

Ainda assim, o mais aguardado jogo no Grupo A está reservado para o dia 18 de Outubro, quando os “blaugrana” medirem forças com o Chelsea FC de José Mourinho, que um dia tentou levar Deco para os “blues”. “Quando tive a oportunidade de escolher optei pelo Barça porque era um desafio diferente daquele que me oferecia Mourinho. Ele ensinou-me muito, assim como o tem feito Frank Rijkaard”. A finalizar, uma palavra para a Liga espanhola: “Os nossos mais directos adversários são os mesmos de sempre e o Real Madrid não deixa de ser um candidato, mesmo tendo perdido o primeiro jogo na Champions, ante o Lyon”.

fonte: uefa.com

photo by: uefa.com
publicado por Pedro Ribeiro
Comentários a "Sempre por Portugal"
Anonymous Anónimo
necessario verificar:)
20 de novembro de 2009 às 23:35  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia