
Ou há ambição e pulso de ferro ou não. A saída ou não de Manuel Fernandes do Benfica será, em muito, a tradução das intenções reais de Luís Filipe Vieira relativamente à competitividade deo futebol do Benfica. Resistir aos apetecíveis milhões em prol da construção de uma grande equipa ou a hipótese de ruir uma estrutura que, neste momento, encontra em Manuel Fernandes um dos seus mais fortes alicerces parece uma questão de fácil decisão, mas não é.
Numa empresa normal se um gestor se decidisse pelo encaixe elevado por somente 50% de uma valia da sociedade (desde que o lucro fosse assegurado, tendo em conta os custos de formação) não existiriam grandes entraves à conclusão do negócio, sendo, certamente até bastante elogiado pel sua brilhante visão.
A diferença é que as empresas de futebol (Sociedades Anónimas Desportivas) não devem nem podem ser geridas como sociedades normais porque a variação dos resultados desportivos podem pôr em causa uma excelente gestão financeira, muito porque os adeptos querem é vitórias e, regra geral, pouco se importam com os resultados financeiros. A bola que bate na trave e não entra e que faz com que a SAD deixe de lucrar aqueles largos milhões, o penalty falhado que deixou a equipa morrer à beira da praia e o que tudo isto tem a ver com aquilo que parece não ter.
Surgiram ontem fortes notícias de que clubes ingleses e espanhóis estão verdadeiramente interessados na aquisição do benfiquista Manuel Fernandes, com Everton e Valência à cabeça. Recorde-se que o internacional português esteve o ano passado nos ingleses por empréstimo e que estes tinham direito de opção de compra que não efectuaram em tempo útil. Depois do brilhante Europeu SUB-21 que realizou, Manuel Fernandes re-despertou a europa do futebol e quando tudo indicava que pudesse não regressar ao Benfica, detentor do seu passe em 50%, quase surpreendentemente voltou.
Embora, a meu ver, os encarnados tenham efectuado algumas aquisições de grande quilate como Cardozo, Angel Di Maria, Freddy Adu e Fábio Coentrão, de facto, Manuel Fernandes é até agora, comprovada e decididamente, o melhor reforço do clube da Luz para a temporada 2007/o8.
Assumindo-se como a grande figura da pré-temporada, o português fez esquecer um pouco a saída do Capitão Simão Sabrosa. Posso até dizer que a saída do extremo foi o princípio do fim da possível venda de Manuel Fernandes. Vieira prometeu aos benfiquistas o plantel mais forte dos últimos 10 anos e garantiu aos adeptos que o ex-jogador do Barcelona não sairia do Benfica por menos do que os 25 milhões estipulados na cláusula de rescisão. E assim...não foi. Vieira não resistiu à pressão do jogador para sair e acabou por ceder o jogador a troco de 20 milhões e mais dois jogadores que poderão vir do plantel madrileno para a Luz, num dos próximos três anos. Foi o negócio possível e Vieira não conseguiu cumprir a promessa aos adeptos.
Que fique bem claro que isto não é uma critica inflexível da minha parte, mas manterei a tese de que foi o negócio possível e não o melhor até que se saibam duas coisas: Quem serão os dois jogadores que virão do clube espanhol para o Benfica e no caso de nenhum querer vir ou de o clube não ter capacidade financeira para o trazer (falo apenas do vencimento) qual será ( se é que foi salvaguardada) a indemnização que os encarnados receberão como compensação. Serão os 5 milhões, será menos, ou ninguém se lembrou disso? Apesar de tudo, há-que não esquecer que a vontade do jogdor foi determinante, mas então que não se passe a imagem de durão que depois não se consegue cumprir.
Os adeptos discordaram, regra geral, com a venda de Simão e não se mostraram muito convencidos com os argumentos do presidente, mas terão de reconhecer o excelente trabalho que o presidente tem desempenhado a todos os níveis. Os títulos ainda não são constantes, mas o clube está a criar as bases sólidas para lá chegar, cumprindo um caminho, uma rota, um plano como há muito não se via. Enfim, o Benfica hoje tem rumo.
Um rumo que deve ser trabalhado com jogadores de qualidade como é Manuel Fernandes e como são algumas excelentes contratações que Vieira foi buscar para o Benfica. A questão agora é perceber se Vieira vai conseguir cumprir o que prometeu esta sexta-feira «Manuel Fernandes não sai do Benfica» ou se nos espera mais uma conferência de imprensa demasiadamente emotiva em que a troca de elogios mútuos nos distrairá da questão essencial da perda desportiva. É que numa altura em que a época está prestes a começar em termos oficiais a saída de Manuel Fernandes não seria má. A meu ver seria um desastre absoluto e, provavelmente, irreparável em termos de mercado, nesta fase tão adiantada.
A ver vamos, será que Luís Filipe Vieira vai dar continuidade ao excelente trabalho que tem desenvolvido no Benfica? A bem dos adeptos do clube da Luz e da qualidade do futebol português, esperemos que sim.
foto: uefa.com
Etiquetas: BENFICA, LUÍS FILIPE VIEIRA, MANUEL FERNANDES
publicado por Bruno Leite