
Se analisassemos apenas o início de temporada do FC Porto, e do próprio Rodriguez na sua nova equipa, provavelmente o jogador uruguaio já estaria sobejamente arrependido de trocar a Luz pelo Dragão. Saiu de um clube onde era amado, colhendo imediatamente ódios irrerversíveis, e foi para um rival, um grande rival que dá tudo por chamuscar uma pena da águia.
De facto, à primeira vista, o Benfica teria saído bastante atingido com este golpe de Pinto da Costa. Noutros tempos, a enorme perda de um dos melhores jogadores do clube seria uma catástrofe, mas agora...agora há Rui Costa e a música incutida pelo Maestro parece estar a pautar o Benfica pelas notas do sucesso.
Ainda é muito cedo para avaliar os frutos de um trabalho que é ainda muito virgem, mas julgo que uma coisa ninguém pode pôr em causa, a capacidade de Rui Costa em trazer jogadores de classe para o Benfica. Pablo Aimar, David Suazo, só para citar os mais mediáticos, mas perdoem-me destacar um, que começa a ganhar consistência considerável nesta equipa, José António Reyes.
Golos, dribles, jogadas de encher o olho e assistências perfeitas têm sido algumas das notas de cartaz deste magnífico jogador que ontem deu mais um recital frente à Naval. É graças a ele que os adeptos encarnados esqueceram facilmente Rodriguez, é também muito graças a ele que estes adeptos sedentos das vitórias gloriosas de outrora estão a sonhar novamente.
O reverso da medalha vive-se no Dragão. Não obstante Rodriguez ser um jogador de grande qualidade e que muito admiro parece não estar a pegar de estaca na equipa de Jesualdo. Na minha perspectiva esta situação vive-se muito por culpa do técnico português que ainda não entendeu como retirar maior aproveitamento do talentoso esquerdino.
À saída do Estádio do Dragão, após a derrota com o Leixões, Rodriguez viu o seu carro ser cercado por furiosos adeptos do FC Porto que o atemorizaram e estilhaçaram um vidro do carro. Maus sinais para o extremo portista que parece ter passado do novo super herói do FC Porto a um dos jogadores mais odiados nesta má fase da equipa de Jesualdo Ferreira.
Contas feitas, reza a história que no final o FC Porto fica normalmente a rir-se nestas situações, mas uma coisa parece certa. Rodriguez é muito bom, mas o Benfica contratou ainda melhor, os adeptos encarnados já o esqueceram e aqueles que pareciam querer idolatrá-lo para os próximos anos, os adeptos do FC Porto, já lhe começaram a virar as costas.
Mas no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira, pelo que as próximas 24 jornadas da Liga ditarão mais sobre Rodriguez vs Reyes. Uma coisa é certa, é muito bom podermos contar com dois jogadores deste calibre na Liga portuguesa e o culpado é o Benfica...