Fechar PFTV
Publicidade
TÉOFILO CUBILLAS...o rei do futebol peruano
Teófilo Cubillas nasceu a 8 de Março de 1949 no distrito de Lima, Puente Piedra. Começou a jogar futebol nos escalões jovens do Alianza Lima, já nessa altura “El Nene”, como era apelidado, dava nas vistas pela técnica invulgar com que se exibia em campo…um verdadeiro talento.

Em 1965, aos 16 anos de idade, fez a sua estreia como profissional na equipa sénior do Alianza Lima. Na primeira época, Cubillas não se intimidou e foi logo o melhor marcador do campeonato peruano, feito que repetiu em 1971. Um ano depois “El Nene” foi eleito o melhor jogador da América do Sul. Era a confirmação daquilo que todos já sabiam. Estávamos perante um génio.

Teófilo jogou na equipa branca e azul até 1973, altura em que foi vendido ao Basileia da Suiça. Seis meses após a chegada ao país helvético, o jogador peruano foi transferido para Portugal, mais concretamente para o Futebol Clube do Porto. Aqui, Cubillas fez duas épocas de grande nível onde foi o melhor marcador. Em 1977 regressou ao Alianza Lima onde venceu o bicampeonato de 1977 e 1978. Em todo o percurso pelo clube de “La Victoria”, Cubillas apontou 295 golos.

Mas a aventura de “Teó” pelo futebol ainda não chegara ao fim. Em 1979 foi contratado pelos Strikers de Lauderdale, onde em cinco temporadas fez 120 jogos e marcou 59 golos. Com esta bela soma, tornou-se o melhor marcador de sempre da história do clube americano. Outro recorde obtido foi contra o Aztecas de Los Angeles, ao marcar três golos em apenas sete minutos.

Cubillas retirou-se em 1985, com 36 anos de idade, depois de vinte anos a jogar futebol profissional. Mas ainda não era um abandono definitivo…em 1987, depois do acidente de avião que vitimou todos os jogadores do Alianza Lima, “El Nene” decide regressar ao seu clube de sempre para ajudar à recuperação, completando uma época e em seguida retirando-se definitivamente.

SELECÇÃO NACIONAL

Teófilo Cubillas estreou-se na selecção peruana com 20 anos, aquando da participação nas eliminatórias para o Mundial México 70. Na fase final desse Campeonato do mundo, “El Nene” marcaria cinco golos sagrando-se o melhor marcador da equipa nacional. A partir daí consolidou-se como o “10” da selecção. Em 1975, o médio criativo fez parte da histórica equipa que venceu a Copa América. Três anos depois, no Mundial da Argentina marcou cinco golos cotando-se como o segundo melhor marcador da competição, atrás do ponta-de-lança argentino Mário Kempes. O “Espanha 82” foi o último mundial de Cubillas. Uma despedida amarga, pois os peruanos não conseguiram passar a fase de grupos e a grande estrela não obteve qualquer tento na competição.

Em jogos oficiais pela selecção, Teófilo Cubillas marcou 26 golos em 86 presenças, mas se contabilizarmos também os jogos particulares disputados pela equipa nacional chegamos à bonita marca de 45 golos em 117 jogos. Números que fazem de Cubillas o maior goleador de sempre da história desta equipa.

MAIOR GOLEADOR CENTROCAMPISTA EM MUNDIAIS

Os dez golos apontados em três mundiais, colocam “El Nene” como o máximo goleador peruano nos mundiais e o privilégio de ser o sétimo goleador da história desta competição. Um dado pouco mencionado, mas bastante importante é que Cubillas é o maior goleador centrocampista dos mundiais e tem a melhor média de golos por jogo de todos os médios da competição mais importante a nível mundial, acima de génios como Diego Armando Maradona, Zico e Johan Cryff, para citar apenas alguns. Os seis jogadores que superaram Teófilo em golos em campeonatos do mundo jogaram não só maior número de partidas, como eram todos avançados e não médios.

Os sul americanos defendem que as estatísticas e o talento de “El Nene” não só comprovam que ele foi o melhor jogador de todos os tempos do Perú, mas também um dos 5 melhores de todos os tempos na América do Sul.

PRÉMIOS

-Cubillas tem a honra de fazer parte da “FIFA 100”, lista que distingue os 125 melhores futebolistas de todos os tempos.
-Destacado como um dos 11 melhores jogadores de todos os tempos segundo a revista argentina “El Gráfico”.
-Melhor jogador da América do Sul em 1972.
-Melhor médio atacante da liga dos Estados Unidos em 1981.
-Destacado como um dos 11 melhores jogadores de todos os tempos segundo a revista argentina “El Gráfico”.
-Integrou a equipa de todas as estrelas da liga dos Estados Unidos em 1981
-Bota de Prata no Mundial Argentina 78 por ser o segundo melhor marcador do torneio.
-Considerado o segundo melhor jogador jovem a nível mundial (ao nível da performance), depois de Pelé.

Etiquetas:

publicado por Bruno Leite
Comentários a "TÉOFILO CUBILLAS...o rei do futebol peruano"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia