Fechar PFTV
Publicidade
Manucho Gonçalves: Um Palanca Negra em Manchester


A selecção angolana, neste momento a disputar o CAN 2008 no Gana, deve ser a equipa nacional com mais apoiantes descrentes, mas dos mais entusiastas. Parece um contra-senso mas a verdade é que aqui em Luanda ninguém acredita na vitória dos Palancas Negras, no entanto a capital pára para os ver jogar.

No dia a seguir ao empate com a África do Sul, a descrença e a resignação eram os sentimentos de todos os angolanos. Apesar de considerarem que há alguns bons jogadores, muitos acham que não jogaram os melhores e quando estavam a ganhar, golo marcado por Manucho Gonçalves, começaram a defender o resultado quando a defesa é a pior qualidade de Angola. Para quem viu, parecia inevitável o empate dos Bafana- Bafana, o que aconteceu após um grande disparo que foi resultado de muita permissividade do meio campo defensivo angolano.

A coqueluche angolana

Assisti ao jogo Angola-África do Sul na TV, pois queria confirmar o porquê de todo o alarido à volta do mais recente jogador do Manchester United, o palanca negra, Manucho Gonçalves.

Trata-se de um jogador que foi o melhor marcador do Girabola (denominação do campeonato nacional da primeira divisão de Angola) há dois anos seguidos.

Este atacante de 24 anos começou a jogar no Sport Luanda e Benfica que, apesar do nome é uma equipa do meio da tabela, mas foi no Petro Atlético de Luanda, um dos grandes, que despontou para os golos. Curiosamente foi só após a saída do seu companheiro de selecção, Flávio Amado, que Manucho agarrou a titularidade nos petrolíferos, onde marcou 16 golos em 2006 e 15 em 2007.

Em Dezembro o angolano assinou pelos Red Devils após três semanas de treinos, à experiência. Mas o que é que Alex Fergunson e Carlos Queiroz viram neste palanca negra, de estatura acima da média, que os clubes portugueses, supostamente atentos aos jogadores dos chamados PALOP, não viram.

Na minha opinião o Manucho não é uma jovem promessa, em Angola é já uma realidade, mas com 24 anos não podemos dizer que seja um jogador no início da carreira. Em Manchester ele terá tempo para desenvolver as suas qualidades, se bem que em Março faça 25 anos de idade, mas não se trata de um fora de série nem tão pouco de um craque, mas possui qualidades que Fergie saberá explorar melhor do que ninguém.

Este tipo de jogador é o típico avançado de choque, fisicamente possante, pode ganhar bolas se o Manchester tiver que recorrer ao chuveirinho, porque de pés ele parece-me um pouco ingénuo, não sendo trapalhão.

Em Portugal ele teria os dias contados de certeza, era visto com desdém por causa da idade e do local de formação, e traria sempre consigo o estigma do qual, por exemplo, Oscar Cardozo sofre. É alto logo é trapalhão, apesar da história do futebol português nos ter provado o contrário muitas vezes.

O Manucho não é o Drogba. O próprio Drogba, com 29 anos de idade a caminho dos 30, só se tornou numa força da natureza a marcar golos, há dois anos sob a batuta de José Mourinho, mas como Carlos Queiroz afirmou, o angolano “é um tipo de jogador útil a qualquer equipa”.

O tempo dirá se o palanca negra vai ajudar os Red Devils. Para a história fica a contratação de um angolano, a baixo custo, por parte de um colosso europeu.

Tiago Gonçalves- Correspondente PF10 em Luanda, Angola.

fotos: angolapress.com (Selecção de Angola no CAN 2008)/ Alex Ferguson (treinador do Man Utd) à esquerda e Manucho à direita

Etiquetas: , ,

publicado por The Mask
Comentários a "Manucho Gonçalves: Um Palanca Negra em Manchester"
Anonymous Anónimo
os grandes andam a dormir, é o que é. o queiroz é que não brinca em serviço. ele que nasceu num PALOP sabe bem o potencial que África ofereceu, oferece e oferecerá ao futebol...e são sempre jogadores de baixo custo, sempre, desde que descobertos atempadamente.
24 de janeiro de 2008 às 19:31  
Anonymous Anónimo
These are really enormous ideas in concerning blogging. You have
touched some good points here. Any way keep up wrinting.

Take a look at my page ... cellulite treatment cream
8 de junho de 2013 às 01:39  
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia