Fechar PFTV
Publicidade
BENFICA: O percurso de Freddy Adu
Fredua Koranteng Adu, vulgarmente conhecido como Freddy Adu, nasceu em Tema, no Gana, a 2 de Junho de 1989, e chegou aos EUA quase por acaso: tinha apenas oito anos quando a mãe ganhou a «Green Card Lottery», programa que todos anos garante 50 mil vistos de entrada nos EUA, a pessoas nascidas em países com taxa de emigração muito baixa para a América.

A família mudou-se então para Washington D.C. e em 2003 o jovem Freddy obteve cidadania norte-americana. Um ano depois, estrear-se-ia na Liga de futebol profissional (MLS, Major League Soccer).

A 3 de Abril de 2004, com 14 anos, Adu saiu do banco e fez a primeira aparição na MLS, frente aos San Jose Earthquakes. Nesse dia, tornou-se o mais jovem jogador profissional de sempre na história do desporto dos EUA. O recorde pertencia a Joe Nuxhall, de 15 anos, que em 1944 participou na liga de beisebol.

Aí nascia uma estrela, pois a notícia correu mundo e Adu tornou-se (ainda mais) conhecido e assediado por vários clubes europeus. Ainda em 2003, o Inter de Milão, onde joga Luís Figo, fizera uma proposta de seis dígitos por Freddy Adu, na altura ainda sem qualquer contrato. A mãe recusou a oferta. A ascensão do avançado prosseguiu, transferiu-se do D.C. United para o Real Salt Lake, em Dezembro de 2006, e em representação dos Estados Unidos o jovem afro-americano tornou-se no primeiro futebolista a fazer «hat-tricks» no Mundial de Sub-17 e Sub-20, este disputado este ano, no Canadá.

Explosão no Canadá


Na prova canadiana, Freddy Adu marcou três golos ao Panamá e diante do Brasil fez as duas assistências para os golos com que os EUA bateram a equipa «canarinha».
O Mundial de Sub-20 terá sido o passo decisivo que fez avançar os clubes europeus para a sua contratação. Para a imprensa dos EUA, a saída para a Europa era inevitável. Entretanto a Major League Soccer e o Real Salt Lake já deram permissão ao jogador para viajar até Lisboa e tudo indica que o acordo com o Benfica fique oficialmente formalizado na segunda-feira (amanhã). Fique com alguns dos melhores golos do avançado na Major League Soccer.

foto: freddyadu.com




publicado por Bruno Leite
Comentários a "BENFICA: O percurso de Freddy Adu"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia