Fechar PFTV
Publicidade
O REI FAZ ANOS: EUSÉBIO FESTEJA 65.º ANIVERSÁRIO
Eusébio da Silva Ferreira completa nesta quinta-feira 65 anos. O maior símbolo do Benfica nasceu em Lourenço Marques – agora Maputo (Moçambique) - no dia 25 de Janeiro de 1942, estreando-se com a camisola das águias com 19 anos.Conhecido também por Pantera Negra, ajudou o Benfica a conquistar vários títulos para o seu rico palmarés. Uma Taça dos Campeões Europeus (1961/1962), 11 campeonatos nacionais e cinco Taças de Portugal figuram no seu currículo. Além disso, Eusébio perdeu três finais da Taça dos Campeões Europeus (1962/63, 1964/65 e 1967/68).

Em termos individuais, o melhor jogador português de todos os tempos sagrou-se o melhor marcador do campeonato nacional por sete vezes, cinco das quais de forma consecutivas (entre 1963 e 1968) e da Taça dos Clubes Campeões Europeus por três ocasiões. Venceu a bola de ouro do France Football, que distingue o melhor jogador da Europa, em 1965, recebeu a Bota de Ouro por ter sido o melhor marcador europeu nas temporadas de 1968 e 1973.

Ao serviço do Benfica, clube que representou até 1975, Eusébio marcou nada mais nada menos que 727 golos em 715 jogos. Uma marca, sem dúvida, impressionante e que ilustra a sua veia goleadora.No que respeita à selecção nacional, o Pantera Negra foi considerado o melhor jogador e marcador (apontou nove golos) do Campeonato do Mundo de 1966, competição onde Portugal conquistou um honroso terceiro lugar.
Em termos globais, Eusébio marcou 64 golos em 41 encontros com a camisola da equipa das quinas. A sua qualidade futebolística foi tão grande que foi nomeado pela FIFA, entidade máxima do futebol mundial, como um dos dez melhores jogadores do mundo de sempre.

Em Fevereiro de 1979, o maior embaixador do futebol português anunciou o seu adeus definitivo dos campos de futebol.

Hoje, dia 25 de Janeiro de 2006, é um dia de contradições para as hostes benfiquistas, relembra-se a morte de Miki Fehér e celebra-se o 65.º aniversário do melhor jogador da história do Benfica, do futebol português e um dos melhores de sempre do futebol mundial.

PARABÉNS EUSÉBIO

Não perca neste vídeo algumas das grandes jogadas de Eusébio uma lenda do futebol mundial: http://www.youtube.com/watch?v=kuKTTxdTLRM
publicado por Bruno Leite
Comentários a "O REI FAZ ANOS: EUSÉBIO FESTEJA 65.º ANIVERSÁRIO"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia