Fechar PFTV
Publicidade
A imagem define tudo?
Há anos que sigo o fenómeno futebol por imperativo profissional. Sou jornalista desportivo há uma década e sinto-me habilitado a falar de futebol com propriedade, sem falsas modéstias.

O futebol tem imensos sofismas mas o maior deles todos prende-se com a imagem. Vamos esquecer Mourinhos, Peseiros e quejandos. Vamo-nos debater apenas nesta temporada para tentar abrir a discussão e expor, em simultâneo, o meu ponto de vista.

Jesualdo Ferreira leva oito vitórias em oito jogos, mas a sua imagem é péssima. Não gosta de rir, é pouco charmoso visualmente.

Paulo Bento foi o menino querido dos sportinguistas, capitalizou, e de que maneira, a caricatura de Ricardo Araújo Pereira sobre o seu portunhol e o seu risco ao meio. Entretanto, venceu uma Taça de Portugal a defrontar apenas adversários de segunda leva - U. Madeira, Rio Ave, Pinhalnovense, Académica, Beira-Mar e Belenenses. No início da temporada, sem arriscar um milímetro, ganhou uma Supertaça através de um remate sem preparação de um jogador que estava lesionado em campo mas que tinha vergonha de pedir para sair.

Camacho tem um currículo ainda mais pobre do que Paulo Bento mas foi rotulado de salvador depois de suceder a um treinador que, um pouco à imagem de Jesualdo, tem uma imagem fraca, com um tique no pescoço que o condena à partida sem vermos um único treino, sem sabermos se é bom ou mau.

Entre Jesualdo, Bento, Camacho e Fernando Santos descobrimos dois campeões nacionais. Precisamente o primeiro e o último. Quais são os que cativam mais os adeptos? Os do meio como a virtude.

Vou um pouco mais longe. Será Paulo Bento, por exemplo, melhor treinador do que Jorge Jesus? Talvez seja para muitos dos que seguem o fenómeno futebol em Portugal porque não diz "motocards" ou "forno interno".

E no resto? No treino? Ah pois, isso não interessa nada.

PS - Quero agradecer a quem me convidou para opinar neste blog. Espero corresponder às expectativas!
publicado por Bruno Pires
Comentários a "A imagem define tudo?"
Meu caro:

Esperas corresponder às expectativas? com textos como estes coitados é de nós em tentar igualar a tua qualidade...

Tenho dito!

Tiago Pinto

www.footballdependent.blogspot.com
30 de outubro de 2007 às 15:12  
Este comentário foi removido pelo autor.
30 de outubro de 2007 às 16:15  
Anonymous Anónimo
O Clube de Futebol Os Belenenses é 1adversário de 2ª leva?Essa afirmação é de bradar aos céus!Pôr o Belenenses(um clube com a sua história/tradição- para quem a conhece claro- e peso na sociedade civil) no mesmo saco que os outros clubes citados(que merecem todo o respeito)é mau de mais para ser verdade.Haja mais respeito pelos clubes que não pertencem aos 3metralhas,que não têm a ajuda das autarquias nem do poder estatal.Ainda tem mais valor aquilo que conquistam(muitas vezes conta tudo e contra todos).E fico-me por aqui...
30 de outubro de 2007 às 18:15  
Estimado colega, sê bem-vindo à equipa Planet Fottball 10. Parabéns pela qualidade do artigo.

Um abraço
30 de outubro de 2007 às 18:25  
Antes de mais, sê bem-vindo à equipa do PF10.
O tema do artigo é muito interessante e dá, de facto, muito que falar e opinar. Existem bons exemplos de sucesso para os dois lados mas, sem imagem não se chega ao topo. Parabéns pelo artigo!
30 de outubro de 2007 às 20:07  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia