Fechar PFTV
Publicidade
PF10 APOIA: Tiago Nené-ex-colaborador do Planet Football 10-lança livro "Versos Nus" no próximo sábado em Lisboa
Estimados leitores, apraz-me dizer que é com muito orgulho que o Planet Football 10 se associa ao lançamento do livro "Versos Nus", da autoria de Tiago Nené, escritor, amigo e ex-colaborador do PF10, uma "casa" que sempre soube "servir" e honrar com o profissionalismo que sempre emprega nas suas tarefas.

O PF10 associa-se directamente a este evento cultural que decorrerá sábado, dia 29 de Setembro, pelas 16 horas, no Magnolia Caffee (Praça de Londres), em Lisboa. Allen Ginsberg, Uberto Stabile ou Charles Bukowski são alguns dos autores que emprestaram alguma inspiração ao jovem escritor português para a elaboração da sua primeira obra editada.

A capital do país foi eleita para apadrinhar o lançamento da obra, mas a intenção é de ir mais longe e estendê-la a todo o país. Num futuro próximo está prevista uma nova apresentação, desta feita na FNAC do Algarve Shopping (em data a designar), que no fundo será também um tributo recíproco entre o escritor e a região de onde é natural.

Contamos consigo na apresentação desta interessante obra. Apresentação essa que promete ser um hino à poesia...é que há algumas surpresas preparadas. Por isso, já sabe...nada melhor do que assistir porque ao vivo ... a emoção é outra. Por agora, conheça a obra deste escritor com selo de qualidade nacional no seu site oficial http://www.tiagonene.pt.vu/.

Entretanto, deixamos aqui a entrevista conduzida pelo colega de profissão, e também colaborador do PF10, Tiago Griff, a Tiago Nené, um trabalho efectuado ao serviço do Jornal "Observatório do Algarve".


ENTREVISTA DE TIAGO NENÉ AO OBSERVATÓRIO DO ALGARVE

‘Bebe’ inspiração de poetas e de cineastas e considera que a escrita tem ser independente de movimentos literários. A escrita do impulsivo poeta farense Tiago Nené, encontra-se condensada no livro "Versos Nus", a lançar dia 29 de Setembro.

Nasceu em Faro há 25 anos, foi para Lisboa estudar Direito e esteve em Paris pela mão do programa Erasmus, onde, em plena Cidade das Luzes, nasceu o primeiro poema deste seu primeiro livro.

Tiago confessa ao Observatório do Algarve que a escrita poética lhe surgiu na adolescência, enquanto fonte de diálogo interno. “Aquela fase da minha vida foi como que um ‘experimentar de personalidades’ até achar uma que me coubesse. É uma fase de muitas emoções, de muita impaciência, de muita acção. Quando não acontecia algo de novo na minha vida, sentia necessidade de encontrar novas formas de realização e expressão”, explica o autor, ressalvando que, por causa dessa cumplicidade, nunca se sentiu confortável em expor as sua ideias aos outros, o que lhe atrasou a publicação da obra.

Passada a fase “auto-didacta e primitiva”, como ele próprio considera, começaram a surgir as influências literárias. Álvaro de Campos, que admite ler “como uma bíblia”, Bernardo Soares, Allen Ginsberg, Charles Bukowski e, mais recentemente, o espanhol Uberto Stabile, inundaram os seus pensamentos com ideias claras e límpidas, que transcreveu para a obra Versos Nus.

“Um escritor tem de ser um grande leitor e mais do que ser um leitor tem de ser um sujeito apto a absorver personalidades literárias. Só transportando na cabeça bons poetas, só mantendo os sentidos à superfície para acolher um bom poema, se pode, depois, escrever com qualidade”, adianta Tiago Nené ao Observatório do Algarve, mas considera a sua escrita independente, sem as ‘correntes’ dos movimentos literários.

O nascimento

O Versos Nus foi escrito inconscientemente ao longo dos tempos. O primeiro poema ‘nasceu’ em 2004, na altura em que Tiago andava por Paris. “Por essa altura sempre recusei a ideia de publicar um livro. Achava que me faltavam ainda influências que me fizessem amadurecer e achava que precisava de viver mais”, admite.

Em 2006, dá-se uma “enorme explosão interior”: o autor começa a absorver “grandes poetas” e a sua vida pessoal e profissional sofre mudanças drásticas. Ironicamente, esta revolução levou a que começasse a produzir muita poesia, “porque as ideias apareciam na minha cabeça sem esforço”, confessa.

Por essa altura, surgiu um convite da Magna Editora, que Tiago não conseguiu recusar, achando que era o “timing ideal” para lançar a obra.

Sétima arte como plano de fundo


O livro é inspirado pela ideia geral que Tiago Nené tem da poesia e da arte e o autor explica que a sua grande meta com esta publicação é a de influenciar as pessoas com algo “novo, diferente e ambicioso”.

“Não se influencia um leitor dando-lhe aquilo que ele já conhece, dando-lhe mais do que já viu, talvez por isso, haja muito de surrealismo no Versos Nus, que é também um livro de imagens fortes e dinâmicas”.

Os cineastas Tim Burton e Lars Von Trier dão ao autor as doses necessárias do tal surrealismo que afirma estar espalhado pela obra: “Agrada-me colocar o "eu poético" em situações acidentais e insólitas, agrada-me colorir uma situação e buscar uma solução e conclusão para ele, distorcendo a realidade para passar uma mensagem”.

A poesia em Portugal


Tiago Nené não imagina viver da poesia pois considera o mercado português demasiado restrito e admite que para inovar só se pode contar com editoras fora dos grandes circuitos: “É muito difícil publicar um livro em Portugal, principalmente quem quer inovar e lançar ideias e estilos novos. Felizmente vão existindo editoras mais marginais que nos dão aquela que é, para mim, a grande literatura, a que me deixa confuso e, como tal, me influencia”.

Para quem quer publicar pela primeira vez uma obra, o autor de Versos Nus deixa algumas dicas: “Que tenha a certeza do material que tem, que não o faça só por capricho. Que antes de pensar em lançar um livro já tenha lido muita poesia, porque só dessa forma nos podemos tornar mais conscientes face ao material que temos. Que vá mais longe, que acrescente qualquer coisa, que não copie ninguém, que seja audaz e ambicioso. Que não se esqueça que as palavras por si só pouco dizem. A este respeito há um poema de Charles Bukowski que diria tudo: «Então queres ser escritor?»”.

O primeiro lançamento do livro vai ser feito em Lisboa, no Magnólia Café, na Praça de Londres, no próximo dia 29, às 16h00. No Algarve, o lançamento ainda não tem data marcada, mas será na Fnac do Algarve Shopping. Pode ver alguns dos poemas do autor no seu site oficial em http://www.tiagonene.pt.vu/.

Etiquetas:

publicado por Bruno Leite
Comentários a "PF10 APOIA: Tiago Nené-ex-colaborador do Planet Football 10-lança livro "Versos Nus" no próximo sábado em Lisboa"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia