Fechar PFTV
Publicidade
BOLA NA REDE! POR Tiago Pinto
Está tudo dito!
Escrever em espaços públicos, como os blogs, é uma aprendizagem muito interessante ao nível pessoal. Quem tem coluna vertical tem noção do que escreve e, de vez em quando, deverá ser obrigado a retratar-se por aquilo que certa altura escreveu. Simplesmente: as pessoas gostam de ler o que escrevemos (ou apenas lêem por acaso) e, por isso, não as podemos defraudar deixando-nos cair em contradições ou deixar passar em claro um falhanço tremendo numa previsão. Pelo menos esta é a minha forma de ser e estar nestas coisas.

Como já devem ter deduzido este post serve, acima de tudo, para corrigir algo que aqui escrevi há algumas semanas onde dizia que o campeonato ainda tinha muito para dar mesmo sabendo das debilidades de Benfica e Sporting e, acima de tudo, do poderio do Porto. Na minha opinião o campeonato terminou ontem! O Porto será campeão lá pela Páscoa e Lisandro Lopez será o melhor marcador, conseguindo chegar perto da marca de Jardel - 1 golo por jogo. O Porto consegue estar melhor que na época passada comandando com mais um ponto, comparativamente à jornada 20 da temporada passada. Mais do que isso, a equipa parece estar mais consistente (independentemente das alterações que Jesualdo faz todas as semanas) e passeia o campeonato.

Um campeonato não se ganha apenas pelos resultados próprios mas também pelos erros dos outros. E nesse particular Benfica e Sporting entregaram de bandeja o título ao Porto. Reparem em alguns por maiores:

- O Benfica (em comparação com a jornada 20 da temporada anterior) tem menos 7 pontos. Não sei se se lembram mas queriam mandar Fernando Santos embora porque aquele tinha sido o pior arranque da história. Pelo andar da carruagem esse registo já não lhe pertence e 7 pontos é muita coisa. O ano passado por esta altura o Benfica estava a 4 pontos do líder...
- O Sporting tem, exactamente, os mesmos 7 pontos a menos! A diferença é que passou com distinção na Taça Uefa, venceu a Supertaça e está na final da Taça da Liga, já para não falar na diferença abissal de investimento em jogadores e, consequente, qualidade do plantel.
- O Benfica tinha mais 8 golos marcados e não teve o Boavista para dar 6 e, muito menos, as soluções de ataque que este ano tem (Adu, Cardozo, Rodriguez e Di Maria deveriam chegar para suprir as saídas de Miccoli e Simão);
- O Sporting está pior tanto em golos marcados (menos 2) e golos sofridos (mais 5). A lesão de Djaló, as birras de Liedson, a inadaptação de Purovic e a incógnita Tiui têm permitido tardes/noites tranquilas aos adversários.
- No registo em casa o Benfica por esta altura tinha 8 vitórias e um empate, mais, no final da temporada tinha apenas 4 empates e o resto vitórias. Este ano tem 4 vitórias, 5 empates e 1 derrota, à vigésima jornada. Vergonhoso para quem, efectivamente, se quer candidatar ao título.

Resumindo e concluindo: o Porto é campeão com mérito próprio e muito demérito dos adversários! O Benfica volta a cometer os mesmos erros de sempre no planeamento das temporadas, despediu um treinador que tinha feito um bom trabalho (tendo em conta os recursos que tinha) e contratou um treinador por afinidade que se esqueceu de um investimento superior a 20 milhões de euros em jogadores, de que esta era a melhor equipa dos últimos 10 anos e, acima de tudo, que o Benfica é candidato ao título e, por isso, tem obrigação de vencer, pelo menos, os jogos em casa. Para Camacho está sempre tudo normal: a bola entra ou não entra. Nunca joga mal e os jogadores têm sempre atitude, a bola entra ou não entra.

Este está longe de ser o Camacho que conhecíamos de outras épocas. Um homem enérgico, aguerrido, lutador e ambicioso. Mas será que ele ainda é treinador do Benfica, ou está só a prazo?

No Sporting creio que o problema é diferente. Têm poucos recursos, acabaram por contratar jogadores possíveis e não os desejados e agora estão a pagar a factura. Contudo não duvido que chegarão ao 3º lugar, que ganharão a Taça da Liga, que ganharam a Supertaça e, afinal, é de títulos que se fazem os vencedores. Na minha opinião, Paulo Bento, continua a fazer um bom trabalho, mas o plantel é parco em qualidade e basta faltar Vukcevic, Izmailov e Abel (por exemplo) para as coisas tremerem muito.

Enganei-me!

Etiquetas:

publicado por Tiago Pinto
Comentários a "BOLA NA REDE! POR Tiago Pinto"
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia