Vítor Baía foi premiado com o galardão de Melhor Guarda-Redes da temporada de 2005/06, pelo sindicato dos Jogadores Profisionais de Futebol.
O veterano jogador do FC Porto, vê assim o seu currículo invejável de troféus não ter fim, quando ainda tem 37 anos e neste momento é o actual suplente do brasileiro Helton. Sendo o jogador no activo e na história do futebol mundial com mais títulos individuais ( 31 no total ), Baía tem estado no centro de uma "guerra" com outro guarda-redes de futebol, nada mais nada menos que Ricardo, titular do Sporting e da Selecção, e que nesta votação do Sindicato dos Jogadores se quedou por um 4º lugar. A classificação de Ricardo tem a devida explicação, de acordo com os critérios utilizados, que são: tempo jogado e golos sofridos.
Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, explicou do seguinte modo, aos microfones da Antena 1, toda a envolvência da votação e devidos critérios, para que não restassem dúvidas nem aos mais cépticos: "Compreendo que este prémio possa causar mal-estar a algumas pessoas, porque foi criada uma animosidade entre Vítor Baía e os outros guarda-redes. Mas nós gostamos de premiar a excelência e para isso utilizamos critérios pré-definidos e não a posteriori".
Realce também para os 2º e 3ºs classificados, que foram eles Paulo Santos (Sp.Braga) e Moretto (V.Setúbal/Benfica).
Eis a tabela classificativa dos 10 primeiros classificados:
1. Vítor Baía (F.C. Porto)
2. Paulo Santos (Sp. Braga)
3. Moretto (V. Setúbal/Benfica)
4. Ricardo (Sporting)
5. William (Boavista)
6. Bruno Vale (E. Amadora)
7. Diego Benaglio (Nacional)
8. Marcos (Marítimo)
9. Jorge Baptista (Gil Vicente)
10. Nilson (V. Guimarães).
foto: abola.pt
publicado por Pedro Ribeiro