Esta noite os campeões nacionais, FC Porto, deram um passo atrás na revalidadação do título, uma vez que perderam no "derby da invicta" por 2-1.
O regresso de Jesualdo Ferreira ao Bessa trouxe-lhe um sabor amargo, sabor esse que ele mesmo teria provocado quando só permaneceu naquela casa durante um mês, tendo-se transferido para o Porto.
A formação do Porto apenas registou uma alteração, entrou Marek Cech para o lugar de Fucile, e nos axadrezados Peter Jehle estreava-se na baliza, tendo ambas as equipas actuado num claro 4x3x3.
A primeira parte foi toda do Boavista, com os axadrezados a anularem as acções a meio campo, dos portistas, e assim pressionando muito forte, de forma a que chegaram ao golo cedo. Ao minuto 15, após canto da esquerda de Grzelak, o central Ricardo Silva, ex-jogador portista, subiu mais alto que Bruno Alves e abriu o activo. Os homens da casa ainda tiveram mais algumas oportunidades, mas Helton mostrou serviço.
No segundo tempo Jesualdo Ferreira deixou o apagado Postiga nas cabines, e fez entrar o puto Anderson, que trouxe muito maior fulgor ao ataque. O facto é que ao minuto 52, após passe de Grzelak, Zé Manel isolado bateu de novo o desamparado Helton. Com o dois a zero o Porto lançou-se a todo o gás, com Anderson a pegar na bola e a criar as maiores jogadas de perigo.
O esforço seria ainda compensado com uma grande penalidade, após Jehle ter derubado Adriano, que seguia isolado para a baliza. o guardião foi expulso, William entrou para a baliza e Lucho foi chamado a marcar, reduzindo o marcador e fazendo o seu nono golo no campeonato.
Com um homem a mais os ataques portistas foram inúmeros, já com Lisando e Rentería em campo, e com Anderson e Lucho a comandarem as operações. A verdade é que não foram capazes de concretizar, uma vez que o coração falava mais alto que a cabeça, e assim viram o jogo chegar ao fim. O campeonato fica relançado, virando antes de mais as atenções para o derby em Lisboa, amanhã, o que poderá apimentar ainda mais as três jornadas finais, nas quais o Porto só depende de si mesmo.
MVP Planet Football 10 - Grzelak
Ficha de jogo:
27ª jornada
Estádio do Bessa, Porto
10 000 espectadores
Árbitro: Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Boavista: Peter Jehle; Lucas, Ricardo Silva, Hélder Rosário e Mário Silva, Tiago, Kazmierczak e Cissé (Essame, 90+2); Zé Manel, Linz (William, 70) e Grzelak (Marquinho, 83)
Treinador: Jaime Pacheco
FC Porto: Helton; Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e Marek Cech (Renteria, 74); Raul Meireles, Lucho González e Jorginho (Lisandro, 54); Ricardo Quaresma, Hélder Postiga (Anderson, 46) e Adriano
Treinador: Jesualdo Ferreira
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Alves (23), Tiago (42), Kazmierczak (47), Ricardo Quaresma (51), Anderson (54), Peter Jehle (66 e 70) e Marquinho (90+2). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Peter Jehle (70)
Golos: 1-0, Ricardo Silva (15); 2-0, Zé Manel (51); 2-1, Lucho González (73 gp)
Resultado final: 2-1
Boavista 1 - 0 Porto / Ricardo Silva
Boavista 2 - 0 Porto / Zé Manel
Boavista 2 - 1 Porto / Lucho
foto: sportugal.pt
publicado por Pedro Ribeiro