Fechar PFTV
Publicidade
DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE OPINIÃO: A vergonha do futebol português
Todos assistimos à vergonha de sábado no Benfica-Sporting, a final da Carlsberg Cup. Mas parece que estamos somente a centrar-nos, embora esse seja um ponto fulcral e importantíssimo, sobre Lucílio Baptista. Vamos por partes.

Quando vi o onze inicial do Benfica pensei, afinal é desta Quique! que o Benfica vai explanar todo o seu futebol com um 4-4-2 em losango com Suazo e Nuno Gomes na frente, Aimar no vértice mais adiantado do losango e no apoio directo, como n.º10 que é, aos avançados e um restante trio de meio-campo composto por Reyes, Ruben Amorim e Katsouranis. Pois bem, nada mais errado!

Suazo jogou na frente com o Gomes, mas no meio-campo deu-se a surpresa total. Reyes, um extremo-esquerdo jogou na direita (embora não fosse já a primeira vez), Pablo Aimar, "O Dez", jogou como médio-esquerdo, enquanto Ruben Amorim e Katsouranis dividiam as despesas do meio-campo defensivo. Como seria de esperar, não resultou...

O Sporting alinhou sem surpresas, pelo menos Paulo Bento tem-se mantido fiel às suas próprias ideias, enquanto Quique parece ainda não ter encontrado e consolidado as suas, embora o considere um bom treinador há ali alguma coisa que ainda está a falhar.

O jogo foi uma abstracção daquilo que eu, e certamente grande parte dos amantes do futebol esperavam. Ou seja, estádio cheio, condições climatéricas excelentes, final de tarde/início de noite, melhor tv "sharing" da época num jogo em Portugal e, à partida, dos melhores intérpretes que há em Portugal. O que é certo é que Liedson, Suazo, Rochemback, Reyes, Nuno Gomes, Derlei, Katsouranis, João Moutinho, Pablo Aimar, entre outros, não foram capazes de dar-nos um bom espectáculo de futebol, nem bom nem mais ou menos. Foi mesmo muito fraquinho. Temos, definitivamente de começar a aumentar o nosso nível de exigência não só para com os árbitros que têm de facto uma falta de qualidade incrível, mas também para com os jogadores, pois alguns têm, ou pelo menos são identidicados como craques e espremendo a laranja não se vê nada, ou muito pouco.

Lucílio Baptista esteve ao seu nível, não me causou grande espanto a sua arbitragem, visto ser um dos árbitros com os quais eu realmente antipatizo. Não porque não goste da cara dele, mas sim porque não lhe descubro qualidade para que seja um árbitro de categoria. Dir-m-ão vocês que ele chegou a internacional e esteve presente em competições de relevância. É verdade, mas eu dir-vos-ia que o Nelo, o Tavares, ou o Beto (ex-Benfica)também jogaram na Liga dos Campeões e todos eles chegaram aos quartos-de-final da competição, embora em épocas bem distintas. Julgo que para bom entendedor...meia palavra basta.

O penalty marcado a favor do Benfica, o tal lance em que Pedro Silva tocou a bola com o ombro e não com o braço pode parecer à primeira vista o mais grave de tudo isto. É MUITO grave, mas eu diria que o mais grave ainda seguiu-se nos dias seguintes; quando Lucílio foi à SIC explicar a decisão. Primeiro diz que viu o penalty e por isso é que marcou. Mas não explica porque razão é que, se tinha certeza que era penalty, pediu opinião ao fiscal de linha que estava mais bem colocado para ajuizar o lance. Ora se tem certezas não precisa de confirmar, certo? Em segundo lugar, se o fiscal de linha diz que não vê o penalty e estava no enfiamento da jogada, porque razão é que Lucílio acata a opinião do outro fiscal de linha que se encontrava com Pedro Silva de costas e não tinha visibilidade alguma para o lance? (recorde-se que se encontrava a 50 metros do lance e com péssima visibilidade) e por último se o próprio fiscal de linha, o tal que estava pessimamente colocado para o lance, afirmou que lhe parecia penalty porque razão Lucílio seguiu a sua indicação?

Portanto temos um penalty assinalado sem que nenhum dos três elementos da equipa de arbitragem tenha visto a falta. Primeiro porque ela não existiu, segundo porque todos dizem que ficaram com a sensação ou a percepção de...

É caso para dizer que mais valia terem ficado calados porque fizeram uma triste figura. De criticar e MUITO, a posição ridícula assumida pelo Benfica, personificada pelo seu Director de Comunicação, João Gabriel. O Benfica não teve culpa do que se passou e como tal não devia ter atirado achas para uma fogueira que já se encontrava bem acesa. Até porque, desde Soares Franco, passando por Moutinho, Liedson e Pereirinha, não houve uma palavra crítica do Sporting contra o Benfica, nem mesmo respondendo à provocação do doping levantada por Luís Filipe Vieira dias antes do jogo.

Tudo isto somado é= VERGONHA DO FUTEBOL PORTUGUÊS!

Até quando, meus senhores?

Etiquetas: , , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE OPINIÃO: A vergonha do futebol português"
Anonymous Anónimo
Quero louvar, msm depois de passadas algumas semanas (nunca é tarde), o artigo pq é a visão de um adepto do desporto, e grande adepto, e mt mais do k isso, p kem conhece o jornalista, mas k tem uma posição clara e adequada do desenrolar de td uma situação k em nd abona o futebol português. mts parabéns sr. bruno. continuação de bom trabalho, o qual acompanho sempre k posso.
abraço. pedro ribeiro.
15 de maio de 2009 às 11:17  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia