Fechar PFTV
Publicidade
AIMAR E SAVIOLA: A arte do futebol no seu máximo expoente

Habituei-me desde os meus tempos de menino e moço a admirar e seguir religiosamente o futebol palpitante, extasiante e deslumbrante de muitos jogadores que figurarão para sempre na memória de todos. Sempre segui os jovens talentos que despontam pelo mundo com muita atençã. Além de outros mercados, nunca perdi de vista particularmente as jovens promessas do futebol brasileiro e argentino.

No país de Pelé, acompanhei o "nascimento" de Ronaldo "o Fenónemo" no Cruzeiro com apenas 15 anos. Aos 16 vi o primeiro jogo ao vivo daquele que mais à frente foi o melhor jogador do Mundo por duas vezes e fiquei maravilhado. À época eu tinha apenas 14 anos, mas embora de tenra idade já com a maturidade da visão futebolística para entender que "aquilo" era ouro. Ronaldo Luiz Nazário de Lima, sim ele mesmo, foi transferido apenas um ano depois para o PSV, depois Barcelona, Inter, Real Madrid, AC Milan e agora Corinthians.



Só as lesões gravíssimas de que padeceu impediram que Ronaldo atingisse a estratosfera futebolística, onde figuram nomes como Pelé, Eusébio, Puskas, Best, Maradona, Platini, entre outros. A verdade é que foi duas vezes o melhor do Mundo e hoje já muitos não se recordam disso, embora esse brilhante feito seja inapagável.

Com isto quero dizer que a vida de futebolista é também muito ingrata. Depois de Maradona, Ronaldo "O Fenómeno", no seu máximo expoente, aquele do Barcelona, foi provavelmente o melhor jogador que já vi jogar. Claro que coloco o nosso Cristiano ao mesmo nível, pois para mim será, sem sombra de dúvidas, um dos que entrará para a estratosfera, até porque é muito novo e tem ainda muito para conquistar. A verdade é que a vida levou-os por caminhos diferentes...

O mesmo passou-se com Pablo Aimar e Javier Saviola. Depois de Maradona, e a par de Messi, nunca vi maiores talentos no futebol argentino. Grande River (eu até simpatizo mais com o Boca Juniors)aquele que depois de Enzo Francescoli e Ariel Ortega não mais teve um "Diez" de classe Mundial! Pablito e Saviola fizeram uma das duplas mais temíveis da história do River e entraram para o lote de jogadores do século do clube do país das "pampas". A sua sinergia é tão evidente que eles não deveriam jamais ter-se separado, mas quis o destino que após longos anos a espalhar magia por equipas diferentes, Pablo Aimar e Javier Saviola se juntassem novamente no Benfica.

Aimar passou sete anos pelo Valência, duas pelo Saragoça e vai agora para a segunda de Benfica. Saviola foi transferido para o Barcelona, passou também pelo Mónaco, Sevilha, Real Madrid e agora Benfica. Embora tenham feito carreiras de muito bom nível, mereciam ter ido mais além. Aimar foi o centro de um interesse comum de Barcelona e Real Madrid há três anos atrás quando os colossos espanhóis procuravam um "10" puro. No entanto, uma reincidência de uma lesão grave impediu que o médio ofensivo argentino pudesse dar o salto para um dos dois colossos espanhóis.

Saviola chegou a um nível superior. Custou 40 milhões de dólares ao Barcelona, clube no qual brilhou durante duas épocas. No entanto a incompatibilização com um treinador fez com que saísse por empréstimo primeiro para o Mónaco e depois para o Sevilha. No clube francês brilhou ao mais alto nível, quer na liga francesa, quer na Liga dos Campeões, onde foi um dos melhores avançados da competição. Em Sevilha, fez também uma carreira inesquecível ao lado de Luís Fabiano, tanto que o Real Madrid fez tudo para levá-lo para o Santiago Bernabeu.

O avançado decidiu não renovar pelo Barcelona e aceitou a proposta do gigante europeu, mas as sucessivas trocas de treinadores e a quantidade de jogadores de qualidade como Raúl, Robinho, Huntelaar (também ele injustiçado) Higuaín, ou Van Nistelrooy fizeram com que jogasse pouquíssimos jogos em duas temporadas. Na minha opinião, o Real cometeu um erro tremendo. Saviola terá sido menos opção exactamente pela sua compleição física e porque o clube madrileno necessita de colocar a jogar os "jogadores da moda" para vender camisolas. Ao contrário de todos os outros, Saviola chegou a custo zero, logo foi desvalorizado por isso, pois caso o Real tivesse contratado "El Conejo" directamente ao Barcelona pagando os 80 milhões de euros da clausula de rescisão, certamente o seu mediatismo em Madrid teria sido outro.

Futebol e qualidade não lhe falta. Tal como a Aimar. Falta-lhes sim, um Benfica com mentalidade vencedora e um treinador que possa retirar destes jogadores o maior proveito, pois eles já provaram durante as suas carreiras que são do melhor que há no mundo. Apesar de não estarem tão na moda, porque o futebol, como a vida, também se faz muito de modas.

É um regalo poder contar com dois top mundiais como Aimar e Saviola na Liga, pena que Reyes e Lucho tenham saído.

Pablo Aimar e Saviola prometem muito e certamente vão dar, juntos, reeditando a dupla temível do River. Pois, estes artistas expressam a arte do futebol no seu máximo expoente! Viva o Futebol Espectáculo!

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
Comentários a "AIMAR E SAVIOLA: A arte do futebol no seu máximo expoente"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia