Fechar PFTV
Publicidade
Para fechar o ano!

Este será o último post do, aqui no PF10. Começo-o, então, por agradecer o convite que me foi endereçado, e na esperança de que os leitores tenham gostado daquilo (e da forma) como escrevo, garanto que tudo farei para prolongar esta participação até aos limites da disponibilidade, vontade e da paixão futebol.

Quanto ao tema que escolhi para este último post é, como sempre nesta época do ano, o onze perfeito desta, quase, primeira volta. Sempre adorei pegar na caneta e papel e desenhar um esquema preenchido pelos jogadores com que mais me identifico. Não alvejo ser o onze dos onze's, estou certo de que não será consensual, mas é o meu, com os jogadores que mais me marcaram, surpreenderam e melhor futebol jogaram. Jogarei num 4-3-3 muito ofensivo (para os encaixar a todos) que daria água pela barba a qualquer equipa.

Na baliza Quim! Como já escrevi algures por aqui, a escolha de um guarda-redes é profundamente pessoal e tem que ver com uma concepção de estabilidade e segurança que pode não ser entendida pelos outros. (A prova disso é que Ricardo continua a ser titular na selecção...) Quim tem feito um campeonato absolutamente extraordinário e só teve culpa num único golo sofrido (contra o Marítimo). Defesas espectaculares, uma segurança que se espraia pelos adeptos e uma tranquilidade que não via desde os tempos de Robert Enke. Para mim: o melhor Português e o melhor de Portugal!

O defesa direito só poderia ser José Bosingwa.Como diz um amigo meu: "o poderio físico dele é tão forte que se dá ao luxo de errar para poder correr atrás e ainda remediar o erro". Muito bom a defender, rápido como uma gazela, bons cruzamentos: um máximo! Deixo uma menção honrosa para Abel porque também é um bom lateral direito e que fez uma excelente primeira volta. Na esquerda Léo! O pequeno "maradoninha" é demais, corre que se farta, raramente o Benfica sofre golos pela sua lateral e são muitas as vezes que os golos nascem da sua participação ofensiva. Tem um sentido posicional perfeito e uma vontade de jogar futebol que mais parece um rapaz de 18 anos. Nota também para Fucille que, quando chegou parecia mais destinado a ser um flop do que a ser o grande lateral que hoje é.

No centro da defesa Katsouranis e Bruno Alves (comecei por colocar Polga e Geromel, contudo, tanto o Sporting como o Vitória sofreram muitos golos comparativamente com Porto e Benfica). Bruno Alves é inequívoco, pode não se gostar da sua impetuosidade (lembrar-me daquela entrada que fez ontem a Cleber até dá arrepios) mas tem sido um verdadeiro esteio defensivo. Katsouranis coloco-o aqui porque nunca poderia ficar de fora numa equipa minha. É um relógio suíço, nunca falha, não atrasa e não nos complica a vida. O Benfica passou as primeiras jornadas sem centrais e mesmo assim é a 2ª defesa menos batida, na minha opinião muito por culpa do fantástico jogador que Katsouranis.

O trio de meio campo seria Lucho, Moutinho e Rui Costa! Ao falar de Lucho parece que uma pessoa esgota os adjectivos a tentar caracterizar o seu futebol. Perfeito no passe, implicado na luta, participativo nas dinâmicas ofensivas e concretizador sempre que é solicitado. Moutinho é um miúdo maravilha (este sim!) que corre como ninguém, que trabalha sempre em prol da equipa, que joga onde o treinador quiser e nunca, mesmo nunca, joga mal. Para mim é aquele jogador que eu (sendo treinador) escolheria sempre como primeira opção. Rui Costa é Rui Costa. Quando muitos duvidavam do seu valor, diziam que estava velho, aí está ele a manobrar todo o jogo do Benfica. Até em Belém (onde o Benfica, simplesmente, não jogou) Rui Costa fez aberturas espectaculares. Aqueles pés parecem ter olhos, incrível!

Como extremos escolho Quaresma e Rodriguez. Este último por ter sido uma grande surpresa. O rapaz ataca e defende com a mesma vontade, tem uma técnica admirável (a bola parece nunca fugir do pé), cruza de uma forma perfeita, marca golos, é rápido, remata bem; um grande extremo esquerdo. Quaresma porque é o melhor jogador do campeonato (a seguir a Rui Costa). Há quem não goste do seu feitio, quem diga que faz sempre as mesmas fintas, mas isso é tudo dor de cotovelo. O cigano parte a loiça toda e são raros os golos dos Porto onde ele não esteja. Para além de fazer golos absolutamente fantásticos ainda está sempre nas assistências decisivas. Se há coisa que ficarei sem perceber nesta primeira volta são os assobios a Quaresma no Dragão. É por causa de mágicos como este que eu vou ao estádio.

Na frente Lisandro Lopez. O jogador argentino revelou-se um ponta de lança mortífero. De cabeça, pé direito, pé esquerdo, de qualquer maneira ele mete-a lá dentro. Mais uma aposta certeira do Porto que soube preparar e esperar pelo bom rendimento de um jovem jogador e com muito potencial. Agora colhe os frutos e, ao que parece, a este ritmo não ficará por cá muito tempo. Menção honrosa para Cardozo porque adoro a sua forma de jogar e sei que não é fácil adaptar-se rapidamente ao futebol Europeu, a um clube como o Benfica (com adeptos impacientes) e, ainda por cima, sem férias. Estou certo de que será um grande ponta de lança.

O treinador, mesmo que aqui não tenha qualquer jogador, seria Cajuda por tudo o que fez na época transacta e que tem feito esta temporada. Não acredito que o Vitória termine em 4º lugar (e mesmo em 5º...) mas que tem jogado um bom futebol ai isso tem.

Bom Natal a todos, boas entradas e muito futebol! Tiago Pinto

Etiquetas:

publicado por Tiago Pinto
Comentários a "Para fechar o ano!"
Passem por: http://mestresdofutebol.blogspot.com e votem nos candidatos aos premios da GALA MESTRES DO FUTEBOL 2007...contamos com o vosso voto!
22 de dezembro de 2007 às 15:33  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia