Simão Sabrosa fora da lista de inscritos para a pré-eliminatória da Champions
O capitão do Benfica Simão Sabrosa parece estar no meio de uma total indefinição relativamente ao seu futuro. Apesar de ter regressado aos treinos na manhã desta segunda-feira, o extremo benfiquista não faz parte da lista enviada à UEFA relativa à participação encarnada na 3.ª pré-eliminatória da Champions Legue. A atitude dos responsáveis do Benfica indicia que Simão ainda poderá sair nos próximos dias do clube da Luz. E afinal Valência até poderá não ser a única hipótese para o internacional português… Apesar de não poder defrontar o Áustria de Viena nesta fase, caso Simão permaneça no Benfica poderá ser inscrito para a fase de grupos da Champions até ao próximo dia 23 de Agosto. Recorde-se que se Simão jogasse a pré-eliminatória não poderia representar mais nenhum clube em competições da UEFA nesta nova época. De Espanha chegam novas indicações durante esta segunda-feira. A Cadena Ser revela que o internacional holandês Patrick Kluivert estava englobado no “pacote” do negócio Simão. O Benfica não tem interesse no jogador, mas ficaria detentor dos direitos desportivos do mesmo. Desta forma, poderia negociar a venda para outro clube recebendo todos os dividendos da transferência. Além da oferta monetária, esta terá sido outra forma que o Valência encontrou para convencer os responsáveis benfiquistas a aceitar a proposta. Importa dizer que apesar dos problemas físicos que tem tido nos últimos anos, Patrick Kuivert continua a ser um jogador de renome e portanto com bastante mercado. Do país de “nuestros hermanos” surge também a notícia, através do site oficial do clube “ché”, de que tudo está a ser feito para que o Valência não deixe fugir a “hipótese” Simão. O clube realça as excelentes relações com o presidente do Benfica e com o empresário do jogador Jorge Mendes e continua «procurando encontrar soluções de modo a alcançar o objectivo que é a contratação do futebolista internacional português Simão Sabrosa», revela o órgão oficial do clube.
publicado por Bruno Leite
FC Porto vence Roma na apresentação aos sócios
O FC Porto derrotou os italianos da Roma por 1-0 no estádio do Dragão. A vitória surgiu com um auto-golo do francês Mexes, aos 38 minutos da primeira parte. Ao contrário do que alguns adeptos esperariam, a apresentação do plantel não contou com nenhuma surpresa. Apesar disso, Pinto da Costa, o presidente do FC Porto, estará ainda a negociar a contratação de um avançado para os dragões. A equipa azul e branca apresentou-se a um bom nível, embora na 2.ª parte do jogo tenha caído um pouco de produção; fruto, também, das muitas alterações que o técnico Co Adriaanse efectuou da primeira para a segunda metade da partida.
A Roma não foi um adversário muito competitivo. Uma equipa amorfa que denotou grandes dificuldades em progredir no último terço do terreno. A “squadra” italiana está ainda nitidamente à procura de ritmo e tem ainda muito que afinar até estar a postos para o início da Liga Italiana e da Liga dos Campeões.
O médio brasileiro Anderson foi eleito pelo planetfootball como o melhor jogador em campo. O ex-Grémio de Porto Alegre parece estar decidido a provar todo o talento com que veio rotulado do seu país, assim Adriaanse lhe dê oportunidades. O clube azul e branco parece acreditar fielmente nas capacidades do “génio” brasileiro. Prova disso mesmo é que a mítica camisola 10 vai ser envergada pelo jovem jogador durante esta época.
Aqui fica a numeração do plantel do FC Porto 2006/07: 1, Helton 2, Ricardo Costa 3, Pepe 4, Pedro Emanuel 5, Marek Cech 6, Ibson 7, Quaresma 8, Lucho Gonzalez 9, Lisandro 10, Anderson 11, Tarik Sektioui 12, Bosingwa 14, Bruno Alves 15, Ezequias 16, Raul Meireles 17, Vieirinha 18, Paulo Assunção 19, Sokota 20, Jorginho 21, Alan 24, Paulo Ribeiro 26, João Paulo 28, Adriano 29, Bruno Moraes 31, Diogo Valente 99, Vítor Baía
publicado por Bruno Leite
Sporting vence Corunha e conquista Torneio Guadiana
O Sporting Clube de Portugal venceu no sábado à noite o Deportivo da Corunha por 1-0, golo do avançado brasileiro Deivid. Os leões somaram a 2.ª vitória –depois de terem batido o Benfica por 3-0- e sagraram-se vencedores do Torneio Internacional do Guadiana. A equipa de Paulo Bento continua a mostrar altos índices físicos e um entrosamento muito interessante para quem conta apenas com 11 dias de trabalho. Nani foi o homem do jogo. O Sporting foi a equipa mais forte em campo, embora na 2.ª parte se tenha verificado um ligeiro abaixamento de ritmo e alguma quebra física, factores perfeitamente naturais para esta altura da época. O Torneio Guadiana viu brilhar uma equipa verde e branca que marcou quatro golos em dois jogos e não sofreu nenhum. E é importante recordar que Ricardo, o guarda-redes principal do clube de Alvalade, ainda nem regressou aos treinos, portanto não constituiu opção para o treinador do Sporting. A equipa leonina aproveitou da melhor forma a participação nesta competição e mostra estar de “garras afiadas” para lutar pela vitória na Liga portuguesa. No final do torneio, o jovem avançado Yannick Djaló foi considerado o melhor jogador da prova. Um prémio justo para mais um talento inegável que sai das escolas do Sporting.
publicado por Bruno Leite
Balde de água fria no Mestalla. Simão recusa Valência e continua na Luz
Apesar da vitória sobre o Charlton por 3-1, a apresentação do plantel do Valência aos associados foi um verdadeiro balde de água fria para os cerca de 30 mil adeptos presentes. Depois do clube “che” ter assegurado Morientes e Del Horno, Simão seria outro grande presente para os associados. Mas o que parecia improvável aconteceu. Depois de Benfica e Valência terem chegado a acordo por 18 milhões de euros, foi Simão quem recusou ser transferido para os espanhóis. O benfiquista não aceitou as condições financeiras propostas pelos dirigentes do Valência e já regressou a Portugal com Luís Filipe Vieira durante a madrugada. O negócio não está completamente fechado, mas face aos números apresentados pelo clube de Miguel dificilmente se chegará a bom porto. O atleta mais bem pago do Valência é David Villa que aufere 1,8 milhões de euros/ano. Simão pretende ganhar cerca de 3 milhões. O jogador do Benfica já treinará no Centro de Estágio dos encarnados, no Seixal, na próxima segunda-feira.
publicado por Bruno Leite
Kikin Fonseca sonhou, brilhou e finalmente alcança o sonho de jogar na Europa
Antes do Mundial 2006, Fonseca, o novo reforço do Benfica concedeu uma entrevista ao programa “Charla Dominical” de um canal de televisão do seu país. O craque mexicano revelava a intenção de fazer um bom mundial...e dar o “salto” para o futebol europeu. O Benfica fez-lhe a “vontade”, agora resta a Kikin mostrar o que vale. Veja a entrevista de Fonseca- http://www.youtube.com/watch?v=bCwRlTe2P7o&search=Kikin%20FonsecaKikin Fonseca é sinónimo de popularidade no México. Jogador idolatrado pela “aficcion”, à partida para Portugal, o novo reforço do Benfica teve uma despedida condigna no aeroporto. Não perca as imagens que ilustram a importância de Fonseca para os adeptos do Cruz Azul e da selecção mexicana. Partida de Kikin no aeroporto mexicano- http://www.youtube.com/watch?v=EnDljm_zpXo&mode=related&search=Francisco%20FonsecaAgora que o ponta-de-lança chegou ao Benfica vamos fazer uma viagem pela sua vida e carreira. Uma história interessante que não deverá perder. Homem de golos, sobretudo nas últimas épocas, Kikin já prometeu “deixar a alma e o coração em campo”. Nesta reportagem da tv mexicana Fonseca conta também o porquê de ser apelidado de "Kikin", uma bonita homenagem...
publicado por Bruno Leite
Benfica perde com Deportivo e sai do Torneio Guadiana sem marcar
O Benfica perdeu esta sexta-feira à noite com o Deportivo da Corunha por 1-0, com um golo de Sérgio. Um jogo a contar para o Torneio Guadiana. Os encarnados somam a 2.º derrota consecutiva, após terem sido batidos pelo Sporting por redondos 3-0. O Corunha abriu o marcador logo aos 4 minutos da primeira parte com um remate forte de Sérgio, num lance em que o guarda-redes Moretto foi mal batido mais uma vez. O ex-guarda-redes do Setúbal continua a não convencer e Fernando Santos deverá dar uma oportunidade a Quim já no próximo jogo com o AEK de Atenas na Grécia, partida que se disputará ao abrigo do acordo da transferência de Katsouranis para o Benfica. Nesta partida, o Benfica apresentou-se novamente sem ideias e nunca conseguiu impor o seu futebol perante os galegos. Factos que Fernando Santos terá de corrigir rapidamente, devido à proximidade da pré-eliminatória da Champions, com o Áustria de Viena, que se disputará já no dia 8 de Agosto no Estádio do Prater. Refira-se que nas grandes penalidades (factor de desempate neste torneio triangular) Benfica e Corunha empataram empate a três bolas. Por isso amanhã, ao Sporting bastará empatar frente à equipa espanhola para vencer o Torneio Guadiana.
publicado por Bruno Leite
Carlos Bueno ou Kikin Fonseca, qual é o melhor?
O futebol português viu ontem chegar dois pontas-de-lança, Carlos Bueno e Kikin Fonseca que reforçarão Sporting e Benfica, respectivamente. Os dois rivais da segunda circular apostaram em jogadores que, acreditam, farão, o que poucos fazem em grande quantidade. Marcar golos. O Planet Football decidiu fazer uma comparação entre Bueno e Kikin. Entre nos links abaixo indicados e conheça os atributos destes dois goleadores que fizeram carreira no continente americano. Carlos Bueno:
Kikin Fonseca:
publicado por Bruno Leite
Áustria Viena-BENFICA na pré-eliminatória da Champions League
Aqui fica o sorteio completo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões realizado pela UEFA esta sexta-feira de manhã em Nyon. O Benfica irá defrontar o Áustria de Viena. Os jogos desta fase realizam-se a 8 ou 9 de Agosto (primeira mão) e a 22 ou 23 do mesmo mês. Austria Vienne (AUT)-BENFICA (POR)
Sheriff (MOL) ou Spartak Moscou (RUS)-Slovan Liberec (TCH)
Shaktar Donetsk (UKR)-Hafnarfjördur (ISL) ou Legia Varsovie (POL)
FC Zurich (SUI) ou Salzbourg (AUT)-CF Valence (ESP)
Levski Sofia (BUL) ou Sioni Bolnisi (GEO)-Chievo Vérone (ITA)
Heart of Midlothian (SCO) ou Siroki Brijeg (BIH)-AEK Athènes (GRE)
CSKA Moscou (RUS)-Djurgarden (SWE) ou Ruzomberok (SVK)
AC Milan (ITA)-Cork City (EIR) ou Etoile Rouge Belgrade (SCG)
Galatasary (TUR)-Mlada Boleslav (CZE) ou Valerenga (NOR)
Standard Liège (BEL)-Gorica (SLO) ou Steaua Bucarest (ROM)
Ekranas (LTU) ou Dinamo Zagreb (CRO)-Arsenal (ENG)
FC Copenhague (DEN) ou Myllykosken Pallo (FIN)-Ajax Amsterdam (PBS)
Hambourg (GER)-Osasuna (ESP)
Liepajas Metalurgs (LAT) ou Dynamo Kiev (UKR)-Fenerbahçe Istanbul (TUR) ou B36 Thorshavn (FRO)
Liverpool (ENG)- Maccabi Haïfa (ISR)
Lille (FRA)-Debrecen (HUN) ou Rabotnicki (MKD)
publicado por Bruno Leite
Sporting goleia Benfica por 3-0 com o novo talento Djaló em destaque
O Sporting venceu o eterno rival Benfica por concludentes 3-0, um jogo a contar para o Torneio do Guadiana, que se disputa em Vila Real de Santo António, que conta ainda com a participação dos espanhóis do Deportivo da Corunha. Os leões apresentaram-se com grande frescura física e maior entrosamento que os encarnados. Facto que surpreende, de alguma forma, porque os benfiquistas começaram a preparação bem mais cedo. Ao apontar dois golos, a estrela da noite foi Yannick Djaló mais um talento “produzido” pelas escolas de Alvalade que promete dar mesmo muito que falar. Katsouranis marcou um auto-golo, um “prémio” injusto para o melhor benfiquista em campo. Estava tudo a postos para o primeiro derby da temporada. Sporting e Benfica eram os protagonistas e o público estava ansioso pelo começo. No entanto, o jogo que não apresentou grandes índices de qualidade, mostrou um Sporting com mais querer e com mais poder. Uma equipa bem entrosada que soube sempre o que fazer dentro das quatro linhas, mesmo com alguns jogadores menos habituados às lides de um “clássico” como Ronny e Yannick Djaló. O Benfica nunca se encontrou, foi uma equipa desconectada entre os seus sectores e que não se conseguiu libertar da pressão exercida pela equipa de Alvalade. Rui Costa, que estava em dúvida para o jogo, acabou por alinhar de início, mas não conseguiu incutir o ritmo que a equipa do Benfica necessitava para se soltar das “amarras” leoninas. No Sporting, o grande destaque foi o míudo Yannick Djaló. Mostrou garra, velocidade e qualidade na zona de finalização. Um quebra-cabeças que promete dar muito que falar nos próximos meses, caso o técnico do Sporting, Paulo Bento, decida apostar nele. Apesar da péssima exibição do Benfica, há um jogador que merece destaque, o grego Katsouranis. Apesar de ter marcado um auto-golo, cotou-se como um elemento de qualidade no meio-campo. O ex-jogador do AEK de Atenas parece mesmo ser reforço, na verdadeira acepção da palavra. Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
Árbitro: Lucílio Baptista BENFICA – Moreira; Alcides, Anderson, Ricardo Rocha e Léo; Katsouranis; Nuno Assis, Rui Costa e Karagounis; Mantorras e Miccoli.
Jogaram ainda na segunda parte: Nélson, Luisão, Petit, Nuno Gomes, Marcel, Paulo Jorge e Diego.
SPORTING – Tiago; Miguel Garcia, Polga, Tonel e Ronny; Custódio; Carlos Martins, João Moutinho e Romagnoli; Liedson e Yannick.
Jogaram ainda na segunda parte: Abel, Tello, Nani, Paredes, Douala e Deivid.
Ao intervalo: 0-1Golos: 0-1, Yannick (39 m); 0-2, Yannick (51 m); 0-3, Katsouranis, na própria baliza.Resultado final: 0-3Grandes penalidades (duas séries de cinco, como primeiro critério de desempate no final do torneio): 4-4. (Marcel e Paredes falharam)
publicado por Bruno Leite
“FOOTBALL LEGENDS”: Paulo Futre, o génio que encantou Madrid…para sempre!
Nascido no Montijo a 28 de Fevereiro de 1966, Paulo Jorge dos Santos Futre tornou-se num dos melhores jogadores de sempre do futebol português. Formado nas escolas do Sporting Clube de Portugal o talentoso extremo-esquerdo estreou-se na equipa principal do clube de Alvalade com apenas 17 anos, onde começou a dar nas vistas. Mas o Sporting não soube blindar contratualmente o seu “menino de ouro”, que jogou apenas a época de 1983/84 com a camisola dos leões, e o FC Porto num ápice chegou a acordo para a sua contratação a título definitivo. Futre jogou nos “dragões” entre 1984 e 1987. Épocas onde venceu dois campeonatos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus (antigo formato da Liga dos Campeões). O internacional português viria mesmo a ser um dos jogadores em maior destaque na final-vitória por 2-1- disputada contra o Bayern de Munique, no estádio do Prater em Viena de Áustria. 1.68 m de inigualável talento…um “astro” que despontou a tão alto nível que seria difícil mantê-lo em Portugal. A Europa já despertara para a classe de Paulo Futre. O extremo que sentava os adversários, que os fintava e ultrapassava com uma facilidade assustadora estava prestes a dizer adeus ao Estádio das Antas.
Valorizado pela conquista da Taça dos Campeões Europeus, o plantel do FC Porto viu partir a sua jóia maior. Foi em 1987/88 que Futre rumou a Madrid, nomeadamente ao Atlético local que vivia na “sombra” do seu maior rival o gigante Real Madrid. No Atlético Paulo Futre não alcançou sucesso desportivo, mas chegou ao Olimpo! Madrid ainda hoje suspira pelas jogadas estonteantes do mágico número 10 que fez a “aficcion” sonhar com um clube grande, o maior! Mas o sonho não passou disso mesmo. Uma ilusão. No entanto, apesar de nunca ter conseguido a conquista do título espanhol, o clube de Futre conquistou duas Taças do Rei (equivalente à nossa Taça de Portugal).
É verdade que os títulos não abundaram, mas Futre será para sempre recordado como um dos maiores símbolos da história dos “Colchoneros” e um dos melhores jogadores mundiais na sua época. Um ícone! O extremo português marcou 38 golos em 173 jogos pelo Atlético, mas foram as magníficas jogadas individuais e assistências para golo que elevaram Futre. Em 1993, ao fim de cinco épocas e meia na Liga Espanhola, Futre rumou ao Benfica. Um golpe duro para o rival Sporting que contava conseguir a contratação do seu ex-jogador. Mas foi o então presidente do clube da Luz, Jorge de Brito, que consumou a mais cara aquisição de sempre por parte de um clube nacional; 5 milhões de euros (um milhão de contos na moeda antiga) e um ordenado chorudo de 150 mil euros mensais (30 mil contos). Ao serviço do Benfica, Paulo Futre conquistou uma Taça de Portugal frente ao Boavista (vitória por 5-2), jogo no qual apontou dois golos e foi considerado o melhor jogador em campo. Futre por pouco não conseguia repetir a proeza de ser campeão nacional, mas o FC Porto foi mais forte e chegou ao final da competição com mais dois pontos que a equipa comandada por Toni. Os graves problemas financeiros em que o Benfica estava “mergulhado” obrigaram o clube da Luz a vender o passe da sua principal estrela ao Marselha de França.
A partir desta fase, devido a sucessivas e gravíssimas lesões e vários meses de inactividade, a sua carreira entra em declínio. Em seguida, Paulo Futre ainda passou pela Reggina, Milan (onde venceu o “scudetto”), West Ham. Na época 97/98, ainda regressou ao Atlético de Madrid, mas nunca atingiu o patamar que o notabilizou anteriormente. O génio lusitano acabou a carreira no Japão ao serviço do Yokohama Flugels em 98/99.
Clubes
Sporting Clube de Portugal - (Portugal) 1983 - 1984 FC Porto - (Portugal) 1984 - 1987 Atlético de Madrid - (Espanha) 1987 - 1993 Sport Lisboa e Benfica - (Portugal) - 1993 Olympique de Marsella - (França) 1993 - 1994 Reggina Calcio - (Itália) 1994 - 1995 AC Milan - (Itália) 1995 - 1996 West Ham - (Inglaterra) 1996 - 1997 Atlético de Madrid - (Espanha) 1997 - 1998 Yokohama Flugels - (Japão) 1998 - 1999 Títulos
Campeonatos nacionais 2 Ligas portuguesas (FC Porto, temporadas 84-85 e 85-86) 2 Supertaças de Portugal (FC Porto, 1984 e 1986) 2 Taças do Rei (Atlético de Madrid, temporadas 90-91 e 91-92) 1 Liga italiana (AC Milan, temporada 95-96) Taças Europeias 1 Taça dos Campeões da Europeus (FC Porto, temporada 86-87) Prémios
Melhor jogador da Liga Portuguesa duas vezes (temporadas 85-86 e 86-87) Bola de Prata (Segundo melhor jogador de Europa, 1987- numa eleição que foi ganha pelo holandês Ruud Gullit. A Futre seguiu-se em terceiro lugar o espanhol Emílio Butragueño) Selecção NacionalDestaca-se a participação no Mundial do México de 1986 onde disputou três jogos contra a Inglaterra, Polónia e Marrocos. Vestiu a camisola das quinas 41 vezes.
publicado por Bruno Leite
"FOOTBALL LEGENDS" ESTREIA NA SEXTA-FEIRA!!
O Planet Football inicia a partir do dia 28 de Julho um périplo pela história do futebol. Grandes jogadores do futebol português e mundial estarão em destaque. Porque aqui um dos lemas é não esquecer aqueles que não devem ser esquecidos. E há jogadores que devem permanecer para sempre na memória dos "fanáticos" por terem proporcionado momentos de magia, golos inacreditáveis, lágrimas derramadas e taças erguidas! O futebol ganhou a dimensão que tem hoje graças a jogadores de excepção, aqueles que têm o poder de nos deixar colados aos ecrãs...ou "presos" à cadeira do estádio! Vamos contemplar as lendas...vamos mergulhar no "planeta do futebol", onde as glórias são eternas. Na sexta-feira vamos recordar um jogador que foi ídolo por onde passou e que se estreou no futebol profissional com apenas 17 anos de idade. Esquerdino com técnica inconfundível...veja se adivinha quem é! O Planet Football convida-o a entrar no futebol dos "sonhos"...
publicado por Bruno Leite
Carlos "El Loco" Bueno aterrou em Lisboa e é reforço para o Sporting
Carlos Bueno, internacional uruguaio, chegou esta tarde a Lisboa para rubricar contrato válido por uma época com o Sporting. O ponta-de-lança vai ser emprestado pelo Paris Saint Germain, clube detentor do passe. A contratação foi anunciada pelo site oficial do Sporting que revela que o acordo está selado desde a última quarta-feira. "El Loco", como é apelidado , tem 26 anos e destacou-se sobretudo ao serviço do Peñarol de Montevideo como goleador máximo da Liga do seu país. O avançado marca presença regular nas convocatórias da selecção do seu país ao lado de jogadores consagrados como Diego Forlan, Recoba ou Chevanton.
publicado por Bruno Leite
Fonseca é o ponta-de-lança contratado pelo Benfica
O Benfica fechou contrato com o avançado internacional mexicano Kikin Fonseca. O acordo foi selado para as próximas três temporadas. Proveniente do Cruz Azul, o atleta encontra-se já em viagem para a capital portuguesa para ser apresentado amanhã no Estádio da Luz. A notícia foi avançada em primeira mão pela estação de rádio local Estádio W já passava da meia-noite em Portugal. Entretanto a transferência já foi confirmada a alguns órgãos de comunicação social por um dirigente do ex-clube de Kikin. Fonseca foi um dos destaques da selecção mexicana no Mundial 2006 da Alemanha. O ponta-de-lança marcou, inclusive, um golo a Portugal na fase de grupos da competição, sendo considerado o homem do jogo. Se quiser conhecer mais sobre este jogador pode visitar o site oficial: http://www.kikinfonseca.com.mx/
publicado por Bruno Leite
É oficial: Sporting e Moisés rescindem por mútuo acordo
O Sporting, através do seu site oficial, anunciou esta noite de quinta-feira a rescisão amigável de contrato com o defesa central brasileiro Moisés. O jogador foi suspenso pela FIFA por quatro meses e o clube de Alvalade desconhecia o processo que estava a decorrer na mais alta instância do futebol mundial. Moisés foi suspenso devido a uma queixa apresentada pelo Krylia que alega que o Cruzeiro de Belo Horizonte terá influenciado a saída do jogador do clube russo. O jogador e o seu empresário omitiram o processo que decorria na FIFA e o Sporting optou pela quebra de contrato. O empresário de Moisés ainda se deslocou a Lisboa na esperança de conseguir demover os responsáveis leoninos, mas em vão. O Sporting está novamente no mercado para contratar um defesa central.
publicado por Bruno Leite
Ovchinnikov poderá ser irradiado do futebol russo
Serguei Ovchinnikov, ex-guarda-redes do Benfica e do FC Porto, já conheceu melhores dias. Actualmente a militar no Dínamo de Moscovo, o ex-suplente de Michel Preud´Homme no clube da Luz, perdeu definitivamente a cabeça. O clube mais luso-brasileiro da Rússia defrontava o FC Moskva quando aos 77 minutos, do jogo que terminou empatado 1-1, o árbitro assinalou um canto contra o ex-clube de Costinha. Ovchinnikov discordou da decisão e foi em direcção ao juiz da partida em sinal de protesto, proferindo gritos insultuosos. O árbitro internacional, Igor Zakharov, expulsou-o imediatamente. Ovchinnikov recusou-se a abandonar o relvado atirando a braçadeira de capitão para o chão e agredindo várias vezes o juiz da partida. Em seguida tentou destruir o túnel de acesso ao relvado. Os adeptos do Dínamo ajudaram à “festa” e aproveitando a postura ofensiva do guarda-redes dispararam foguetes e arrancaram cadeiras que lançaram para o relvado. No final do encontro, o jogador admitiu ter perdido a cabeça, mas não sem antes insultar os jornalistas que lhe faziam perguntas incómodas sobre os factos ocorridos. Já na última época, Sergei Ovchinnikov foi protagonista de um incidente similar. Na altura, o jogador foi castigado com cinco jogos de suspensão. Desta feita, e sendo uma atitude recorrente, Ovchinnikov, com 35 anos, arrisca-se seriamente a ser irradiado do futebol russo. Depois do empate verificado nesta partida, o “milionário” Dínamo de Moscovo encontra-se no antepenúltimo lugar do campeonato com 9 pontos em 13 jogos.
publicado por Bruno Leite
OPINIÃO: O regresso de Rui Costa…música Maestro!
Final da época 93/94…Benfica campeão nacional. Uma época estupenda em que a equipa comandada por Toni chegou também às meias-finais da Taça das Taças, onde caiu aos pés do Parma de Itália. Foi nessa competição que Rui se catapultou ainda mais. O ainda menino que já dava luz à Luz e que já espalhava classe pelos relvados nacionais e internacionais. Mas o Benfica estava mergulhado numa profunda crise financeira, que se viria a revelar mais tarde desportiva também, e os argumentos financeiros da Fiorentina levaram os responsáveis benfiquistas a abdicar do número 10 encarnado. Rui transformou-se príncipe em Florença…ou ”Il Maestro” como é ainda hoje recordado na bonita cidade transalpina. Formou com Gabriel Batistuta uma dupla de sonho para os “viola”. 7 anos de pura dedicação em que a equipa italiana resistiu aos inúmeros convites provenientes dos colossos do “Calcio”. Mas a Fiorentina também passou por tempos difíceis que culminaram com a falência da “societá”. Um ano antes da extinção, Rui Costa foi vendido ao AC Milan por 40 milhões de euros. Um valor que espelha a grandeza deste jogador que se assumiu como um dos melhores número 10 a nível mundial. Os benfiquistas, também eles mergulhados numa crise imensa, olhavam a classe e o talento ao longe…chorando terem cedido aos milhões dos italianos, porque Rui queria o Benfica e o Benfica queria Rui. O destino separou-os fisicamente, mas manteve uma ligação “espiritual” fora do comum. Rui sempre disse querer voltar ao clube do seu coração. 12 longos anos de Cálcio, muitos títulos…e muitas vezes considerado o melhor “playmaker” a jogar em Itália. Um jogador de excepção. Passaram-se anos angustiantes para os adeptos do clube da Luz e a esperança em ver Rui Costa de águia ao peito era cada vez mais diminuta. Mas a boa vontade do Milan em conjunto com o querer do jogador em terminar a carreira no Benfica fizeram a diferença e Rui Costa volta a ser de quem sempre quis. Hoje o sonho é realidade…e só apetece dizer…Música Maestro!
publicado por Bruno Leite
Meyong junta-se a Robert no Levante
O avançado Meyong foi transferido para o Levante de Espanha. O melhor marcador da Liga Portuguesa , com 17 golos, vê assim abrirem-se as portas da saída, numa altura em o Belenenses ainda desconhece se jogará na primeira ou na segunda liga portuguesa. O internacional camaronês já foi apresentado ao final desta manhã de terça-feira e irá render aos cofres do clube do restelo qualquer coisa como dois milhões de euros. O Levante, que subiu esta época à primeira divisão espanhola, tem como treinador o ex-"merengue" Ramon Lopez Caro e contratou, além de Meyong, Laurent Robert (ex-Benfica) e Frederic Dehu (ex-Marselha).
publicado por Bruno Leite
OPINIÃO: “Matador" na Luz?
Os benfiquistas anseiam por um jogador que traduza em golos a qualidade que a equipa evidencia a criar lances de perigo para a baliza adversária. Ora, se bem me recordo Rui Águas foi o último grande ponta-de-lança -na verdadeira acepção do termo- que envergou a camisola dos “encarnados”. O filho do bi-campeão europeu José Águas fez 30 golos no antepenúltimo título nacional benfiquista que remonta a 1990-91. Quinze anos depois verificamos que mais nenhum jogador do emblema da Luz inscreveu o seu nome como goleador mor da Liga portuguesa. Nenhum…perdão! Na época 2002/2003 Simão Sabrosa foi o melhor marcador com 18 golos a par do então aveirense Fary, factor que não lhe chegou para vencer o troféu porque o jogador do Beira-Mar jogou menos partidas que o número 20 benfiquista e esse era o principal critério de desempate. O que se terá passado então com a política de contratações do Benfica para que o clube nunca mais tivesse um avançado de excepção? Sucessivas crises desportivas que os “encarnados” viveram ao longo dos últimos 11 anos e consequente falta de verbas para investir poderão ser as razões mais fáceis de encontrar. Hoje, o Benfica é um clube com um rumo diferente. Com uma estratégia muito mais rigorosa e bem definida. Com a entrada de Luís Filipe Vieira para os comandos “encarnados”, os títulos voltaram e o prestígio internacional também. Mas os grandes jogadores custam, por norma, muito dinheiro. Isto, a menos que duas hipóteses se coloquem: descobri-los quando ainda são desconhecidos ou saber procurar os casos de talento perdido noutros campeonatos. Ora há um ponta-de-lança de classe mundial perdido na Rússia. Chama-se Fernando Cavenaghi, nasceu a 21 de Setembro de 1983, em O´Brien, na Argentina, e foi transferido do River Plate para o Spartak de Moscovo no início da época 2004/05. Mas o frio e o modo de vida daquele país não ajudaram à integração de "El Torito" que se encontra insatisfeito com a sua situação no clube russo. O seu passe está avaliado em cerca de 8 milhões de euros, verba que julgo ser elevada tendo em conta a prestação que o jogador teve até ao momento na Europa. No entanto, julgo que o Benfica poderia tentar a sua contratação num molde de empréstimo com direito de opção. Assim seria possível testar a sua adaptação ao clube e à liga portuguesa e caso esta ligação desse frutos no final da época o Benfica poderia exercer a opção de compra por 5 ou 6 milhões de euros (negociando). O Benfica está na expectativa. As transferências não concretizadas de Manuel Fernandes, “presa” por problemas físicos do jogador, e a de Simão, que se mantém num impasse, não estão a ajudar os responsáveis benfiquistas a colmatar as três lacunas detectadas por Fernando Santos. Um defesa esquerdo, um médio esquerdo e um ponta-de-lança goleador. Caso saiam Manuel Fernandes e Simão, o Benfica encaixa 29 milhões de euros neste defeso o que lhe dará uma boa margem negocial para adquirir os jogadores pretendidos pelo treinador. Caso Simão se mantenha e Manuel Fernandes saia, o Benfica encaixa 9 milhões de euros por 50% do passe (já tinha recebido 6 milhões pela restante metade) que chegarão para negociar 3 bons jogadores, mas ficará mais forte desportivamente, pois conseguiria manter o capitão de equipa. A ver vamos…os próximos dias deverão trazer novidades. O tempo urge porque a pré-eliminatória da Liga dos Campeões está aí à porta, é já no dia 8 de Agosto. Carreira de Cavenaghi (jogos/golos)
2001 - River Plate (9/3) 2002 - River Plate (33/22) 2003 - River Plate (29/23) 2004 - River Plate (13/9) 2004 - Spartak (9/1) 2005 - Spartak (25/7) 2006 - Spartak (13/6)
publicado por Bruno Leite
Simão Sabrosa sai ou não? Eis a questão!
A novela da possibilidade de Simão sair do Benfica arrasta-se desde Dezembro de 2005. Na altura, a proximidade do fecho do mercado de transferências e a intransigência do gestor do futebol profissional, José Veiga, fizeram abortar a saída para o Liverpool. Volvidos sete meses...o interesse por Simão volta à tona. Desta feita o Valência é o interessado. Uma proposta que rondará os 16 milhões de euros e a cedência do avançado italiano Marco Di Vaio. O jogador teve ordem para não se apresentar no último sábado o que poderá indiciar que o fecho do acordo estará para breve. Apesar de ser uma boa proposta, os "encarnados" pretendem que esta seja na totalidade em dinheiro. 20 milhões de euros...é a verba pretendida. Apesar do grande interesse "ché" a verba oferecida não deverá alcançar as pretensões benfiquistas, pelo que importa saber: Cederá o Benfica e o jogador sai por uma verba menor? Ou Simão continua de águia ao peito...após mais uma possibilidade de transferência frustrada? Questões que poderão ser ainda respondidas durante o dia de hoje. É que o director desportivo do Valência, Amedeo Carboni, está neste momento reunido com José Veiga em Lisboa.
publicado por Bruno Leite
ESTREIA MUNDIAL
Boa tarde caros fanáticos! Esta é uma nova era do futebol mundial com a estreia de um espaço inédito que vem satisfazer todos os fanáticos da bola. Uma visão única sobre o espectáculo que é o desporto rei, mas que não deixará nunca de ser racional e inteligente! Contamos com a tua participação para fazer deste blog uma referência!
publicado por Bruno Leite
Ultimas entradas
Posts Históricos
Visitantes
|
Pesquisar
PF10 TV
Publicidade
Arquivos
Grupo Galáxia
|