8ª jornada da Liga de HonraO Feirense volta a ser líder depois de ter goleado o Rio Ave e beneficiado da derrota doVarzim em Moscavide. Tal como tinha dito na antevisão desta jornada, os “lanternas vermelhas” somaram um ponto cada um mas nem por isso conseguem “respirar” melhor. O nosso amigo Sol respondeu à minha prece e apareceu num domingo de emoção e onde os golos voltaram a trazer a festa aos estádios. O campeonato continua surpreendente e assim se espera por muitas mais jornadas.
Leixões 0–2 GuimarãesNos descontos é que é
O Guimarães conseguiu uma difícil vitória no Estádio do Mar onde o Leixões ainda não tinha sofrido qualquer derrota até ao momento. Foi um jogo emotivo e onde as claques quase estragavam a festa do futebol quando resolveram entrar em conflitos. O Guimarães chegou aos golos já nos descontos o que fez com que os três pontos fossem ainda mais “apreciados” dado que era quase garantido o empate no final da partida.
Feirense 4–1 Rio AvePodiam ter sido mais
O Feirense é outra vez(!) líder com a goleada imposta aos vila-condenses. A equipa forasteira até entrou melhor na partida e tratou de se pôr em vantagem no marcador. No entanto, o Feirense em dois minutos deu a volta ao marcador e já na segunda parte marcou o terceiro tento. A partir daí o Rio Ave nunca mais se encontrou e ainda beneficiou de várias oportunidades de golo desperdiçadas pelos homens da casa e levou ainda com três bolas no poste. Os vila-condenses encaixaram quatro golos e podem dar-se por agradecidos por não terem sido mais!!
Ol.Moscavide 2–1 VarzimVitória "sufocada"
Em Moscavide, o Varzim sofreu os primeiros golos fora do seu reduto e perdeu de novo a liderança. A primeira parte foi controlada pelos homens da casa e ao intervalo venciam com justiça por uma bola a zero. No segundo tempo tudo foi diferente, o Varzim entrou a todo o gás chegando mesmo a sufocar os moscavidenses na sua defesa mas foram surpreendidos em contra-ataque com novo golo do Ol.Moscavide. A equipa da casa conseguiu assim respirar de alívio mas o Varzim voltou à carga encostando o adversário na sua baliza, mas não conseguiram mais do que reduzir a diferença para um golo. Vitória justa e (muito) suada dos jovens de Moscavide.
Chaves 1–1 VizelaAinda não foi desta
O Chaves continua sem vencer e desta feita cedeu um empate caseiro com o Vizela mantendo a distância que tira os transmontanos da “linha de água” em cinco pontos. Os homens da casa foram os primeiros a marcar e tudo tava encaminhado para a primeira vitória mas, apenas três minutos depois, os forasteiros reduziram de grande penalidade e pairou no ar o fantasma da derrota. O Chaves ainda conseguiu marcar o segundo mas foi mal anulado pela equipa de arbitragem o que fez com que os adeptos da casa se exaltassem.
Penafiel 1–0 Portimonense
É penalty...outra vez!
Num jogo muito confuso e sem grandes oportunidades de golo, foram os penaltys que animaram a festa. Existiram três(!) grandes penalidades a favor dos homens da casa, uma defendida pelo guarda-redes algarvio, outra convertida no único golo da partida e ainda outra que não foi assinalada pelo árbitro. Os algarvios pouco mais fizeram que defender e só mesmo de penalty é que o Penafiel encontrou o caminho para o golo.
Gil Vicente 0–0 OlhanenseMais um grande “galo”
O Gil Vicente continua sem vencer e continua em último lugar. Apesar da primeira parte ter pertencido ao Olhanense, e onde valeu aos homens da casa as boas intervenções do seu guarda-redes, foi sobretudo na segunda parte que se assistiu a um jogo mais vivo mas sem resultados práticos por parte do Gil Vicente. Assim, o empate acaba por ser justo pelo fraco rendimento das equipas ao longo da partida.
Estoril 1–2 TrofensePrimeira derrota caseira
O Estoril sofreu a primeira derrota em casa frente a um Trofense muito experiente. A equipa de Tofa teve em vantagem mas, após o tento da igualdade por parte dos canarinhos, foi o Estori que passou a dominar o jogo. No entanto, o Trofense consegue pôr-se de novo em vantagem aproveitando um livre para dentro da área onde existiu enorme confusão e originou o golo que deu a viória aos forasteiros.
Santa Clara 2–1 GondomarFinalmente a vitória
O Santa Clara conseguiram a primeira vitória frente aos seus adeptos e diga-se que foi muito suada. Os açorianos tiveram em vantagem com um golo com a mão mas o Gondomar provou que não viajou aos Açores para passear e reestabeleceu a igualdade no marcador com uma duvidosa grande penalidade. O Santa Clara nunca baixou os braços e foi com determinação que chegaram ao golo da vitória quando faltavam quinze minutos para o final da partida.