Fechar PFTV
Publicidade
BOLA NA REDE: POR TIAGO PINTO


Para estas coisas ninguém olha...




Na minha colaboração com o PF10 tenho procurado mostrar sempre um outro lado do futebol. Não me tenho quedado (como diz a minha avó) pelos comentários de resultados do fim de semana nem dos casos de arbitragem que assolam constantemente o futebol Português. Sem dar por ela notei hoje que está será a 21ª crónica que assino aqui no PF10 e, como tal, pretendo celebrar esta longevidade (relativa, claro) com mais uma reflexão que poderia ajudar o futebol Português a ser melhor (se o quiser, obviamente).




Como já deixei claro noutras crónicas o futebol Inglês é o meu preferido. Por tudo! Pelo futebol jogado, pelas estrelas intervenientes, pelo público circundante, pela cobertura mediática que tem, pelo papel social e solidário que desempenha, pelos treinadores que comandam as equipas, pela história e estórias dos clubes e rivalidades, pelos árbitros,por tudo. Aqui há uns dias cheguei à conclusão que conheço melhor o futebol inglês do que o Português. Pode parecer mentira mas conheço com mais profundidade do plantel do Derby do que o da Naval ou do Paços...Ele há malucos para tudo, não é?




Partindo desse futebol ideal (para mim) procuro sempre tirar ilações para o pobre futebol Português. E a arbitragem é algo em que o campeonato Inglês é, no mínimo, exemplar (ao contrário do futebol Português onde a arbitragem é, no mínimo, suspeita). Nos 3 jogos que vi este fim de semana (Tottenham - Portsmouth; Manchester United - Liverpool e Chelsea - Arsenal) não me lembro de mais de 1 fora de jogo mal tirado. Um! Os fiscais de linha raramente falham. O jogo é mais rápido que o Português, a pressão é muito maior e o público está mesmo ali ao pé, mas os homens são impressionantes... Também se enganam, mas raramente. Eu e o meu velho estivemos atentos a esse pormaior e até nos ríamos porque às tantas estávamos um para o outro:


"Não, este agora está fora de jogo, o gajo enganou-se..."


"É! Neste o gajo ficou cegueta!"


Veio a repetição e, mais uma vez, nós é que nos enganamos!




Mas até nem foi por causa dos foras de jogo que vos queria falar. São duas situações que aconteceram no United - Liverpool e no Chelsea - Arsenal. No primeiro jogo - o verdadeiro clássico de Inglaterra - Mascherano foi expulso por ter protestado com o árbitro. O jogador argentino tinha amarelo, já tinha - depois disso - feito duas faltas feias e ainda por cima se mandou para cima do árbitro protestando com o amarelo dado a Torres. O engraçado da situação é que os próprios jogadores do Liverpool ficaram mais chateados com Mascherano do que com o árbitro. Xabi Alonso tentou evitar (puxando-o) que o médio argentino continuasse a falar com o árbitro e depois não conseguiu disfarçar a irritação com a atitude do companheiro de equipa. O mesmo se passou com Gerrard que, como bom Capitão, não fez mais do que ajudar a tirar o colega de campo. Mascherano representa bem o futebol latino, infelizmente!




No outro jogo, já perto do final da partida uma bola foi parar ao banco do Chelsea e um dos assistentes de Grant agarrou a bola e não permitiu que o jogador do Arsenal reiniciasse a partida de imediato. O árbitro dirigiu-se ao banco e expulsou-o. Tudo na maior das acalmias. Quando Grant se preparava para protestar com o referee o próprio assistente lhe bateu nas costas, pediu desculpa e dirigiu-se para os balneários...Este assistente representa bem o futebol britânico, felizmente!

Etiquetas:

publicado por Tiago Pinto
Comentários a "BOLA NA REDE: POR TIAGO PINTO"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia