Fechar PFTV
Publicidade
BOLA NA REDE! POR TIAGO PINTO

Calma, o campeonato ainda não acabou!


Acho que é a primeira vez que utilizo este espaço para falar do campeonato português, contudo tenho que defender a honra do convento (liga portuguesa) e alimentar uma luta que parece já não existir em relação ao campeonato. O Porto leva 10 pontos de vantagem sobre o Benfica e 12 sobre o Sporting. O colectivo do Porto é, sem dúvida alguma, superior ao dos clubes da segunda circular e, na minha opinião, ainda não vi o Porto fazer um jogo perfeito. Confesso que não vejo todos os jogos dos dragões mas, basicamente, o que quero dizer é que eles ainda podem render mais. Fruto da maturidade competitiva da equipa, da experiência e qualidade individual dos jogadores o Porto tem feito "n" jogos em que faz um, dois golos e depois passeia-se pelos relvados à espera do apito final. Perguntam vocês: "então começas por dizer que o campeonato ainda não acabou e agora dizes que o Porto ainda pode dar mais? Se sem dar tudo tem 10 pontos de vantagem, imagino quando estiver a 100%..."


De uma forma simples acredito que:


- O Porto, como todas as equipas do mundo, vai ter um mau ciclo e permitir aos rivais que se aproximem;

- Sem colocar em causa a supremacia do Porto, creio que não faltaram jogos onde a sorte e os erros dos árbitros deram uma ajuda preciosa e, como tal, não acredito que essa sorte e esses erros não premeditados (repito: não premeditados) que se mantenham sempre a favor do mesmo clube;

- O Sporting vai equilibra-se internamente e vai tornar-se uma equipa mais consistente capaz de vencer vários jogos consecutivos;

- Que o Benfica vai conseguir - no novo ano - aumentar a estabilidade exibicional e fazer uma segunda volta como na época transacta.


Com isto não estou a dizer que o Porto não será campeão (honestamente, acho que é muito provável), todavia creio que não se justifica que os clubes da segunda circular deitem a toalha ao chão. Faltam 17 jogos, 51 pontos em disputa, 1530 minutos para cada um dos 3 grandes jogarem, 17 adversários diferentes, 3 resultados possíveis em cada um desses jogos para cada uma das 3 equipas. Sucintamente: "ainda a procissão vai no adro!"


Vejamos a situação da época anterior:


À 13ª jornada o Porto liderava com 34 pontos (menos 1 que este ano), o Sporting era 2º com 29 (mais 6 que este ano) e o Benfica era 3º com 26 (mais 1 que esta época). Como toda a gente sabe, a época terminou com apenas 2 pontos a separarem o 1º do 3º classificado. Da 13ª jornada em diante, o Benfica somou 41 pontos, o Sporting 39 e o Porto, apenas, 35 pontos. O que é que isto quer dizer?


1º - é muito provável que o Porto segure a vantagem tal qual a época passada;

2º - é tão provável como a primeira premissa, que o Benfica e o Sporting corram atrás do prejuízo e arranquem "grandes segundas voltas";

3º - considero uma enorme probabilidade que daqui a 2 meses tudo estará mais "apertadinho".


Marcel Proust disse um dia: "às vezes, sem o sabermos, o futuro está em nós, e as nossas palavras supostamente mentirosas descrevem uma realidade que está próxima." Aposto que no final de Fevereiro (cá estarão vocês para me julgar) o Porto será 1º mas com uma pequena distância de vantagem para o 2º classificado. O grande problema é que entraremos em Março (para as últimas 10 jornadas) com um Sporting - Benfica e, como sempre, quem vai sair a ganhar é o Porto...


Percebo perfeitamente que este é um post mais virado para Sul e colherá mais identificação aos lisboetas do que aos portuenses, todavia penso mesmo assim: o futebol é feito de ciclos e não acredito que o Porto consiga manter esta larga vantagem. Se o Hermínio Loureiro ler isto deverá pensar:


"Espero bem que este gajo tenha razão, caso contrário, no final de Fevereiro posso começar a preparar a próxima época!"


P.S: Podemos fazer deste post uma espécie de "casa de apostas"...Digam de vossa justiça e partilhem a vossa visão da coisa!


TIAGO PINTO

Etiquetas:

publicado por Tiago Pinto
Comentários a "BOLA NA REDE! POR TIAGO PINTO"
Em geral, concordo em pleno com o que dizes. A questão é saber se tanto o Benfica como o Sporting conseguem ganhar os seus jogos quando, e se, o FC Porto entrar nesse ciclo de resultados negativos!!! Sinceramente, acho que vai ser difícil que os clubes da segunda circular aproveitem todos os deslizes do Porto. Em suma, acho que o FC Porto é sem dúvida nenhuma o único GRANDE candidato ao título de campeão nacional. Mas, no futebol tudo pode acontecer! ainda na época passada, convém lembrar que, o FC Porto perdeu cinco jogos e que quatro deles foram precisamente na segunda volta.

Em Fevereiro de 2008, espero que a distância entre os "3 grandes" diminua para o bem do espectáculo, caso contrário vamos continuar a assistir a dois campeonatos completamente distintos... uns a lutar pelo lugar da Champions o outro a ver quantos dá de avanço este ano!
17 de dezembro de 2007 às 18:20  
Está tudo alarmado com o avanço,justo, do FCPORTO e fazem disso já um campeonato ganho.
No entanto na época passada estava mais ou menos igual e foi o que se viu.
O FCPORTO está na Champions,vai ter o desgaste natural...
O FCPORTO ainda tem o meiocampo a funcionar...e o Lisandro em alta.
Resta pois saber se os 'lisboetas'
conseguem manter as vitórias para os possiveis deslizes do FCPORTO.
Acho que ainda vai haver muito campeonato...para bem do futebol nacional!!!!!!!!
Acho que apenas o FCPORTO é a equipa que menos erra!!!
17 de dezembro de 2007 às 20:19  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia