Fechar PFTV
Publicidade
MOURINHO EM ENTREVISTA AO SITE DO SLB: «Este Benfica tem mais potencial»
Na véspera de Benfica e Inter de Milão se reencontrarem, em plena estreia da Eusébio Cup, no Estádio da Luz, José Mourinho abordou, em exclusivo no Site Oficial do Benfica, o significado que tem para si marcar presença na competição e reencontrar velhos amigos. O técnico do Inter de Milão traça o perfil da sua equipa nesta fase da temporada, elogia o novo Benfica, conta a razão pela qual tem um carinho especial por Quique Flores e convida até Eusébio a entrar no seu balneário. Mourinho, ao seu estilo.

RESPEITO POR EUSÉBIO E OBJECTIVO COM IBRAHIMOVIC

Qual a importância de inaugurar uma competição cujo nome – Eusébio Cup – tem um significado especial e de, nesse mesmo jogo, ter pela frente o clube onde se estreou como treinador principal?

Gosto de jogar na Luz, sempre gostei enquanto treinador do Benfica, gostei depois como adversário e treinador do FC Porto e foi óptimo voltar com o Chelsea, ainda que para um amigável. Sentirei agora o mesmo prazer ao regressar novamente. O facto de a Taça ter o nome de Eusébio tem um claro significado especial. Mas quanto ao jogo não, pois continuo a dizer que não procuro as taças na pré-época; procuro, sim, as outras que se ganham em Maio. Mas o respeito que o nome de Eusébio impõe, obriga-nos a jogar com isso no pensamento.

É um Inter quase invicto (sofreu apenas um golo desde o início da pré-temporada) aquele que se apresenta na Luz. É uma equipa já à sua imagem aquela que vai defrontar o Benfica?

Bom, há que lembrar que o Inter quase não tem defesas nesta altura. Quando cheguei, Chivu, Samuel e Cordoba estavam parados na sequência de cirurgias difíceis e recuperações demoradas. Depois, com a lesão de Materazzi, ficámos apenas com Burdisso. No entanto, trabalhamos muito a nossa organização defensiva e estamos a sentir-nos confortáveis em campo. Por outro lado, só agora Ibrahimovic regressou e, verdade seja dita, se eu pensava que ele era um dos melhores do Mundo, trabalho agora com ele com a ambição comum de vir a ganhar a Bola de Ouro. Trata-se de um superjogador e com ele esta equipa é obviamente melhor. Mas temos um longo caminho a percorrer, pois nunca é fácil para uma equipa – e para um treinador – sair de uma rotina de anos e jogar de um modo diferente. Vamos com calma.

ELOGIOS A AIMAR, REYES E... QUIQUE FLORES

O que conhece deste Benfica e qual a sua opinião acerca do plantel? Terá o Benfica condições para voltar aos bons resultados esta época?

Parece-me, à distância, ser uma equipa com mais potencial. Tem alguns novos jogadores com experiência e classe, como Aimar e Reyes; tem outros que não conheço tão bem, mas que seguramente foram alvo de análise detalhada pelo Quique e pelo Rui e já tinha alguns jogadores importantes. Assim, obviamente que todos esperam mais. Até pelo futebol português, todos esperamos que os três grandes façam uma grande época e que a competitividade seja muito maior do que foi na época passada.

Mourinho e Quique Flores são mútuos admiradores desde os tempos em que representavam o Chelsea e o Valência. Qual a sua opinião sobre o agora técnico do Benfica?

É certo que não o conheço bem, mas há dois anos joguei contra o seu Valência na Champions e analisei durante algumas semanas o seu trabalho e a sua equipa de então. Pareceu-me, sem dúvida, uma óptima equipa e por isso o considero um treinador muito bom. Depois, ao nível pessoal, pareceu-me ser muito equilibrado, metódico e simpático. Por tudo isso, respeito muito o seu trabalho e espero que seja feliz no nosso País.

PORTA ABERTA PARA EUSÉBIO

O início da temporada aproxima-se a passos largos e tanto o Inter como o Benfica procuram atingir a melhor forma possível nesta altura. Assim, poderá prever-se um jogo de grande intensidade nesta sexta-feira?

Nós disputaremos a Supertaça de Itália dentro de poucos dias e por isso jogaremos com um pé à frente e outro atrás. Não arriscarei com pequenas lesões, mas obviamente que depois de jogar em Munique e em Amesterdão contra dois históricos, temos agora a possibilidade de o fazer na Luz e queremos aproveitar ao máximo este jogo com o Benfica. Necessitamos de dificuldades para crescer e o Benfica pode dar-nos o que precisamos. Uma cultura de futebol diferente, um estádio com ambiente, uma equipa que quer ganhar em sua casa, jogadores que se querem afirmar... Acredito que será muito bom para nós e que nos ajudará a crescer. Obviamente que penso que também nós poderemos ajudar o Benfica a ser melhor, porque para eles será também uma boa experiência jogar contra uma boa equipa, como nós, com uma cultura diferente, com bons jogadores e que também lutam por um lugar numa equipa e na lista das Champions. Como o Inter não produziu, nos últimos anos, talentos italianos, tenho que deixar cinco jogadores fora da lista para a UEFA... e eles sabem disso.

Eusébio não escondeu o orgulho e a emoção de poder contar com a sua presença, bem como com a de Luís Figo e do próprio Inter, neste torneio...

Sabe, quando cheguei ao Inter, o clube tinha alguns aspectos da sua pré-época fechados por contratos, mas existiam alguns espaços que eu poderia adaptar ou preencher. Quando me chegou às mãos o convite do Benfica, falei com o senhor Moratti que foi peremptório: «Eusébio e Benfica? Vamos! Um grande jogador que o meu pai quis contratar...; o Benfica, que o Inter bateu, num jogo fantástico, na final da Taça dos Campeões; vamos»... E eu, claro, aceitei com muito prazer. Eusébio é Eusébio e quando dele se fala todos os portugueses esquecem cores ou clubes. Há unanimidade nacional. Assim como vi uma Munique Arena cheia para homenagear Beckenbauer, gostaria de ver a Luz fazer o mesmo a Eusébio. Não se trata do Inter ou do Benfica, trata-se de Eusébio. Espero-o no meu balneário, pois ele pode entrar.
------

Reveja a conferência de imprensa na qual José Mourinho foi apresentado como treinador do clube milanês. Notícia avançada em EXCLUSIVO MUNDIAL em Outubro de 2007 pelo Planet Football 10.


Parte 1/4

Parte 2/4

Parte 3/4


Parte 4/4

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "MOURINHO EM ENTREVISTA AO SITE DO SLB: «Este Benfica tem mais potencial»"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia