
É ginasta, chama-se Sara Juromito Silva e tem apenas 13 anos. Esta é uma definição simples para caracterizar uma menina que conquistou a Europa no passado fim-de-semana. A atleta portuguesa do Corpore Ginásio (Açores) brilhou no Open Internacional de Ginástica Aeróbica, ao terminar a sua prova, no escalão de de juvenis, na segunda posição.
Sara foi uma das cinco ginastas desta equipa que marcaram presença em Viena, na Áustria, no passado fim-de-semana. As atletas foram acompanhadas e monitorizadas pela treinadora Alexandra Barroso, que além de chefe da delegação portuguesa desempenhou também as funções de juíz internacional.
Alexandra Barroso realçou os excelentes desempenhos das suas atletas e os resultados alcançados:

“Foi com uma enorme alegria que regressamos desta prova pois superámos os objectivos a que nos tínhamos proposto. Estes incidiam principalmente na obtenção de resultados para manutenção do Percurso de Alta Competição e foram superados, pois a juvenil Sara Silv
a ganhou uma medalha entre 76 ginastas. Por outro lado, a juvenil Luana Minucci também consegue passar a estar integrada nestas nomeações do Instituto do Desporto de Portugal, não só pela classificação obtida em termos individuais mas também pela classificação conseguida pelo trio”, revela a treinadora.
Sara Silva foi a grande revelação da competição, ela que já é uma campeã absoluta nas provas nacionais, ao alcançar o segundo lugar na categoria «Individual Feminino do escalão Juvenil». A

prova foi vencida pela ginasta russa Anna Malysheva, por uma diferença mínima de apenas 0,150 pontos. Nesta categoria competiram ainda Luana Minucci (10º lugar) e
Yasmin Choonara (13º lugar) entre 76 ginastas de diferentes países. Na final da categoria Trio, Sara Silva, Luana Minucci e Yasmin Choonara alcançaram o sexto lugar.
No escalão de juniores (15-17 anos), Andreia Simão conquistou o 12º lugar entre 40 ginastas, numa prova ganha pela atleta da República Checa, Mónika Gerzova, tendo a húngara Dora Lendvay finalizado na segunda posição.
Finalmente, e no escalão sénior, Sara Sardinha conquistou o quinto lugar, numa prova que contou com 28 ginastas. À sua frente ficaram Lubov Gazov (Áustria), Andrea Cvachova (República Checa), Alexandra Horvat (Roménia) e Edina Erdei (Hungria).
Apesar dos bons resultados verificados, Alexandra Barroso pretende alcançar voos ainda mais altos, mas lança o recado: "Brevemente vamos necessitar de um praticável de ginástica numa área maior, pois os novos regulamentos internacionais assim o exigem a partir de Janeiro", rematou.