Fechar PFTV
Publicidade
Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite
Hoje vamos falar de vários assuntos. A qualificação do Braga para os 16 avos da Taça UEFA, pela segunda vez consecutiva, bem como a ascensão de Roland Linz no mesmo clube, os desenvolvimentos da "novela" Léo e o novo nome apontado para o Benfica; Fred do Olympique de Lyon.

Antes de mais, apraz-me dizer que o Sporting de Braga, tendo em conta o seu orçamento e as suas reais possibilidades financeiras, acaba por ser a equipa que mais tem honrado o país na Europa, isto proporcionalmente, claro, porque o FC Porto continua a ser o emblema, que nos últimos anos, tem elevado o nome de Portugal na Liga dos Campeões.

Ontem o jogo era decisivo para os arsenalistas e só a vitória lhes interessava. O Braga mostrou carácter, personalidade e não se deixou tolher pela pressão (há equipas ditas grandes que não respondem tão bem à pressão). O, adversário, Estrela Vermelha também já vai longe da equipa campeã da Europa, em 1991, formada por Darko Pancev e Robert Prosinecki e não constituiu grande ameaça à equipa de Manuel Machado. Missão cumprida. O Sporting de Braga está nos 16 avos da Taça UEFA. PARABÉNS!

Muito do sucesso do Braga na UEFA, deve-se à excelente performance de um ponta-de-lança que, estranhamente, escapou ao olhar atento dos três grandes. Reformulo... eles consideraram-no, mas estranhamente não o contrataram. Verdade reposta!

Depois de marcar 21 golos e de sagrar-se o melhor marcador, na época de 2000/2001, da 1st league ( uma espécie de Liga de Vitalis da Áustria) Linz, que actuava à época no DSV Leoben, recebeu uma aliciante proposta do Barcelona. A transferência falhou em cima da hora e Roland acabou por rumar ao FK Áustria Viena, onde acabou por marcar 8 golos na principal liga do país.

Num negócio relâmpago, Linz foi emprestado ao OGC Nizza, de França, na época 2004/05, clube com o qual assinou um vínculo de uma temporada com outra de opção. A experiência foi mais curta do que se esperava, visto Linz não ter conseguido nenhum golo.

Na primavera de 2005, Roland Linz transferiu-se para o Sturm Graz e começou muito forte com 4 golos de rajada. Fruto dessa performance, na temporada seguinte regressou ao seu clube, o Áustria de Viena onde conseguiu a melhor temporada de sempre desde que é profissional. 15 golos em 31 jogos, sagrando-se o melhor marcador do país, vencendo o segundo título de campeão da liga principal e obtendo o segundo triunfo na Taça da Áustria.

Depois dessa brilhante temporada ao serviço do FK Áustria, diversos clubes europeus interessaram-se por ele, mas foi o Boavista a ganhar a corrida. De referir que Linz foi a contratação mais cara da história do Boavista; 1.5 milhões de euros. Logo na primeira época maravilhou os adeptos do clube do Bessa ao marcar 10 golos em 28 jogos. Apesar de não ser um número impressionante sempre deu para perceber que Linz é um matador nato e para que aumente a sua performance goleadora basta que tenha bons jogadores a assisti-lo. Ora, existem melhores "assistentes" em Portugal do que os dos 3 grandes? óbvio que não...

No entanto, os grandes clubes portugueses adormeceram e foi o Braga, aproveitando a crise financeira do Boavista, que resgatou o atleta, ficando com 50% do passe por 2,5 milhões. Esta época Linz continua a dar cartas. Na BWIN Liga já leva 6 golos em 12 jogos (só foi utilizado em 8 jogos completos). Lanço a questão para ser debatida aqui no PF10. EM SUA OPINIÃO, SERIA ROLAND LINZ JOGADOR PARA UM GRANDE? Eu vou deixar a minha. Sim, e por ser um clube com menos poderio financeiro que os rivais, o Sporting poderia muito bem ter sido o destino deste ponta-de-lança. Não acham?

Estendi-me bastante com a questão Linz, mas além da opinião, acho importante, de uma vez por todas, ver a sua carreira devidamente analisada numa publicação. Já que ninguém o fez de uma forma tão detalhada, decidi fazê-lo. Já era hora.

Passemos ao outro tema em destaque no "Diz que é uma espécie de opinião", a novela Léo. Já apontei há três dias atrás uma série de erros estratégicos na gestão desportiva do Benfica, entre as quais a não renovação com Léo. Infelizmente, para os benfiquistas e para a qualidade da BWIN Liga, Léo vai mesmo sair do Benfica. Isso é ponto assente. Luís Filipe Vieira não pretende pagar 1 milhão de euros/ano ao jogador de 32 anos, mas que é uma das maiores figuras do clube na actualidade. No entanto, pelas informações que circulam nos "bastidores", Gilberto, de 31 anos, é o nome destacado para substituir Léo e não admite vir ganhar menos de 1,5 milhões/ano. Quanto a mim o Benfica vai ter mais olhos que barriga e acabará por perder... os dois! A saída de Léo, depois de Simão e Miccoli é mais um auto-atentado do presidente do Benfica ao seu mandato. Os benfiquistas começam a desconfiar...

E O NOME DO DIA PARA REFORÇO DO BENFICA É!!! FRED!! Ora bem, nem de propósito. Ainda anteontem reunido com um amigo e a discutir algumas questões relativas às boas oportunidades nesta reabertura do mercado de inverno Fred veio à baila. A situação do magnífico ponta-de-lança brasileiro. O Lyon estará disposto a negociá-lo definitivamente por uma verba a rondar os 10/12 milhões de euros e de facto seria uma excelente oportunidade para o Benfica ou para o FC Porto. Visto o Sporting não se meter nestas aventuras de negócios dos milhões.

No entanto, tendo em conta a forma como tem sido efectuada a gestão desportiva do Benfica, eu diria que Fred não vem para o Benfica com total certeza! Oxalá me engane REDONDAMENTE a bem do futebol português. Agora já sabem como será...mais uma novela com capas diárias, elogios ao Benfica...e no fim se verá se é apenas ... mais do mesmo.

Vou terminar por aqui porque esta espécie de opinião já vai longa...Espero que deixem as vossas críticas e que participem activamente com as vossas opiniões!!

Etiquetas:

publicado por Bruno Leite
Comentários a "Diz que é uma espécie de opinião...por Bruno Leite"
Anonymous Anónimo
Bem, Linz é jogador com valor para um grande. Muito jeito dava a qualquer um dos rivais da 2.ª circular. Porque o Porto está bem servido com o Lisandro. Excelente artigo...espero que seja para continuar esta análise diária, digamos. Forte abraço a toda a equipa:)
20 de dezembro de 2007 às 12:24  
Anonymous Anónimo
Sim, o SCP deiva ter ido buscar o Linz em vez do cromo do Derlei e do Purovic... O Linz já fez mais pelo Braga que estes dois pelo Sporting...
20 de dezembro de 2007 às 17:38  
Apesar de ainda não ter mostrado grandes coisas, Purovic tem sido um jogador útil no plantel do SCP.

Entre Derlei e Linz acho que não há muito que pensar! Linz é bastante melhor embora sejam jogadores com características diferentes...
21 de dezembro de 2007 às 07:43  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia