Fechar PFTV
Publicidade
Depois de Pongolle e João Pereira, Sílvio é o novo reforço do Sporting
O Sporting continua activo no mercado. Depois das excelentes contratações de João Pereira (Braga) e Florent Sinama Pongolle (Atl. Madrid), os leões preparam-se para fechar a terceira contratação deste defeso, mais concretamente Sílvio, o defesa-esquerdo do Rio Ave.

José Eduardo Bettencourt continua assim a oferecer as prendas desejadas por Carlos Carvalhal para colmatar as lacunas mais visíveis do plantel do clube de Alvalade. Quem não deverá encontrar grande graça à postura do presidente dos leões é o ex-treinador Paulo Bento que contou com pouco mais de 3 milhões de euros para investir para esta temporada.

Basicamente o Sporting percebeu que a sua estratégia errada de apenas e só apostar na formação chegou ao fim da linha. Estratégia essa que dificilmente daria os frutos desejados (títulos) contra os grandes rivais Benfica e Porto, com orçamentos mais recheados e dotados de plantéis de maior qualidade, equilíbrio e opções. O Sporting tem feito um trabalho excepcional na formação, mas deve saber articular a coexistência dos meninos da Academia com jogadores de maior experiência.

Só assim, o clube de Alvalade poderá ambicionar a novos voos. Estranho é que Bettencourt tenha criticado tanto o Benfica no início da época pelo investimento que efectuou na equipa de futebol, chegando mesmo a dizer que o Sporting não tinha capacidade para investir e que não cometia loucuras, e agora venha com um enorme desafogo financeiro desdizer tudo aquilo que era verdade há 4 meses atrás. Acredito que este foi o segundo "tiro no pé" do presidente, depois da tão famigerada frase "Paulo Bento Forever".

Voltando aos reforços, João Pereira é um valor seguro. Excelente defesa-direito que evoluiu imenso desde que foi dispensado pelo Benfica. O aguerrido lateral direito passou pelo Gil Vicente e de seguida assentou arraiais em Braga onde deu que falar. Carvalhal quis, portanto, começar a (re)construir a casa pela base. 3 milhões de euros parece ser um valor inflacionado que o Sporting poderia ter evitado pagar caso tivesse contratado o jogador no início da época. De qualquer forma, uma grande contratação.

Depois dos falhanços absolutos que têm-se revelado as contratações de Hélder Postiga- que parece não convencer ninguém- e de Felipe Caicedo, e apesar de Saleiro conquistar cada vez mais espaço no plantel, o Sporting precisava de um nome de peso para a frente de ataque. O escolhido foi Florent Sinama Pongolle, jogador que Quique Flores quis trazer para o Benfica na temporada passada, e que foi colega de equipa de Beto e Carlos Martins no Recreativo de Huelva. Apesar de em 10 jogos não ter marcado nenhum golo, Pongolle é daqueles jogadores cujo talento não deixa dúvidas. Depois da experiência acumulada no Liverpool, Huelva e Atletico Madrid, Pongolle parece-me ser o jogador certo para a frente de ataque do Sporting. Em forma, o avançado francês pode render uma média de 12 golos/época, números óptimos para um segundo avançado. A qualidade está lá, resta saber se seria o tipo de avançado que o Sporting mais necessitaria. Tudo vai depender do esquema táctico de Carvalhal que achará que Pongolle-com características muito semelhantes a Liedson- é o homem certo para fazer companhia ao "Levezinho" no ataque leonino.

Mas depois da saída de Ronny e da não afirmação de André Marques e Leandro Grimi, a lateral-esquerda também continua sem opções muito consistentes e é aí que entra em cena o nome de Sílvio, lateral-esquerdo de 22 anos do Rio Ave. O jogador formado nas escolas do Benfica passou depois pelo Odivelas e é hoje aposta de Carlos Brito na equipa das Caxinas. Joga como defesa-esquerdo embora não seja um canhoto de raíz, no entanto é um bom valor do futebol jovem nacional que poderá revelar-se uma boa aposta, embora não me pareça ter já a consistência para ser o indiscutível que o Sporting precisaria. No entanto, tudo vai depender dele, da forma como conseguir impôr a sua qualidade de jogo nos primeiros tempos em Alvalade.

Mas o mercado ainda está longe de estar fechado e para trinco poderá chegar o internacional português Pedro Mendes, jogador do Glasgow Rangers, actualmente com 30 anos. O médio lusitano é um namoro antigo dos leões e, tendo em conta a grave crise financeira dos escoceses, poderá custar aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 3 milhões de euros. Mendes parece estar agradado com a possibilidade de mudança, até porque Queiroz iria vê-lo mais de perto tendo em conta uma eventual convocação para o Mundial 2010.

Etiquetas: , , ,

publicado por Bruno Leite
TAÇA DE PORTUGAL: Pescadores C. Caparica 1-4 Sporting
O Estádio do Restelo serviu de casa emprestada ao Pescadores da Costa da Caparica e engalanou-se com o golo de Tó Zé aos 21 minutos que colocou a equipa da margem sul do tejo em vantagem face a um Sporting que, apesar de estar melhor no jogo, parecia não conseguir desatar-se da dificuldade de marcar golos.

O sonho do Costa durou pouco mais de 45 minutos, visto o Sporting ter chegado da segunda parte com uma mentalidade diferente, mais incisiva e com vontade de evitar nova situação delicada, num período tão conturbado da história do clube.

Os leões deram a volta ao marcador com golos de Miguel Veloso (2), João Moutinho e Liedson. De ressalvar que o central do Sporting Tonel foi expulso, pelo que ficará de fora das opções de Carlos Carvalhal frente ao eterno rival Benfica.

Houve um cheirinho de festa da taça, mas sem surpresas o Sporting cumpriu e ganha alguns desiderato motivacional para o encontro da próxima jornada da Liga Sagres frente ao Benfica em Alvalade.

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
ÚLTIMA HORA: Carlos Carvalhal é o novo treinador do Sporting
Aos 43 anos Carlos Carvalhal chega a um grande do futebol português. A ligação com Sporting foi oficializada este domingo. O treinador assinou contrato até ao final da época, com opção por mais uma temporada.

A contratação de Carlos Carvalhal foi anunciada em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários, onde a SAD leonina informa «que, a partir desta data, o Treinador Carlos Carvalhal assumirá o comando técnico da equipa principal».

O acordo entre o Sporting e Carvalhal «é válido até ao final da época desportiva em curso, tendo sido conferida à Sporting, SAD a opção para, querendo, fazer prorrogar o referido contrato para a época 2010/2011».

Etiquetas: ,

publicado por Bruno Leite
OFICIAL: Paulo Bento demite-se do comando técnico do Sporting
O Sporting acaba de informar a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários do pedido de demissão de Paulo Bento. O treinador entendeu "não estarem reunidas as condições" para continuar a orientar a formação leonina. Para já a equipa fica entregue a Leonel Pontes.

Paulo Bento, de 40 anos, tinha contrato com o Sporting até 2011, depois de ter prolongado o vínculo já esta época, numa das primeiras medidas de José Eduardo Bettencourt, que tinha acabado de ser eleito presidente.

Eis o comunicado na íntegra:

"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD), informa que o treinador Paulo Bento apresentou nesta data a demissão do cargo de Treinador Principal da Equipa Profissional por entender não estarem reunidas as condições para se manter no comando técnico da equipa.

Mais informa que, a partir desta data e até decisão em contrário, a Equipa passará ser orientada pelo treinador Leonel Pontes."

Deixe o seu comentário à decisão do ex-técnico do Sporting.

A saída de Paulo Bento resolverá os problemas do Sporting? A questão fica no ar...

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
EUROPA LEAGUE: Sporting empata e adia apuramento
O Sporting perdeu a oportunidade de garantir já o apuramento para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, ao empatar a um golo diante do frente ao FK Ventspils, em partida do Grupo D disputada esta quinta-feira no Estádio José Alvalade.

Golos em sete minutos

O Ventspils marcara sempre nas quatro partidas anteriores realizadas em terreno alheio nas provas europeias desta campanha e voltou a fazê-lo em Lisboa à passagem do quarto-de-hora, por Alessandro Zamperini. No entanto, a vantagem durou apenas sete minutos, altura em que Carlos Saleiro assinalou a estreia pelo Sporting na presente época a titular e a marcar com o oportuno tento do empate. Mesmo assim, o resultado deixou a formação de Paulo Bento ainda destacada na liderança com dez pontos, mais seis do que o adversário e sete relativamente ao SC Heerenveen e Hertha BSC Berlin, vencedor na Holanda por 3-2. Na próxima ronda, a 3 de Dezembro, o Sporting recebe o Heerenveen e o Ventspils faz o mesmo aos alemães.

Contrariedade de Chesnovski

Pavel Chesnovski estava escalado para ser titular, no entanto, lesionou-se durante o aquecimento e foi o experiente Aleksandrs Kolinko, de 34 anos, a aparecer como guarda-redes titular dos visitantes, a primeira equipa a visar a baliza, por Igor Ţîgîrlaş. Pouco depois, João Moutinho ganhou espaço e rematou de fora da área para defesa apertada de Kolinko com os punhos, antes de André Marques travar em falta Jurijs Žigajevs, perto da área e descaído para o lado direito, aos 15 minutos. Jurijs Laizans marcou o livre ao segundo poste, Alessandro Zamperini saltou à vontade e, de cabeça, atirou ao poste mais distante, sem hipóteses para Rui Patrício.

Saleiro oportuno

Cinco minutos volvidos, Saleiro estabeleceu a igualdade, de cabeça, no seu segundo jogo europeu, depois de ter entrado na etapa complementar da segunda mão do “play-off” de acesso à UEFA Champions League, no terreno da ACF Fiorentina. Simon Vukčević, regressado à equipa após lesão, furou pelo meio da área, Kolinko ainda defendeu o remate do médio montenegrino dele mas não conseguiu deter a recarga de Saleiro, num lance em que os forasteiros reclamaram braço na bola de Vukčević. O tento do empate animou as hostes leoninas e Tonel errou por pouco o alvo no lance imediato, após canto de Moutinho, em bom plano no meio-campo, juntamente com Matías Fernández.

Balizas seguras

Até ao intervalo, Kolinko travou um forte remate de pé esquerdo de Carriço, antes de Liedson, em boa posição, perder demasiado tempo e ver o seu pontapé interceptado por Zamperini. No reatamento, Leandro Grimi surgiu a lateral-esquerdo no lugar do amarelado André Marques e, pouco depois, Kolinko parou novamente um pontapé de Liedson. Paulo Bento viu-se obrigado a tirar Carriço devido a inferioridade física, passando Miguel Veloso para eixo da defesa e, do outro lado, Nunzio Zanettieiri fez entrar o avançado português João Martins para o lugar de Žigajevs. No entanto, foi Ţîgîrlaş a testar a atenção de Patrício num remate para defesa apertada do guardião “verde-e-branco” aos 68 minutos. O nº1 do Sporting voltou a estar em destaque ao desviar perto da trave um cabeceamento de Andrejs Butriks na sequência de livre de Laizans e a igualdade manteve-se, cabendo a Liedson a derradeiro hipótese, de cabeça, ao lado.

Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
LIGA SAGRES: Sporting sob brasas empata com o Marítimo e cai para 7.º lugar
O Sporting não foi além de um empate caseiro frente ao Marítimo (1-1), apesar de ter estado em vantagem, completando assim o quarto jogo sem vencer na Liga portuguesa. Matías Fernández apontou o golo inaugural, já na segunda parte, mas Manú restabeleceu o empate.

Início frenético

O encontro no Estádio José Alvalade começou a um ritmo intenso, com oportunidades para ambas as equipas nos minutos iniciais. Ainda assim o jogo decresceu de intensidade, apesar de o Marítimo ter rematado com perigo aos 36 minutos, por intermédio de Marcinho. Rui Patrício, com uma defesa a dois tempos, evitou males maiores para a sua baliza. Três minutos depois, foi a vez de João Moutinho testar os reflexos de Peçanha, que correspondeu com uma defesa incompleta.

Sporting em vantagem

Após uma primeira parte sem golos, o Sporting foi a primeira equipa a criar perigo no recomeço, aos 47 minutos, na sequência de um livre. Daniel Carriço, solto na área, cabeceou por cima. Ainda assim, os homens da casa chegaram ao golo aos 53 minutos, mercê de um remate de Matías Fernández. O chileno aproveitou um desentendimento na defensiva madeirense e rematou em arco, assinando um golo de belo efeito.

Golo de Manú

Pese embora o ascendente dos "leões", o Marítimo chegou ao empate aos 61 minutos, na sequência de um remate de longa distância de Manú. O extremo dos madeirenses encheu o pé e assinou um golo para mais tarde recordar. Aos 68 minutos, o conjunto comandado por Paulo Bento poderia ter chegado à vantagem, após novo remate de Carriço, mas Peçanha defendeu com segurança.

Caicedo ao poste

Aos 76 minutos, o defesa-central leonino voltou a cabecear com muito perigo, numa fase em que o Sporting procurava com mais insistência o tento da vitória, algo que poderia ter acontecido aos 80 minutos, após remate de Hélder Postiga, que saiu ao lado. Já nos descontos, Felipe Caicedo poderia ter dado o triunfo aos "leões", mas o remate do avançado acertou no poste.

Nacional sofre mas vence

Nos restantes encontros disputados este domingo, o Nacional da Madeira saiu vitorioso da recepção ao V. Setúbal, apesar de ter estado em desvantagem, graças a um golo de Keyta (de grande penalidade), aos 11 minutos. Nejc Pečnik empatou a partida mesmo em cima do intervalo (45) e Anselmo selou o triunfo dos insulares, aos 86.

Derrotas caseiras

O Olhanense perdeu em casa frente ao Rio Ave, mercê de um golo de João Tomás, apontado aos dez minutos. O Paços de Ferreira também foi surpreendido no seu reduto, perante a União de Leiria, que apontou um golo solitário aos 17 minutos, por Cássio.



Etiquetas: , ,

publicado por Bruno Leite
LIGA SAGRES: Sporting empata em Guimarães e está a 10 pontos da liderança
Jogo madrasto para o Sporting de Paulo Bento. Uma primeira parte em que houve um Vitória de enorme qualidade que dominou por completo um leão que parece encontrar-se cada vez mais sem rumo. Aliás, as declarações de Paulo Bento no final do encontro indiciam isso mesmo. O técnico do Sporting pediu que quem de direito também assumisse as responsabilidades pelos maus resultados e que essas não recaiam apenas sobre treinador e jogadores.

Apesar do domínio criado pelos vimaranenses e de algumas situações claras desperdiçadas, quem chegou a marcar um golo no primeiro tempo foi o Sporting, por intermédio de Caicedo. O lance foi invalidado, e mal, pois Ciacedo encontrava-se em linha e estava em jogo.

A segunda parte foi mal jogada de parte a parte. O jogo teve alguma intensidade, mas não passou disso mesmo. Um Sporting melhor, mais expedito, mas ainda assim com enormes dificuldades nos últimos 30 metros de terreno. O Vitória perdeu o gás que tinha imprimido na primeira parte e perdeu também a concentração discernimento e qualidade de passe, facto este que originou contra ataques que poderiam ter sido mais bem aproveitados pela equipa de Pualo Bento.

O golo do Sporting foi criado e finalizado por Matias Fernandez. Um lance de enorme felicidade em que um toque fortuito tira da frente 3 defesas do vitória que esperavam pelo remate do chileno. A bola sobrou para Liedson que devolveu para Matias isolado que só teve de encostar para o fundo das redes.

O Vitória parecia não ter forças para dar um safanão no Sporting, mas já no último minuto dos descontos o recém-entrado Rui Miguel aproveita um alívio de Miguel Veloso para a zona central do terreno rematando de longe para desfeitear o guardião Rui Patrício.

Com este empate os leões aumentam a desvantagem na perseguição directa aos líderes Benfica e Braga para 10 pontos. A vida está difícil para Paulo Bento em Alvalade...e Bettenctourt estará já muito arrependido de ter-se manifestado a favor de «Paulo Bento forever» no Sporting.


Etiquetas: ,

publicado por Bruno Leite
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
Pesquisar
PF10 TV

Publicidade


Click Here

Arquivos
Grupo Galáxia