Fechar PFTV
Publicidade
BOLA NA REDE! Por Tiago Pinto



O melhor do Mundo!

Pelo que li na imprensa Brasileira Ronaldo deixou Kaká quase em estado de choque. No início deste mês o tri Bola de Ouro perguntou ao colega se já lhe haviam ligado da FIFA a confirmar o título de melhor do mundo. Kaká disse que não e que, sendo a cerimónia no dia 2 de Dezembro, ainda era cedo. O astro Brasileiro disse-lhe (fruto da sua experiência) que era normal eles ligarem um mês antes de forma a preparar as sessões fotográficas e outros pormenores logísticos. Ricardo Kaká andou numa ansiedade tremenda até que Ronaldo desfizesse a brincadeira confessando que só saberia duas semanas antes.

No domingo o Corriero delo Sport anunciou esse telefonema a Kaká. Nos próximos tempos vamos esperar pela confirmação e depois passaremos à análise da justiça do prémio. Creio não haver dúvidas que os 2 grandes concorrentes eram Kaká e Cristiano Ronaldo. Deixo já claro que a minha preferência é Cristiano Ronaldo. Todavia, nunca levantarei voz para dizer que o prémio é injusto tamanha é a minha admiração pelo jogador brasileiro.

A questão que me apraz levantar neste momento é a seguinte: não estaremos, cada vez mais, a reduzir este prémio ao melhor jogador da Liga dos Campeões?

Peguemos neste exemplo: Cristiano Ronaldo e Kaká! Na época passada o jogador português realizou 53 jogos oficiais pelo United; Kaká participou em 48 jogos oficiais pelo Milão. Enquanto CR facturou 23 golos, Kaká apontou 18! Ao serviço das selecções – e excluindo os amigáveis que ambos jogaram – CR jogou 10 jogos e marcou 5 golos sendo preponderante do apuramento Português para o Euro 2008, enquanto Ricardo Kaká apenas fez 4 jogos pelo Brasil onde apontou 3 golos nas recentes partidas para o Mundial 2010. (Não consegui encontrar dados acerca das assistências feitas por Kaká, mas não posso deixar de referir que CR fez 20…) Um ganhou a Champions e a Supertaça Europeia e outro o Campeonato Inglês e a Supertaça Inglesa. Não tenho dúvidas que os títulos de Kaká são mais importantes que os de Ronaldo e, por isso, é que o Brasileiro ganhou, e mereceu, o prémio de melhor jogador da Champions…Todavia, ser campeão Inglês não é propriamente ser campeão noutro campeonato qualquer (não sei se me faço entender...) e não nos podemos esquecer do 4º lugar do Milan em Itália.

Mais uma vez reitero que o prémio não será mal entregue, contudo as instâncias responsáveis e os votantes devem pensar e repensar o que se quer com este prémio. O que se quer premiar. Porque se deve premiar. Quais os critérios, o espaço temporal e que competições são avaliadas.

Por fim, quero deixar claro que tenho dúvidas se alguma vez C. Ronaldo vencerá este prémio. Ele é um jogador que gera, facilmente, amores e ódios e isso vê-se nos adeptos, nos treinadores, nos dirigentes, na imprensa, em todo o lado. Se em Portugal se minimizam as exibições, os 5 golos e a preponderância do mágico no apuramento Português, se nem no próprio país ele é consensual imaginem no resto do mundo por onde ele vai espalhando brasas.
Lá nisso Kaká é mais consensual!
P.S: Deco tem razões para estar furioso por não ter vencido em 2004...

Etiquetas:

publicado por Tiago Pinto
Comentários a "BOLA NA REDE! Por Tiago Pinto"
Excelente análise sobre a prestação dos dois jogadores, Tiago. Acho muito importante os dados que levantaste e que por muitas vezes são esquecidos pela opinião pública em detrimento da tão lembrada "Liga dos Campeões" que é importante, mas não pode significar toda uma temporada.
27 de novembro de 2007 às 13:40  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia