
O Sporting perdeu a oportunidade de garantir já o apuramento para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, ao empatar a um golo diante do frente ao FK Ventspils, em partida do Grupo D disputada esta quinta-feira no Estádio José Alvalade.
Golos em sete minutosO Ventspils marcara sempre nas quatro partidas anteriores realizadas em terreno alheio nas provas europeias desta campanha e voltou a fazê-lo em Lisboa à passagem do quarto-de-hora, por Alessandro Zamperini. No entanto, a vantagem durou apenas sete minutos, altura em que Carlos Saleiro assinalou a estreia pelo Sporting na presente época a titular e a marcar com o oportuno tento do empate. Mesmo assim, o resultado deixou a formação de Paulo Bento ainda destacada na liderança com dez pontos, mais seis do que o adversário e sete relativamente ao SC Heerenveen e Hertha BSC Berlin, vencedor na Holanda por 3-2. Na próxima ronda, a 3 de Dezembro, o Sporting recebe o Heerenveen e o Ventspils faz o mesmo aos alemães.
Contrariedade de ChesnovskiPavel Chesnovski estava escalado para ser titular, no entanto, lesionou-se durante o aquecimento e foi o experiente Aleksandrs Kolinko, de 34 anos, a aparecer como guarda-redes titular dos visitantes, a primeira equipa a visar a baliza, por Igor Ţîgîrlaş. Pouco depois, João Moutinho ganhou espaço e rematou de fora da área para defesa apertada de Kolinko com os punhos, antes de André Marques travar em falta Jurijs Žigajevs, perto da área e descaído para o lado direito, aos 15 minutos. Jurijs Laizans marcou o livre ao segundo poste, Alessandro Zamperini saltou à vontade e, de cabeça, atirou ao poste mais distante, sem hipóteses para Rui Patrício.
Saleiro oportunoCinco minutos volvidos, Saleiro estabeleceu a igualdade, de cabeça, no seu segundo jogo europeu, depois de ter entrado na etapa complementar da segunda mão do “play-off” de acesso à UEFA Champions League, no terreno da ACF Fiorentina. Simon Vukčević, regressado à equipa após lesão, furou pelo meio da área, Kolinko ainda defendeu o remate do médio montenegrino dele mas não conseguiu deter a recarga de Saleiro, num lance em que os forasteiros reclamaram braço na bola de Vukčević. O tento do empate animou as hostes leoninas e Tonel errou por pouco o alvo no lance imediato, após canto de Moutinho, em bom plano no meio-campo, juntamente com Matías Fernández.
Balizas segurasAté ao intervalo, Kolinko travou um forte remate de pé esquerdo de Carriço, antes de Liedson, em boa posição, perder demasiado tempo e ver o seu pontapé interceptado por Zamperini. No reatamento, Leandro Grimi surgiu a lateral-esquerdo no lugar do amarelado André Marques e, pouco depois, Kolinko parou novamente um pontapé de Liedson. Paulo Bento viu-se obrigado a tirar Carriço devido a inferioridade física, passando Miguel Veloso para eixo da defesa e, do outro lado, Nunzio Zanettieiri fez entrar o avançado português João Martins para o lugar de Žigajevs. No entanto, foi Ţîgîrlaş a testar a atenção de Patrício num remate para defesa apertada do guardião “verde-e-branco” aos 68 minutos. O nº1 do Sporting voltou a estar em destaque ao desviar perto da trave um cabeceamento de Andrejs Butriks na sequência de livre de Laizans e a igualdade manteve-se, cabendo a Liedson a derradeiro hipótese, de cabeça, ao lado.