Fechar PFTV
Publicidade
Sporting 1-0 Académica: Afinal Liedson ainda resolve...
Um golo de Liedson, após falhanço claro de Pedro Roma, permitiu ao Sporting bater na noite deste sábado a Académica e somar três pontos preciosos, isto se quiser continuar na perseguição ao líder FC Porto, que recebe este domingo o Paços de Ferreira. Foi, possivelmente, dos triunfos mais esclarecedores dos leões esta temporada. Muitas oportunidades criadas, boa movimentação, solidez defensiva – neste capítulo com o muro Miguel Veloso em destaque – e extrema paciência na arquitectura dos lances.

Tirando os últimos 15 minutos, altura em que a Académica fez tremer os leões, o resultado nunca esteve em causa. Paulo Bento surpreende. O treinador do Sporting conseguiu repetir um onze pela primeira vez esta temporada. Há opções incompreensíveis – já lá vamos -, contudo, o facto de os jogadores alinharem minutos seguidos em conjunto ajuda. Até Bueno faz-se perceber melhor…Se Paulo Bento surpreendeu, Manuel Machado não quis ficar atrás. Explanou no relvado um holandês 3x3x3x1, com tendência a fixar-se em 3x5x2. Os três de trás limitaram-se a controlar os movimentos de Liedson e Bueno e a destruir o que podiam. Os três do meio beneficiavam da qualidade de Roberto Brum e da força física de Alexandre e Lino. Na frente Nestor tentava fazer pela vida com o auxílio de Dame – um jogador à atenção dos grandes, muita atenção mesmo…O jogo começou com Liedson e Bueno a terem o golo nas suas cabeças, logo nos primeiros 10 minutos. A Briosa acertou marcações, só permitindo nova jogada de envovimento dos locais aos 26 minutos, quando Tello abriu para Caneira, este centrou e Liedson falhou dois remates na cara de Pedro Roma. No minuto seguinte, Liedson calou os críticos e mostrou que continua a resolver. João Moutinho cobrou um canto, da direita, Pedro Roma falhou a intercepção e Liedson, qual íman, limitou-se a deixar a bola tocar na cabeça. 1-0, resultado feito, três pontos para o Sporting.

O intervalo foi atingido com o Sporting com o sinal mais e a Académica, que ia trocando bem a bola, não conseguia incomodar Ricardo, um espectador durante todo o jogo. Os livres de Ronny iam materializando o ascendente leonino e até Miguel Veloso foi lá à frente disparar à baliza conimbricense. Liedson, o tal que continua a resolver, teve a oportunidade de bisar ao minuto 57, contudo, o levezinho nãoi aproveitou a defesa incompleta de Pedro Roma a remate de Ronny.

Depois… a tremideira

Esse foi, praticamente, o último lance de perigo dos leões. A Académica, ainda com muito tempo para jogar, começou a acreditar que, independentemente de ainda não ter feito um remate que se visse, podia tentar a sua sorte. E foi o que fez. O recém-entrado Dionattan mexeu com o jogo, mas Nestor, na cara do golo, não aproveitou um centro da esquerda. Gyano, em contra-ataque, também podia ter feito melhor. Até final, o Sporting enervou-se – a entrada de Custódio não se entende -, começou a passar isso para o público que ia descarregando em Bruno Paixão, nalgumas vezes com razão.

Opções indecifráveis

A história de que o treinador é que conhece os jogadores nem sempre é uma verdade absoluta. Continua sem se entender a titularidade de Bueno em detrimento de Alecsandro, o ostracismo a que está votado Carlos Martins quando estão em campo futebolistas como Tello ou Nani. Por falar em Nani, o jovem futebolista começa a revelar alguns tiques de vedetismo e o público não se coíbe de mostrar o seu desagrado. A fronteira entre o brinca na areia e jogador com potencial e atitude – como João Moutinho – é muito ténue. Enfim, há coisas que não são explicadas e Paulo Bento tem-se resguardado no velho lugar comum das “opções técnicas”. É uma opção… pessoal.

Aos estudantes falta-lhes poder de fogo. Jogam um futebol vistoso que não serve de nada se as bolas não entrarem na baliza. A manutenção não está em risco mas de uma equipa comandada por Manuel Machado espera-se sempre algo mais.
Ficha de Jogo

Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Assistência: 41.411 espectadores

Sporting:
Ricardo, Caneira (Abel, 58), Tonel, Miguel Veloso, Ronny (C ustódio, 71), Paredes, João Moutinho, Tello, Nani, Liedson e Bueno (Alecsandro, 68)

Treinador: Paulo Bento

Académica: Pedro Roma, Alexandre (Dionattan, 70), Danilo, Kaká, Rober to Brum (Gelson, 60), Paulo Sérgio, Miguel Pedro (Gyano, 46), Lino, Filipe Teixeira, Dame e Nestor Alvarez

Treinador: Manuel Machado

Golo: 1-0, Liedson, 27 minutos

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

Acção disciplinar: cartão amarelo para Nestor Alvarez (47), Gelson (70) e Tello (92)

fonte e foto: sportugal.pt
publicado por Bruno Leite
Comentários a "Sporting 1-0 Académica: Afinal Liedson ainda resolve..."
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia