Fechar PFTV
Publicidade
"RAIO X": Gonzalo Bergessio "El Toro"
Gonzalo Rubén BERGESSIO

Idade: 23 anos (20-Jul-1984)
Peso/ Altura: 1.78m • 72kg

ÉPOCA -CLUBE - JOGOS - GOLOS

2001/02 Platense 13 /1
2002/03 Platense 12 /3
2003/04 Platense 36 /13
2004/05 Platense 28 /10
2005/06 Instituto 35 (2) 6
2006/07 Racing Club 35 (0) 12
2007/08 Benfica -----------

UM AVANÇADO COMBATIVO PARA JOGAR DENTRO OU FORA DA ÁREA. Exímio no controlo de bola, cobrindo-a ou avançado com ela, forte nos lances divididos, movendo-se por todo o ataque, «El Toro» Bergessio é um avançado ambidestro que, embora sem requintes técnicos, desgasta defesas, abre espaços e sempre que a oportunidade surge, remata colocado.

Está longe de ser um monstro físico, mas a imagem mais forte que fica do futebol de Bergessio depois de se ver um jogo seu, é a sua enorme robustez e capacidade lutadora para controlar a bola em progressão suportando ao mesmo tempo a marcação e o contacto físico do adversário. Não é um tecnicista, raramente o vemos a fintar, mas a robustez física do seu jogo, tornam-no num avançado muito difícil de ser desarmado.

Muito combativo, não receia o choque, até o procura, nem o aumento da dimensão física do jogo, ganha bolas divididas e executa em espaços curtos. Ambidestro, com grande espírito lutador, segue todas as bolas que caem nos últimos 25 metros do terreno. É, nesse sentido, mais um segundo avançado, mas isso depende do colega que jogue a seu lado. As suas características tornam-no complementar seja com um nº9 mais fixo e de área, seja com outro mais móvel. No Racing conheceu as suas versões. Quando jogou ao lado do veloz Cláudio Lopez, avançado que gosta de explodir desde trás, Bergessio caiu mais na área e lutou sozinho contra os defesas.

Actualmente, num 4x4x2 em linha, jogava na frente com Sava, típico ponta-de-lança de área. Nessa dinâmica, passando Lopez para ala esquerdo, Bergessio, nada egoísta, procurando sempre tabelas, jogava nas costas de Sava. Lutador, descaído sobre a meia esquerda, recua no terreno para buscar a bola, segura, passa e desmarca-se ou avança com ela, indo para cima dos defesas, controlando quer com o pé direito como o esquerdo.

Inteligente, cobre a bola com o seu jogo e poder corporal e mal descobre uma linha de passe, executa-a no timing certo. A essência do seu jogo está na capacidade de unir o controlo de bola com a condição atlética, contornando os adversários mais em força do que em agilidade. Depois, quase todos os seus golos nascem dessa mescla entre dimensão física e valia técnica. Um estilo que desgasta defesas. Na área, com faro de golo, é muito forte a surgir para rematar as chamadas segundas bolas que caem meio perdidas.

Onde pode encaixar Bergessio no actual Benfica?

Pensando no 4x4x2 de Fernando Santos, Bergessio encaixaria preferencialmente como um dos dois avançados, quer caindo nas costas, quer surgindo mais na área. Faria, por exemplo, uma bela dupla com Cardozo, ficando este como nº9 tradicional. Ou, noutra versão, com Nuno Gomes, apostando em trocas posicionais, para arrastar marcações, pegar na bola e surgir depois na área. Num eventual 4x2x3x1, poderia ser encostado à esquerda, aproveitando a sua capacidade de transporte de bola em força, pedindo-lhe, depois, diagonais de penetração, mas não é o tipo de jogador ideal para, nessa posição, ir à linha e dar profundidade de jogo próxima de um extremo.Mas, mais do que a posição em si, o que impressiona em Bergessio é a sua combatividade e força emocional para chocar com os defesas. Por isso, poderá ser muito útil, por exemplo, naquele tipo de jogos mais fechados, sobretudo em casa, em que as marcações estão muito apertadas e o tempo passa sem o golo surgir. Nesses momentos de maior tensão, a capacidade de Bergessio nunca se esconder do jogo, pedir a bola, aguentá-la, chocar contra adversários e mover-se em espaços curtos na área ou suas imediações, furando ou arrombando os muros defensivos, pode se decisiva.

fonte: planetadofutebol.com
foto: racing.com.ar
publicado por Bruno Leite
Comentários a ""RAIO X": Gonzalo Bergessio "El Toro""
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia