Fechar PFTV
Publicidade
Outros Planetas:NBA - Qual a origem do sucesso dos 3 grandes da Conferência Oeste?

O tema de hoje é deveras interessante, afinal de contas porque é que os 3 grandes da Conferência Oeste têm tanto sucesso?

Quando falamos nas 3 melhores equipas de Oeste - Dallas Mavericks, San Antonio Spurs e Phoenix Suns - que perderam na passada terça-feira contra equipas teoricamente mais fracas, percebemos que até têm muitas coisas em comum. As constantes vitórias, o sistema de jogo consistente, a identidade pessoal da equipa e os seus bons treinadores, são na minha opinião, as principais bases para o sucesso desportivo de cada uma destas equipas.

Mas é nos seus estilos de jogo que residem as principais diferenças. Phoenix pratica o mítico "Run and Gun" e conduz o jogo para pontuações bastante elevadas (veja-se a derrota por 129-114 contra Golden State). Dallas utiliza um estilo de jogo bastante defensivo, sendo provavelmente a equipa que melhor controla uma vantagem pontual. San Antonio joga de maneira pragmática e eficiente, somando campeonatos atrás de campeonatos.

Qual é a equipa qual é ela, que é capaz de tornar um excelente jogo adversário num autentico sofrimento? Phoenix Suns

E isto tem uma razão de ser. Quantas equipas já jogaram espectacularmente contra Phoenix e mesmo assim perderam? Muitas, mesmo muitas. Phoenix através do seu rápido jogo ofensivo consegue obter pontuações extremamente elevadas e com isso quase que coloca a equipa adversária entre a espada e a parede. Ou acompanham o ritmo ofensivo ou perdem por muitos, e é geralmente nesse "acompanhar" que surgem os melhores jogos de basket que tenho visto nos últimos tempos. O ano passado, aquele que foi considerado como o melhor jogo do ano, opôs os New Jersey Nets e os Phoenix Suns, que presentearam todos os espectadores [eu incluido] com dois tripos-duplos [Steve Nash e Jason Kidd] e com dois prolongamentos épicos.

Phoenix possui um "Big 3" espectacular - Stoudemire, Shawn Marion e Steve Nash - que são bem auxiliados por Raja Bell e Leandro Barbosa. O seu problema principal reside precisamente no jogo interior. Se Stoudemire porventura se lesionar, não existe nenhum jogador capaz de substituí-lo devidamente. Boris Diaw até pode fazer esse papel mas não apresenta os mesmos índices de rendimento. No entanto, são claros candidatos ao titulo.

Qual é a equipa qual é ela, que é capaz de segurar um jogo do princípio ao fim? Dallas Mavericks

Enquanto que no Futebol este atributo é bastantes vezes utilizado por alguns analistas, no basket, mais especificamente na NBA, tal ousadia é pouco comum. Um jogo de basket nunca está decidido, por alguma razão se considera o quarto e último período como o "período das decisões". Dallas tem esta particularidade impressionante de controlar um jogo do principio ao fim. Arrisco-me a dizer que é preferível estar a perder por 20 pontos contra Phoenix do que contra Dallas, visto que a probabilidade de recuperação é infinitamente maior no primeiro caso. Equipa que revolucionou o conceito de "defesa" na NBA.

Dallas tem um "Big 3" de enorme qualidade - Josh Howard, Jason Terry e Dirk Nowitsky - sendo que tem uma média de praticamente 20 pontos por jogo. É uma equipa não muito experiente, mas que tem batido à porta nos ultimos anos. O tal controlo de jogo e o tal poderio defensivo não é fruto do acaso. As suas contratações são sempre muito específicas e rigorosas para colmatar determinadas lacunas. As falhas exibidas contra Golden State nos Playoffs da época passada levaram à contratação de Trenton Hassel e Eddie Jones.

Não vislumbram, não tem um basket particularmente bonito mas somam vitórias.

Qual é a equipa qual é ela, que tem mais titulos nos ultimos 5 anos? San Antonio Spurs

Contra factos, não há argumentos. Campeões em 2003, Campeões em 2005 e Campeões em 2007. São dados impressionantes que demonstram o poderio desta equipa.

Sobre eles pouco ou nada tenho a dizer, Campeões em título, estilo de jogo marcado pelo pragmatismo e pela eficácia, quando é preciso jogar bonito jogam bonito mas quando é preciso jogar feito tambem sabem jogar feio, têm um "Big 3" cada vez mais forte - Tony Parker, Tim Duncan e Manu Gilobili - que a cada ano que passa nos deixam cada vez mais perplexos e são provavelmente a equipa mais consistente da NBA. Relembro que o ano passado Phoenix e Dallas apresentaram o seu pico de forma numa fase prematura da época enquanto que San Antonio, sempre muito fiel ao seu estilo de jogo, lá foi ganhando, rumo ao titulo.

Claro que existem outros candidatos na Conferência Oeste como Denver ou Houston, mas ambas sem poder para contrariar a força destas três excelentes equipas. No final de tudo, uma conclusão permanece: Não estou a dizer nenhuma mentira se dizer que quem vai ganhar a Conferência Oeste, será um dos 3 grandes.

Acabo com uma frase já muito conhecida: That´s why i love this game!

Etiquetas:

publicado por barbosa
Comentários a "Outros Planetas:NBA - Qual a origem do sucesso dos 3 grandes da Conferência Oeste?"
Parabéns pela crónica barbosa!
excelente escrita que visa todos os aspectos importantes relativamente às 3 melhores equipas do Oeste..
Concordo com tudo o k dizes, apenas acrescentaria Utah a denver e a Houston como equipas de valor pouco inferior relativamente aos 3grandes...
30 de novembro de 2007 às 02:34  
fogo enganei-me e meti Denver com letra minusculo, logo a minha equipa preferida dê todas!!

viva DENVER pah!!
30 de novembro de 2007 às 02:35  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia