Fechar PFTV
Publicidade
Benfica 3-1 Estrela: Arbitragem vergonhosa de Carlos Xistra estraga espectáculo na Luz
O Benfica-Estrela da Amadora foi mais um daqueles jogos em que o árbitro quis ser o protagonista. Carlos Xistra estragou um jogo que não lhe estava a trazer problemas de maior. Sem critério, Xistra mostrava amarelo num lance normal e em seguida não sancionava disciplinarmente entradas mais agressivas. Perdeu o controlo e perdeu o respeito dos jogadores e do público. Uma vergonha foi o que se assistiu esta noite no Estádio da Luz. Os jogadores disputaram o jogo lealmente, aqui e ali com uma ou outra entrada um pouco mais viril, mas nada que justificasse a verdadeira chacina disciplinar que este senhor juíz aplicou aos jogadores de ambas as equipas. No total 15 cartões amarelos, já a contar com os três duplos amarelos. No meio de tudo isto ainda houve espaço para algum futebol de qualidade. Miccoli, Simão e Nelson foram os artífices máximos disso mesmo, mas o jogo acabou mal para o italiano que ao ser expulso (duplo amarelo) vai falhar o jogo da próxima jornada no dragão. Realce também para o regresso do russo Karyaka que entrou muito bem na partida e ainda teve tempo de marcar o 3.º golo dos encarnados.

Regressado à Liga portuguesa, o Benfica entrava em campo esta noite com um objectivo claro. Apagar a imagem deixada em Celtic Park na última terça-feira. A equipa de Fernando Santos entrou mandona no jogo e desperdiçou algumas ocasiões claras de golo. Mas sem que ninguém esperasse o Estrela chega ao golo aos 13 minutos. Na primeira vez que vai à baliza a equipa da Reboleira ganha um canto. Edu Silva cobra e Dário faz o golo de cabeça. Era o balde de água fria na Luz. O Estrela vencia o Benfica por 1-0.

As águias reagiram muito bem ao golo e não baixaram os braços. Nelson era um dos principais impulsionadores do ataque encarnado. Com os seus rasgos desequilibradores no flanco e com os seus cruzamentos mortíferos ia criando perigo junto à baliza de Paulo Santos. O Benfica jogava bem com sucessivas triangulações e movimentações de ataque que deixavam a defesa do Estrela insegura. Depois do golo o Estrela não mais saiu do seu meio-campo com perigo e aos 32 minutos, Katsouranis assiste Miccoli, no centro da área, e o “pequeno bombardeiro” factura o seu 3.º golo na Liga Portuguesa.

Em termos atacantes o Estrela praticamente não existiu em campo. O Benfica anulou as principais peças da equipa amadorense e além dos tackles e muito suor deixado em campo por parte dos tricolores, pouco mais se viu.

Na segunda parte a toada foi a mesma. O Benfica entrou com muita força e vontade para ganhar. Nélson quis mostrar que já não há pubalgia que lhe limite os movimentos e foi por ali fora, encarando Pedro Simões de frente, trocando-lhe as voltas e obrigando a que este deixasse um braço no seu caminho. Penalty e expulsão. O guarda-redes Paulo Lopes adivinhou o lado, mas Simão não perdoou. Estava feito o segundo golo do Benfica.

Aos 82 minutos chegou a má notícia para o Benfica. Miccoli foi expulso (acumulação de amarelos) após ter-se tentado libertar do consecutivo “agarrar” e "rasteirar" de Rui Duarte. Uma expulsão inacreditável, ainda mais porque o primeiro amarelo foi mal mostrado, num lance em que o fiscal de linha (após grande hesitação) assinala indevidamente fora de jogo quando o avançado italiano estava isolado. Com esta expulsão, Miccoli vai falhar o jogo frente ao FC Porto, no Dragão, no próximo fim-de-semana.

Pouco depois, houve ainda tempo para mais uma expulsão. Rui Duarte foi o visado. Uma decisão que motivou mais uma vez a contestação dos adeptos do Benfica, mesmo sendo um jogador da equipa adversária. Era caso para dizer que a arbitragem de Carlos Xistra estava definitivamente perdida. Já nada podia reparar os erros consecutivos que demonstrou ao longo de toda a partida. É que quem viu este jogo, a determinado momento apercebeu-se de que o Benfica dificilmente acabaria com 11 jogadores. Mas mais que as duas equipas, no momento, foi o futebol quem perdeu verdadeiramente.

Mas os jogadores continuavam a querer jogar futebol, assim os deixassem. E o lateral esquerdo do Benfica, Léo subiu pela faixa esquerda e tirou um cruzamento perfeito para a cabeça do russo Karyaka que fechou a contagem.

No final, o público brindou a equipa de arbitragem com uma vaia monumental…e o árbitro conseguiu ser o centro das atenções do jogo. E assim continua o futebol português...

MVP Planet Football 10 – Nelson

Ficha de Jogo

Estádio da Luz, em Lisboa

Assistência: 26.084 mil espectadores

Benfica- Quim, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo; Petit, Katsouranis (Karyaka, 69), Simão e Nuno Assis (Beto, 88); Nuno Gomes e Miccoli
Treinador: Fernando Santos

E. Amadora- Paulo Lopes; Tony, José Fonte, Pedro Simões, Amoreirinha e Edu Silva (Rui Duarte, 63); Marco Paulo, Jordão e Jaime (Rui Borges, 46); Dário (Tiago Gomes, 60) e Jones

Treinador: Daúto Faquirá

Golos: 0-1, Dário (14); 1-1, Miccoli (32); 2-1, Simão (55 gp); 3-1, Karyaka (90)

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Simões (22 e 53), Marco Paulo (31), Simão (35), Edu Silva (37), Luisão (42), Nuno Assis (48), Miccoli (68 e 82), Rui Duarte (82), Karyaka (83), Jordão (85), Nuno Gomes (87) e Beto (88). Cartão vermelho para Pedro Simões (53), Miccoli (82) e Rui Duarte (87)
ANÁLISE DE JORGE COROADO E ANTÓNIO ROLA AO JORNAL "O JOGO"

82' Miccoli sofre falta de Rui Duarte e acaba por ser expulso. Decisão correcta?

Jorge Coroado
(-) Exibição do segundo amarelo após uma reacção natural do jogador e corriqueira em futebol, quando um atleta é impedido jogar, de modo algum se justificava. Foi o expoente máximo do critério descabido de um árbitro sem noção do que é disciplina no futebol e bom senso.


António Rola
(-) O lance da expulsão de Miccoli é, manifestamente, o espelho da falta de critério do árbitro durante o encontro no aspecto disciplinar. Em alguns lances condescendeu no critério disciplinar e no caso concreto teve excesso de rigor.

foto: uefa.com
publicado por Bruno Leite
Comentários a "Benfica 3-1 Estrela: Arbitragem vergonhosa de Carlos Xistra estraga espectáculo na Luz"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia