Fechar PFTV
Publicidade
Estará Vieira encurralado pela onda positiva em redor de Quique?
Antes de mais, estimados leitores, as sinceras desculpas pela ausência do blog nos últimos dias, mas por motivos profissionais não foi possível, de todo, escrever os habituais artigos.

O tema central da actualidade desportiva nacional é a suposta saída de Quique Flores do comando técnico do Benfica.

Em primeiro lugar julgo ser importante referir a postura absolutamente deplorável dos dirigentes do Benfica relativamente ao treinador espanhol do Benfica. Não olhando aos maus resultados conseguidos esta temporada, nenhuma instituição tem o direito de tratar assim um dos principais funcionários da sua estrutura.

Há menos de dois meses, Rui Costa e Luís Filipe Vieira vieram defender a estabilidade garantindo que a aposta do clube seria na continuidade para que não fossem cometidos erros do passado, dando a entender aquilo que se tornou visível há anos para qualquer pessoa atenta ao fenómeno do futebol benfiquista e que demorou mais de uma dezena e meia de anos a ser entendido pelos dirigentes que foram passando pela Luz (isso é que é incompreensível).

Isto claro, pensava eu...porque entretanto, caso se confirme a saíde de Quique, constato facilmente que fui "enganado" ao fazer fé nas palavras dos dirigentes encarnados. Caso se confirme a mudança técnica, mais uma vez- e que cansativo que se torna só de pensar nos diferentes treinadores que passaram pelo Benfica nos últimos anos- esta direcção de Vieira mostra que afinal é mais do mesmo e que não entende o que é planeamento estratégico, e muito menos demonstra ter delineado ou reforçado um caminho real para a persecução dos objectivos.

Eu diria que Vieira estaria mais inclinado para despedir Quique, pelo facto de ter eleições à porta e o "insucesso" de Quique ser inevitavelmente colado à sua imagem, dessa forma terá avançado para contactos com Jorge Jesus, num processo que parece ter-se tornado irreversível, a tal ponto que aquando das notícias saídas na Comunicação Social, a Benfica SAD nunca veio desmentir negociações com o técnico português, nem reiterar que Quique estaria de pedra e cal no comnado técnico.

No entanto, eu diria que os últimos dias têm dado cabo das contas a Vieira, isto porque sucedeu algo nunca visto em Portugal e muito menos no Benfica. Ao contrário do que se poderia julgar, os adeptos do Benfica estão com Quique Flores e se alguém tinha dúvidas acerca disso, bastou ver o final do Benfica-Belenenses, no qual as 30 mil pessoas presentes na Luz ovacionaram de pé e emocionadamente o técnico espanhol, chegando inclusive a ostentar e oferecer-lhe tarjas de apoio à continuidade no Benfica. Por outro lado, os jogadores estão totalmente com ele e têm-no manifestado durante estes dias, como foram os casos de Luisão, Aimar, Urreta, Cardozo, Miguel Vítor, Katsouranis, entre outros, algo que segundo apurámos terá caído muito mal ao presidente do Benfica.

Eu pergunto:

Apesar dos resultados desportivos menos bons, Quique não será apenas mais uma das dezenas de vítimas que já passaram pela Luz?

Esta eventual despedida de Quique, olhando à empatia com os adeptos, relembra-me a saída de José Mourinho do Benfica. Tenho a estranha sensação que daqui a uns anos o Benfica continuará no mesmo marasmo, com um presidente a desculpar sempre o fracasso por razões terceiras, e que Quique Flores quiçá estará no topo do Mundo, a meu ver lugar que alcançará com toda a naturalidade daqui a três ou quatro anos.

O Benfica irá arrepender-se, com toda a certeza...porque o mal do Benfica não está em Quique, como não esteve em Manuel José, Souness, Paulo Autuori, Jupp Heynckes, Mourinho, Toni, Jesualdo Ferreira, Camacho, Ronald Koeman ou Fernando Santos...e isso está fácil de ver.

Posto isto, resta finalizar com mais uma pergunta...

Não estará Vieira entre a espada e a parede devido à forma como lidou com o dossier Quique Flores?

Ora, se seria de presumir que os adeptos alinhassem por uma onda mais populista apoiando o presidente na rescisão com um treinador que não foi além do 3.º lugar, tendo manifestado os adeptos uma posição claramente contrária "in loco", Vieira estará agora com uma batata quente na mão. Questão muito sensível, até porque as eleições estão à porta e caso Jorge Jesus seja contratado e tenha "azar" de ter um mau mês desportivo de Setembro na Luz, isso poderá custar as eleições a Vieira...

A ver vamos...

Etiquetas:

publicado por Bruno Leite
Comentários a "Estará Vieira encurralado pela onda positiva em redor de Quique?"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia