Fechar PFTV
Publicidade
Magia de Rui Costa conduz Benfica à vitória no Restelo
O Benfica deu um importante passo na luta pelo título, esta noite de sábado. Os encarnados foram ao Estádio do Restelo vencer o rival Belenenses por 2-1 com golos de Simão e Luisão. Silas reduziu já no final para os azuis. Rui Costa distribuiu classe na construção dos dois golos das águias, mas decaiu de produção na segunda parte. Do lado do Belém, o lateral esquerdo, Rodrigo Alvim, fabricou o golo de Silas, foi inexcedível e revela-se cada vez mais um jogador de grande nível. O brasileiro foi mesmo eleito melhor jogador em campo pelo Planet Football 10.

Fernando Santos o treinador do Benfica montou uma estratégia com Karagounis a ocupar a esquerda do meio-campo, Rui Costa no vértice mais adiantado do losango o que permitiu a Simão por variadíssimas vezes surgir como ponta-de-lança. Devido à ausência de Miccoli foi o internacional português que surgiu mais vezes a procurar baralhar a defesa belenense, surgindo muitas vezes nas costas dos centrais, ora solicitado por Rui Costa, ora por Katsouranis.

O Belenenses entrou cheio de força no jogo e assustou mais do que uma vez os centrais encarnados. Uma equipa determinada, a jogar em pressing alto a um nível fortíssimo que não deixava o Benfica “respirar” a posse de bola e obrigava os encarnados a jogar futebol directo.

O Belenenses atacava mais e dominava a partida em termos de posse de bola, até que ao minuto 13…Rui Costa, o Maestro, pegou na bola, a meio do meio-campo atacante e fez um passe genial, rasgado, na diagonal que isolou Simão em frente a Costinha. O avançado fez um “túnel” ao guarda-redes dos azuis e o Benfica colocou-se em vantagem no marcador.

Na 1.ª parte o jogo decorreu a um ritmo alucinante, assistiu-se a um excelente espectáculo de futebol. O Belenenses jogava e encarava o jogo com unhas e dentes, um contraste relativamente à exibição conseguida frente ao Sporting, no último jogo disputado no Restelo, que foi bastante pálida.

E por sinal, o Belenenses, apesar do golo sofrido não se mostrou nada intimidado. A equipa de Jorge Jesus (merece um elogio pela qualidade do futebol que está a incutir no clube do Restelo) continuava a mostrar superioridade. A visão de jogo dos médios e a velocidade dos avançados colocava a defesa «encarnada» em constante sobressalto. O Belenenses jogava... o Benfica marcava. Estavam cumpridos 36 minutos, Rui Costa bate um livre pela esquerda, Luisão surge ao segundo poste a cabecear para o fundo das redes. Estava feito o 0-2, resultado com que se atingiu o intervalo.

A qualidade do futebol na quase esmagadora maioria da segunda parte em nada fez lembrar os 45 minutos iniciais (a recta final foi excepção). O Belenenses perdeu muita da sua acutilância, enquanto o Benfica, com vantagem preciosa no marcador, procurava explorar o adiantamento do adversário. E ficou perto de ampliar o marcador. Aos 71 minutos, Nuno Gomes surgiu isolado frente a Costinha, perdeu-se em fintas e quando se decidiu a rematar já Rodrigo Alvim estava em cima da linha, a fazer de guarda-redes para evitar o que parecia inevitável. Dez minutos depois, foi a vez de Simão ficar a centímetros do golo (seria de antologia), com um pontapé desferido em jeito, à entrada da área.

Já ninguém esperava que a vitória do Benfica pudesse ser posta em causa até que aos 87 minutos Silas, aproveitando uma jogada espectacular de Rodrigo Alvim pela extrema esquerda, reduziu para 2-1. Jorge Jesus e os adeptos do clube da Cruz de Cristo ainda acreditaram que um pressing final pudesse trazer o “milagre” do empate nos instantes finais da partida. No entanto, o Benfica, devido à enorme qualidade técnica dos seus jogadores, conseguiu manter a posse de bola no meio campo adversário e assegurar a vitória. Os encarnados aproveitaram da melhor forma a derrota do FC Porto em Leiria e encurtaram a distância que os separa dos dragões para 5 pontos. Os encarnados alcançaram a segunda posição da tabela classificativa, à condição, visto que o Sporting tem ainda um jogo por disputar amanhã no Bessa.

MVP Planet Football 10 – Rodrigo Alvim

Ficha de Jogo

Estádio do Restelo, em Lisboa

Pedro Proença, de Lisboa

Belenenses- Costinha; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Pinheiro (Eliseu, 77m), Mancuso e José Pedro; Silas, Dady e Roma (Garcés, ao int.)

Benfica- Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Katsouranis (Beto, 93m), Petit e Rui Costa (Manú, 85m); Karagounis, Nuno Gomes (Mantorras, 91m) e Simão

Ao intervalo: 0-2

Disciplina: Cartão amarelo para Mancuso (73m), Karagounis (89m), Rodrigo Alvim (91m), Silas (94m) e Eliseu (95m). Cartão vermelho directo para José Pedro (95m).

Marcadores: 0-1, Simão (13m); 0-2, Luisão (37m); 1-2 (Silas, 87m)

Resultado final: 1-2.

fotos: fotos.sapo.pt; record.pt (caricatura do mágico Rui Costa que fabricou os dois golos do SLB); Simão Sabrosa festeja o 1.º golo do Benfica - 7.º da sua conta pessoal esta época)
publicado por Bruno Leite
Comentários a "Magia de Rui Costa conduz Benfica à vitória no Restelo"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia