Fechar PFTV
Publicidade
EURO 2008: Portugal 2-3 Alemanha



Portugal perdeu com a sua congénere alemã por 3-2 e disse adeus ao Euro 2008. O sonho foi bom, mas acabou mais depressa do que o esperado. A equipa de Luiz Felipe Scolari não soube ser igual a si própria e deixou-se emaranhar na teia alemã, esta, aliás, muito bem montada pelo inteligente e astuto Joachim Low.

Depois de uma primeira fase pouco brilhante, os alemães não eram considerados favoritos, nem se consideravam favoritos. Algo que para mim não foi mais do que uma estratégia para "embalar" os "tugas" numa viagem de regresso a casa, sem quase que dessem por isso. Sempre disse aos meus amigos, cuidado porque por vezes esquecemo-nos que a grande equipa, a grande selecção é a Alemanha, são eles que mais títulos europeus têm, foram eles que nos afastaram na qualificação para o Mundial 98, foram eles que nos venceram copiosamente no Mundial de 2006 e são eles aquela típica equipa fria que não precisa de jogar bonito, ou mais que o adversário, para vencer.

Quase que parece que não acho que somos melhores que eles. Pura ilusão, em termos de talento individual somos sem dúvida muito superiores. Temos os melhores jogadores do mundo, Ronaldo, Deco, Pepe, Ricardo Carvalho, Bosingwa, só para citar alguns. Todos eles a representar algumas das melhores equipas do mundo e pagos a peso de ouro. No entanto, aquela equipa, a qualidade que por vezes nos faltava, e que se viu em grande nos dois primeiros jogos do Euro, desapareceu com a Suiça e ontem também andou fugida...

Na altura não escrevi, não fosse Ricardo chamar-me mais um "Profeta da Desgraça", mas também sempre fui da opinião de que contra a Suiça não deveríamos ter mudado tantos jogadores. Porque considero que numa competição curta os níveis motivacionais e de entrosamento de uma equipa são fundamentais e que a sua continuidade para uma fase a eliminar é fulcral.

Em segundo lugar, discordo também que uma paragem de 8 dias numa competição seja benéfica para os jogadores e para a equipa, por ser demasiado longa. A falta de rotina, o ritmo de jogo que decresce (todos sabemos que os treinos são completamente diferentes) muitas vezes afecta o rendimento dos jogadores, pela negativa. Essa é mais uma razão para que não se mudasse tanto contra a Suiça. Acho que também faltou bom senso dos jogadores e da equipa técnica na abordagem a essa mesma partida, deveriam ter entendido a importância que aquele duelo significava para os emigrantes e não conseguiram lá chegar...

A imprensa desportiva que acompanhou a Selecção acaba por ser cúmplice nesta situação devido ao encobrimento que tentou dar ao fracasso que foi a derrota com a Suiça, uma equipa de 3.ª linha do futebol europeu que, aliás, nunca tinha vencido qualquer jogo numa fase final. Se calhar, por muito que nos custe a aceitar ainda não somos os melhores do mundo, aliás com muita pena minha, e de todos vós com certeza, porque ainda não ganhámos nada.

Todos sabemos o corropio de empresários e negociações que decorreram em simultâneo no estágio da selecção, pior, dentro do hotel onde ficou hospedada a equipa nacional. Estes factos foram também encobertos por todos aqueles que eram parte interessada nos "negócios" paralelos ao Euro.

Cristiano Ronaldo, por muito bom profissional que seja, não conseguiu resistir à pressão do Real Madrid, via empresário Jorge Mendes, que durou antes, durante e continuará, certamente, depois do Euro. Isso reflectiu-se nas suas exibições que foram uma sombra do seu valor. Basta lembrar que no jogo com a República Checa, quando Ronaldo foi eleito o MVP, teria sido Deco a merecer a referida distinção. Influências...já se sabe porque de Ronaldo só vimos 20%.

Deixei o pior para o fim. Ricardo. Há anos que escrevo sobre a qualidade mediana deste guarda-redes. Há anos, escrevi que este não era guarda-redes com categoria para defender a baliza do Sporting, defendi também, e sempre, que não é guarda-redes para a Selecção Nacional, não obstante ter sido um herói nos jogos com a Inglaterra, onde brilhou nos...penalties. Mas um grande guarda-redes não é bom só por ter "feeling" para defender grandes penalidades, tem de ser excelente entre os postes, para mim Ricardo é muito bom aí, mas também tem de ser seguríssimo nas saídas e esse sempre foi o calcanhar de Aquiles. Ricardo foi, é e será sempre um péssimo guarda-redes nas saídas, extremamente inseguro e capaz de "enervar" qualquer adepto consciente da equipa que defende.

O Sporting perdeu o título nacional em 2005, no Estádio da Luz, devido a uma falha de Ricardo numa bola alta. Portugal perdeu o Euro 2004 frente à Grécia devido a uma péssima saída de Ricardo, permitindo o golo a Charisteas e ontem, embora não tenha sido só por isso, Ricardo falha em dois dos três golos sofridos pela equipa das quinas. Apesar do terceiro golo ter sido precedido de falta, Ricardo tem de contar, e pela forma como se saiu, convicta, que o árbitro pode não apitar, o que aliás veio a suceder.

Scolari não tiraria Ricardo da baliza nem que Gianluigi Buffon tivesse renascido em Portugal e tivesse já idade sénior, disso tenho eu a certeza. E isso demonstra que nem sempre jogam os melhores, o que além de ser injusto é demonstrativo que, por muito bom que um treinador seja, nem sempre consegue discernir com coerência simpatia de qualidade. Já agora para que fique claro, o melhor guarda-redes português é de longe o Quim, do Benfica que teve a infelicidade de ficar de fora do Euro, devido a lesão. De qualquer forma é fácil perceber que "o menino de Scolari" seria titular...

Scolari falhou!!! Mas não só em Ricardo... falhou muito também ao anunciar a sua ida para o Chelsea em plena competição. Como é óbvio e por muito que se queira disfarçar esse facto, isso afectou o grupo, mais que não seja desconcentrou-oe desviou as atenções da concentração da selecção para a desconcentração em torno da saída do seleccionador. Pior! Scolari referiu antes do Euro que só anunciaria o seu futuro no final da competição, mas não cumpriu com a sua palavra, ou será que o Chelsea divulgou sem a sua autorização? Quiçá...no entanto importa relembrar a intransigência de Scolari quando antes do primeiro jogo do Euro 2004 viu nas páginas dos jornais o anúncio de um pré-acordo com o Benfica veio furiosamente afirmar que «agora mesmo que saia da Federação posso ir para qualquer lugar, mas para o Benfica já não vou». A diferença é dos milhões ou não será Sr. Scolari? Afinal não é um homem de palavra...muda de valores consoante o cheque que lhe apresentam...

É com grande tristeza que escrevo este texto, é com muito maior tristeza que vi a derrota de ontem e vi acabar o meu sonho de ver Portugal Campeão Europeu. Voltámos ao tempo dos coitadinhos...da equipa que joga muito bem mas que não ganha nada, mas acredito que foi um acidente de percurso provocado pelas influências externas e más opções permitidas pelos responsáveis da Federação. Por favor tirem-me deste pesadelo já...venha o mundial 2010 para que voltemos a ter razões para sorrir! Porque somos movidos a vontade de vencer!!!

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "EURO 2008: Portugal 2-3 Alemanha"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia