Fechar PFTV
Publicidade
Porque fazes tanta "burrada" Benfica?
Mudam-se os tempos no Benfica...nova equipa técnica, novo director-desportivo, novos jogadores, muitas saídas no plantel encarnado e muitas mais por se efectivar. Ao analisarmos as últimas 20 épocas do Benfica facilmente entendemos o porquê do fracasso continuado. Saída de alguns dos melhores jogadores, muitas vezes dispensados a custo zero ou perto disso, a entrada de jogadores com nível terceiro mundista (escreveria facilmente uma lista deles numa página A4), a troca sucessiva de treinadores em cada uma das temporadas, as fugas de informação para o exterior, a falta de mística dos jogadores que envergam aquela camisola, a falta de consistência da estrutura do futebol...já estão cansados não é? Também eu, por isso não vale a pena ir mais além, senão adormecemos por aqui...

Concordo com a política adoptada pelo Quique e pelo Rui Costa no que respeita à contratação de jogadores. Regra geral a aposta (de primeira linha) incide em jogadores da liga espanhola, como são Carlos Martins, Balboa e Pablo Aimar. E se o director desportivo dos encarnados levar os negócios pendentes a bom porto, Luís Garcia, Roysten Drenthe (tal como o PF10 anunciou em 1.ª mão há um mês e meio atrás) e Belletti poderão juntar-se ao leque já disponível, o que dotaria o plantel do Benfica de muito valor, mas não necessariamente de uma grande equipa.

Mas o pecado capital desta gestão cúmplice de Rui Costa e Quique reside na estranha dispensa de duas das maiores promessas do futebol europeu, concretamente Fábio Coentrão e Freddy Adu. Quique já afirmou que conta com os jovens talentos pois estes são o futuro do Benfica, mas exprimiu que o momento é de recuperação da história do clube e como tal só jogadores consagrados podem estar à altura de tamanha responsabilidade.

Neste contexto entendo os empréstimos de Fábio Coentrão e Freddy Adu, porque saem para jogar e voltariam muito mais fortes, mas deixo de entender tudo a partir do momento em que o Benfica cede o direito de opção de compra aos clubes receptores dos atletas, facto que poderá provavelmente fazer com que os dois saiam em definitivo. Se Quique afirma que os jovens são o futuro do clube como pode abdicar mais precisamente dos dois jovens mais promissores, a par de Fellipe Bastos e Di María, nos moldes que são publicamente conhecidos?

O negócio Coentrão foi estranho. O jogador viajou para Roterdão onde iria assinar pelo Feyenoord, mas teve ordem de regresso após ter sido informado que era peça chave na conclusão do negócio Aimar. Basicamente deixou de rumar à 3.ª maior equipa da Holanda para jogar na segunda liga espanhola, onde não lutará por títulos. Mais estranho é o facto da cláusula de opção do extremo estar fixada em 6 milhões de euros. O Benfica está em saldos? Um talento nato como Coentrão deveria ser trabalhado e valorizado para que daqui a uns anos pudesse ser vendido pelo valor real que um talento como ele merece. E neste caso nem haverá a desculpa de a cláusula ser mais baixa pelo facto de Coentrão estar envolvido no negócio do jogador argentino porque já era sabido que o Feyenoord também ficaria com direito de opção pelo mesmo valor.

O caso Freddy Adu é o que causa mais apreensão aos adeptos, visto tratar-se de um dos mais mediáticos e mais promissores jovens do futebol mundial. O Benfica bateu alguma concorrência de peso (em termos financeiros) e adquiriu-o por cinco anos; Adu não foi uma aposta muito consolidada pelo clube, mas justificou e muito, jogando apenas minutos suficientes para totalizar cinco jogos completos (caso os contabilizassemos de seguida) e marcou precisamente cinco golos, ou seja conseguiu uma média de um golo por jogo, tornando-se no jogador mais eficaz do Benfica e da Bwin Liga. Se no caso de Coentrão a verba é pública, no caso de Adu isso não é sabido, nem é certo que essa verba exista, o que seria muito bom para o Benfica. No entanto, estas dúvidas preocupam os adeptos que inclusive já lançaram uma petição online tendo como objectivo o regresso do atleta no fim da época.

O comunicado do Benfica foi confuso e deixou toda a gente na dúvida, até muitos colegas jornalistas com quem já troquei algumas impressões. Caso o Mónaco possa adquirir Adu definitivamente qual é a verba estipulada para a compra? Essa quantia existe e está estipulada ou é decidida pelo Benfica à posteriori, caso o clube pretenda vender? Há muitas interpretações do comunicado emitido pelo Benfica, osórgãos de comunicação interpretam de uma forma, os adeptos interpretam consoante o que mais desejam e nós, na realidade, não sabemos em que ponto ficou o negócio porque não poderemos informar sobre algo que simplesmente não se encontra devidamente esclarecido.

Enfim, os anos passam e os negócios à Benfica parecem continuar a ser tiros no pé, sobretudo estes que permitem que um dia mais tarde os jovens valores se tornem grandes jogadores a nível mundial, ao preço da chuva e algumas vezes mudem para clubes rivais. Vamos aguardar para ver por quanto poderá sair Adu, se sair, e se o Benfica não se arrependerá destas duas "perdas".

Etiquetas: , , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "Porque fazes tanta "burrada" Benfica?"
Anonymous Anónimo
Onde é que raio o Fabio Coentraõ é um talento nato? Não Joga nada!!

E o Adu esse talvez mas o ano anterior! Marcou 5 goslos sim ,mas falhvas passes. transiçoes.

Porém gostava qe o Adu ficassse .
Gosto dele.
23 de julho de 2008 às 20:23  
Anonymous Anónimo
Muito se preocupam com o Benfica...ambos os jogadores foram emprestados e não vendidos além disso ambos foram para onde quiseram ir por isso deixem se de tretas e de criticar por não ter mais nada para fazer.
23 de julho de 2008 às 20:24  
Caro anónimo,

Os jogadores forAm emprestados, mas pelo menos no caso de Coentrão é público que se o Saragoça pagar 6 milhões o jogador deixa de pertencer ao Benfica. Quanto ao Adu ainda temos dúvidas de que assim seja, devido à falta de esclarecimento da SAD encarnada. E já agora, este blog não trata de tretas como referiu e muito menos quem aqui escreve não tem mais nada para fazer, bem pelo contrário e felizmente que isso está longe de acontecer.

Todos podem discordar, o artigo é de opinião e as pessoas têm formas diferentes de pensar o que é até salutar, mas é importante não ultrapassar a linha da discordância para a opnião leviana e infundamentada sobre o trabalho desenvolvido neste blog que está prestes a completar três anos.

Continue a preferir-nos e a participar.

Cumprimentos,

Planet Football 10
24 de julho de 2008 às 00:22  
Anonymous Anónimo
Mas é engraçado que so descobrem defeitos no Benfica...na minha opiniao deviam mudar o nome do blog para Porto Football 10 assim ate aproveitam o logo e tudo...
24 de julho de 2008 às 19:40  
Anonymous Anónimo
Concordo com o post! E no meio disto tudo o Sr. Mantorras continua no plantel ano após ano a ganhar uma fortuna para não jogar... ahhh, é verdade, mas esse é afilhado do LFV por isso pode lá estar até aos 40 anos!
24 de julho de 2008 às 20:22  
Caro anónimo, as críticas referentes ao Benfica serão efectuadas sempre que acharmos coerente fazê-las.

Se não há tantas críticas ao Porto talvez seja porque de facto o clube erra muito menos e é muito provavelmente por essa razão e pelos erros consecutivos do Benfica que tem existido durante anos a fio um fosso cada vez maior entre os dois.

De qualquer forma também o Sporting e o FC Porto já foram visados noutras ocasiões, como é natural, pelo que a sua crítica, embora acatada pela equipa PF10, não tem fundamento. E já agora, embora revele muita criatividade, o nome do blog está muito bem assim.

Cumprimentos,

Planet Football 10
25 de julho de 2008 às 10:14  
Anonymous Anónimo
É engraçado estarem a criticar um dos maiores benfiquistas que eu conheço como é o Bruno Leite. As críticas dele ao Benfica vêm de uma análise que ele, apesar de benfiquista ferrenho, sempre soube fazer ao seu clube. Fizessem os dirigentes do clube dele a análise que o Bruno sabe fazer e talvez eu, como portista, tivesse que me preocupar mais com o benfica.
25 de julho de 2008 às 14:56  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia