Calma, o campeonato ainda não acabou!
Acho que é a primeira vez que utilizo este espaço para falar do campeonato português, contudo tenho que defender a honra do convento (liga portuguesa) e alimentar uma luta que parece já não existir em relação ao campeonato. O Porto leva 10 pontos de vantagem sobre o Benfica e 12 sobre o Sporting. O colectivo do Porto é, sem dúvida alguma, superior ao dos clubes da segunda circular e, na minha opinião, ainda não vi o Porto fazer um jogo perfeito. Confesso que não vejo todos os jogos dos dragões mas, basicamente, o que quero dizer é que eles ainda podem render mais. Fruto da maturidade competitiva da equipa, da experiência e qualidade individual dos jogadores o Porto tem feito "n" jogos em que faz um, dois golos e depois passeia-se pelos relvados à espera do apito final. Perguntam vocês: "então começas por dizer que o campeonato ainda não acabou e agora dizes que o Porto ainda pode dar mais? Se sem dar tudo tem 10 pontos de vantagem, imagino quando estiver a 100%..."
De uma forma simples acredito que:
- O Porto, como todas as equipas do mundo, vai ter um mau ciclo e permitir aos rivais que se aproximem;
- Sem colocar em causa a supremacia do Porto, creio que não faltaram jogos onde a sorte e os erros dos árbitros deram uma ajuda preciosa e, como tal, não acredito que essa sorte e esses erros não premeditados (repito: não premeditados) que se mantenham sempre a favor do mesmo clube;
- O Sporting vai equilibra-se internamente e vai tornar-se uma equipa mais consistente capaz de vencer vários jogos consecutivos;
- Que o Benfica vai conseguir - no novo ano - aumentar a estabilidade exibicional e fazer uma segunda volta como na época transacta.
Com isto não estou a dizer que o Porto não será campeão (honestamente, acho que é muito provável), todavia creio que não se justifica que os clubes da segunda circular deitem a toalha ao chão. Faltam 17 jogos, 51 pontos em disputa, 1530 minutos para cada um dos 3 grandes jogarem, 17 adversários diferentes, 3 resultados possíveis em cada um desses jogos para cada uma das 3 equipas. Sucintamente: "ainda a procissão vai no adro!"
Vejamos a situação da época anterior:
À 13ª jornada o Porto liderava com 34 pontos (menos 1 que este ano), o Sporting era 2º com 29 (mais 6 que este ano) e o Benfica era 3º com 26 (mais 1 que esta época). Como toda a gente sabe, a época terminou com apenas 2 pontos a separarem o 1º do 3º classificado. Da 13ª jornada em diante, o Benfica somou 41 pontos, o Sporting 39 e o Porto, apenas, 35 pontos. O que é que isto quer dizer?
1º - é muito provável que o Porto segure a vantagem tal qual a época passada;
2º - é tão provável como a primeira premissa, que o Benfica e o Sporting corram atrás do prejuízo e arranquem "grandes segundas voltas";
3º - considero uma enorme probabilidade que daqui a 2 meses tudo estará mais "apertadinho".
Marcel Proust disse um dia: "às vezes, sem o sabermos, o futuro está em nós, e as nossas palavras supostamente mentirosas descrevem uma realidade que está próxima." Aposto que no final de Fevereiro (cá estarão vocês para me julgar) o Porto será 1º mas com uma pequena distância de vantagem para o 2º classificado. O grande problema é que entraremos em Março (para as últimas 10 jornadas) com um Sporting - Benfica e, como sempre, quem vai sair a ganhar é o Porto...
Percebo perfeitamente que este é um post mais virado para Sul e colherá mais identificação aos lisboetas do que aos portuenses, todavia penso mesmo assim: o futebol é feito de ciclos e não acredito que o Porto consiga manter esta larga vantagem. Se o Hermínio Loureiro ler isto deverá pensar:
"Espero bem que este gajo tenha razão, caso contrário, no final de Fevereiro posso começar a preparar a próxima época!"
P.S: Podemos fazer deste post uma espécie de "casa de apostas"...Digam de vossa justiça e partilhem a vossa visão da coisa!
TIAGO PINTO
Etiquetas: Bola na rede
publicado por Tiago Pinto