Fechar PFTV
Publicidade
Messi vale mais 34 milhões que Ronaldo
De acordo com um estudo de uma consultora económica inglesa, o argentino Messi, do Barcelona, vale mais 34 milhões de euros do que Cristiano Ronaldo, que foi ligeiramente mais caro do que o seu real valor de mercado.

O estudo pertence à Frontier Economics, tendo sido realizado pelo gabinete da consultora em Madrid e utilizado um complexo modelo estatístico centrado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas mundiais. A análise da Frontier revela que as duas maiores contratações da época, de Cristiano Ronaldo (93 milhões de euros) e de Káka (65 milhões) foram 22 milhões de euros mais caras do que o respectivo valor "real" dos jogadores, respetivamente de 90 e de 46 milhões de euros.

Para calcular o valor, o estudo analisou 244 transferências de jogadores na primeira divisão espanhola nas últimas quatro temporadas. Apesar de admitir a dificuldade em calcular a "qualidade" de um futebolista, a consultora usou dados "objetivos", como golos marcados, remates certeiros, minutos jogados, chamadas à seleção, nomeações para a Bola de Ouro e títulos conquistados. A experiência também conta, visto que tal permite evitar comprar atletas que tenham sofrido "a maldição do êxito" e conseguido uma temporada "irrepetível". Este estudo leva em conta a dimensão da equipa que contrata, já que as maiores equipas têm mais capacidade de pagar do que as mais pequenas e podem chegar a pagar pelo mesmo jogador quase três vezes mais do que uma equipa de menor dimensão.

A idade dos jogadores é um fator fundamental já que se Cristiano Ronaldo (24 anos) tivesse a idade de Messi (22), o seu valor subiria de imediato para 115 milhões de euros.

De acordo com este modelo desenhado pela Frontier, é permitido saber que o valor de um jogador sobe 3,18% por cada 90 minutos jogados e que aumenta 1,33% por cada convocatória à seleção nacional. Os golos marcados apenas são relevantes nos avançados, aumentando o seu valor em 3,4%, enquanto que os sofridos são importantes nos defesas, já que o valor cai 0,5%. No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido representa menos 4,4% no seu valor.

Etiquetas: ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "Messi vale mais 34 milhões que Ronaldo"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia