Já só faltam dois dias para um dos jogos sempre ansiados, o Sporting-Benfica. Sem o "sal" de outros anos, este derby conta sempre, e muito, nem que seja somente pela rivalidade dos dois emblemas. Com o Benfica em segundo e com o Sporting em quarto lugar não esão, decerto, reunidos os ingredientes perfeitos para um clássico de excelência, mas por vezes, quando há "menos" pressão é precisamente quando se proporcionam os melhores espectáculos. Portanto, Sporting e Benfica, soltem-se das amarras e deixem de ser as equipas amorfas e sem nexo que temos visto. E já agora, quem vai ganhar; o Sporting, o Benfica...ou o FC Porto?
104 ANOS DE HISTÓRIA: PARABÉNS SPORT LISBOA E BENFICA
Foi no dia 28 de Fevereiro de 1904 que nasceu o "Glorioso" Sport Lisboa e Benfica...o PF10 mostra um tributo à grandeza de um histórico do futebol europeu. (VER VÍDEO COM SOM)
Como tem vindo a ser hábito, o Porto venceu em casa e o Benfica e Sporting não conseguiram fazer o mesmo. O líder do campeonato bateu o Paços de Ferreira por três bolas a zero com Lisandro a bisar. O Benfica, que está agora a doze pontos do primeiro lugar, empatou em casa frente ao Braga, enquanto o Sporting foi a Setúbal sair derrotado (outra vez) através duma falha do guarda-redes leonino.
No Estádio do Dragão o ambiente é cada vez mais de festa e já se ouvem cânticos de "campeões campeões". É certo que ainda falta o último terço de campeonato por disputar mas a vantagem de doze pontos e a qualidade exibicional dos portistas não deixam antever outro futuro que não o título nacional. Desta feita a vítima foi o Paços de Ferreira e Lisandro Lopez marcou mais dois golos (já leva dezoito). O outro tento foi no período de descontos com Mariano a marcar num contra-ataque. O Porto soma e segue rumo ao tri-campeonato.
O Benfica começou o jogo praticamente a perder, pois aos cinco minutos José Manuel aproveita uma defesa incompleta de Quim e faz golo. Os adeptos da casa gelaram pois sabiam que era obrigatório vencer para continuar a lutar pelo título. Quinze minutos depois Luisão faz então o golo do empate e lança a esperança duma reviravolta tão ambicionada naquela partida. O Braga levou um ponto para casa pois soube sofrer e ainda teve sorte quando aos noventa e três minutos Nélson enviou uma bola ao poste da baliza bracarense no desespero benfiquista em chegar ao golo da vitória. O primeiro lugar está agora a doze pontos.
Num jogo muito disputado em Setúbal foi a equipa da casa que saiu vencedora, e muito por culpa de Rui Patrício que deixou escapar a bola por entre as mãos num remate que parecia ser de fácil defesa. Antes do golo sadino, a equipa do Setúbal já tinha ameaçado a baliza leonina e mesmo depois do golo houve ocasiões em que não foi golo porque o guarda-redes leonino ainda fez boas defesas. O Sporting também tentava chegar ao golo do empate mas do outro lado o guarda-redes Eduardo fez uma grande exibição e segurou a vitória. O Sporting voltou a cair para o quarto lugar a um ponto do Guimarães e a cinco do Benfica.
foto: Filipe Falardo- Jogador do CD Fátima, emprestado pela União de Leiria
O dirigente azul, que se demitira do cargo de presidente do clube no passado 17 de Janeiro, estava internado desde a passada terça-feira no Hospital dos Serviços de Assistência Médica e Social dos Bancários do Sul e Ilhas, em Lisboa, onde faleceu vítima de doença prolongada. O funeral realiza-se hoje, às 14h30, da Basílica da Estrela para o cemitério do Lumiar.
Eleito para o cargo em 2005, Cabral Ferreira, sócio n.º 7039, foi reconduzido em 2007 para novo mandato. Em Janeiro demitiu-se, na sequência da polémica em torno do caso Meyong.
Teófilo Cubillas nasceu a 8 de Março de 1949 no distrito de Lima, Puente Piedra. Começou a jogar futebol nos escalões jovens do Alianza Lima, já nessa altura “El Nene”, como era apelidado, dava nas vistas pela técnica invulgar com que se exibia em campo…um verdadeiro talento.
Em 1965, aos 16 anos de idade, fez a sua estreia como profissional na equipa sénior do Alianza Lima. Na primeira época, Cubillas não se intimidou e foi logo o melhor marcador do campeonato peruano, feito que repetiu em 1971. Um ano depois “El Nene” foi eleito o melhor jogador da América do Sul. Era a confirmação daquilo que todos já sabiam. Estávamos perante um génio.
Teófilo jogou na equipa branca e azul até 1973, altura em que foi vendido ao Basileia da Suiça. Seis meses após a chegada ao país helvético, o jogador peruano foi transferido para Portugal, mais concretamente para o Futebol Clube do Porto. Aqui, Cubillas fez duas épocas de grande nível onde foi o melhor marcador. Em 1977 regressou ao Alianza Lima onde venceu o bicampeonato de 1977 e 1978. Em todo o percurso pelo clube de “La Victoria”, Cubillas apontou 295 golos.
Mas a aventura de “Teó” pelo futebol ainda não chegara ao fim. Em 1979 foi contratado pelos Strikers de Lauderdale, onde em cinco temporadas fez 120 jogos e marcou 59 golos. Com esta bela soma, tornou-se o melhor marcador de sempre da história do clube americano. Outro recorde obtido foi contra o Aztecas de Los Angeles, ao marcar três golos em apenas sete minutos.
Cubillas retirou-se em 1985, com 36 anos de idade, depois de vinte anos a jogar futebol profissional. Mas ainda não era um abandono definitivo…em 1987, depois do acidente de avião que vitimou todos os jogadores do Alianza Lima, “El Nene” decide regressar ao seu clube de sempre para ajudar à recuperação, completando uma época e em seguida retirando-se definitivamente.
SELECÇÃO NACIONAL
Teófilo Cubillas estreou-se na selecção peruana com 20 anos, aquando da participação nas eliminatórias para o Mundial México 70. Na fase final desse Campeonato do mundo, “El Nene” marcaria cinco golos sagrando-se o melhor marcador da equipa nacional. A partir daí consolidou-se como o “10” da selecção. Em 1975, o médio criativo fez parte da histórica equipa que venceu a Copa América. Três anos depois, no Mundial da Argentina marcou cinco golos cotando-se como o segundo melhor marcador da competição, atrás do ponta-de-lança argentino Mário Kempes. O “Espanha 82” foi o último mundial de Cubillas. Uma despedida amarga, pois os peruanos não conseguiram passar a fase de grupos e a grande estrela não obteve qualquer tento na competição.
Em jogos oficiais pela selecção, Teófilo Cubillas marcou 26 golos em 86 presenças, mas se contabilizarmos também os jogos particulares disputados pela equipa nacional chegamos à bonita marca de 45 golos em 117 jogos. Números que fazem de Cubillas o maior goleador de sempre da história desta equipa.
MAIOR GOLEADOR CENTROCAMPISTA EM MUNDIAIS
Os dez golos apontados em três mundiais, colocam “El Nene” como o máximo goleador peruano nos mundiais e o privilégio de ser o sétimo goleador da história desta competição. Um dado pouco mencionado, mas bastante importante é que Cubillas é o maior goleador centrocampista dos mundiais e tem a melhor média de golos por jogo de todos os médios da competição mais importante a nível mundial, acima de génios como Diego Armando Maradona, Zico e Johan Cryff, para citar apenas alguns. Os seis jogadores que superaram Teófilo em golos em campeonatos do mundo jogaram não só maior número de partidas, como eram todos avançados e não médios.
Os sul americanos defendem que as estatísticas e o talento de “El Nene” não só comprovam que ele foi o melhor jogador de todos os tempos do Perú, mas também um dos 5 melhores de todos os tempos na América do Sul.
PRÉMIOS
-Cubillas tem a honra de fazer parte da “FIFA 100”, lista que distingue os 125 melhores futebolistas de todos os tempos. -Destacado como um dos 11 melhores jogadores de todos os tempos segundo a revista argentina “El Gráfico”. -Melhor jogador da América do Sul em 1972. -Melhor médio atacante da liga dos Estados Unidos em 1981. -Destacado como um dos 11 melhores jogadores de todos os tempos segundo a revista argentina “El Gráfico”. -Integrou a equipa de todas as estrelas da liga dos Estados Unidos em 1981 -Bota de Prata no Mundial Argentina 78 por ser o segundo melhor marcador do torneio. -Considerado o segundo melhor jogador jovem a nível mundial (ao nível da performance), depois de Pelé.
A publicidade é uma técnica de comunicação cada vez importante para a obtenção de resultados para uma empresa ou negócio específico. Se há alturas em que o Benfica realmente necessita de "reerguer" a sua marca, esta é definitivamente uma delas. Foram produzidos dois spots para o Benfica, os "ferrenhos famosos" escolhidos foram os Gato Fedorento (excluindo o "verde" Zé Diogo) e os Da Weasel...veja os vídeos abaixo.
O comentador desportivo da SIC, Rui Santos, foi alvo de uma tentativa de agressão e já veio fazer críticas.
"Estes eram, na verdade, maus adeptos, que nem uma agressão souberam concretizar com eficiência e isto só explica o que tenho vindo a dizer sobre o péssimo estado do futebol português. É uma vergonha que adeptos que não fazem mais nada do que beber cervejas, ver bola e o wrestling na Radical, não saibam depois levar as coisas a bom porto. Não aprendem nada com o Binya ou com o Bruno Alves, é impressionante. Também não foi dificil identificar a sua origem já que tinham a cara tapada com gorros, sim senhor, mas eram gorros do Benfica, Sporting e FC Porto. Depois disto só tenho uma coisa a dizer: para eles, a minha nota é 3,5".
Escrever em espaços públicos, como os blogs, é uma aprendizagem muito interessante ao nível pessoal. Quem tem coluna vertical tem noção do que escreve e, de vez em quando, deverá ser obrigado a retratar-se por aquilo que certa altura escreveu. Simplesmente: as pessoas gostam de ler o que escrevemos (ou apenas lêem por acaso) e, por isso, não as podemos defraudar deixando-nos cair em contradições ou deixar passar em claro um falhanço tremendo numa previsão. Pelo menos esta é a minha forma de ser e estar nestas coisas.
Como já devem ter deduzido este post serve, acima de tudo, para corrigir algo que aqui escrevi há algumas semanas onde dizia que o campeonato ainda tinha muito para dar mesmo sabendo das debilidades de Benfica e Sporting e, acima de tudo, do poderio do Porto. Na minha opinião o campeonato terminou ontem! O Porto será campeão lá pela Páscoa e Lisandro Lopez será o melhor marcador, conseguindo chegar perto da marca de Jardel - 1 golo por jogo. O Porto consegue estar melhor que na época passada comandando com mais um ponto, comparativamente à jornada 20 da temporada passada. Mais do que isso, a equipa parece estar mais consistente (independentemente das alterações que Jesualdo faz todas as semanas) e passeia o campeonato.
Um campeonato não se ganha apenas pelos resultados próprios mas também pelos erros dos outros. E nesse particular Benfica e Sporting entregaram de bandeja o título ao Porto. Reparem em alguns por maiores:
- O Benfica (em comparação com a jornada 20 da temporada anterior) tem menos 7 pontos. Não sei se se lembram mas queriam mandar Fernando Santos embora porque aquele tinha sido o pior arranque da história. Pelo andar da carruagem esse registo já não lhe pertence e 7 pontos é muita coisa. O ano passado por esta altura o Benfica estava a 4 pontos do líder... - O Sporting tem, exactamente, os mesmos 7 pontos a menos! A diferença é que passou com distinção na Taça Uefa, venceu a Supertaça e está na final da Taça da Liga, já para não falar na diferença abissal de investimento em jogadores e, consequente, qualidade do plantel. - O Benfica tinha mais 8 golos marcados e não teve o Boavista para dar 6 e, muito menos, as soluções de ataque que este ano tem (Adu, Cardozo, Rodriguez e Di Maria deveriam chegar para suprir as saídas de Miccoli e Simão); - O Sporting está pior tanto em golos marcados (menos 2) e golos sofridos (mais 5). A lesão de Djaló, as birras de Liedson, a inadaptação de Purovic e a incógnita Tiui têm permitido tardes/noites tranquilas aos adversários. - No registo em casa o Benfica por esta altura tinha 8 vitórias e um empate, mais, no final da temporada tinha apenas 4 empates e o resto vitórias. Este ano tem 4 vitórias, 5 empates e 1 derrota, à vigésima jornada. Vergonhoso para quem, efectivamente, se quer candidatar ao título.
Resumindo e concluindo: o Porto é campeão com mérito próprio e muito demérito dos adversários! O Benfica volta a cometer os mesmos erros de sempre no planeamento das temporadas, despediu um treinador que tinha feito um bom trabalho (tendo em conta os recursos que tinha) e contratou um treinador por afinidade que se esqueceu de um investimento superior a 20 milhões de euros em jogadores, de que esta era a melhor equipa dos últimos 10 anos e, acima de tudo, que o Benfica é candidato ao título e, por isso, tem obrigação de vencer, pelo menos, os jogos em casa. Para Camacho está sempre tudo normal: a bola entra ou não entra. Nunca joga mal e os jogadores têm sempre atitude, a bola entra ou não entra.
Este está longe de ser o Camacho que conhecíamos de outras épocas. Um homem enérgico, aguerrido, lutador e ambicioso. Mas será que ele ainda é treinador do Benfica, ou está só a prazo?
No Sporting creio que o problema é diferente. Têm poucos recursos, acabaram por contratar jogadores possíveis e não os desejados e agora estão a pagar a factura. Contudo não duvido que chegarão ao 3º lugar, que ganharão a Taça da Liga, que ganharam a Supertaça e, afinal, é de títulos que se fazem os vencedores. Na minha opinião, Paulo Bento, continua a fazer um bom trabalho, mas o plantel é parco em qualidade e basta faltar Vukcevic, Izmailov e Abel (por exemplo) para as coisas tremerem muito.
Não ter assistido à entrevista, me obriga a não opinar sobre ela. O que se pode por em causa é o timingdesta entrevista. Que necessidade terá o PC de esclarecer alguns assuntos relacionados com este processo agora? Ou será que a SIC anda mesmo desejosa de audiências e aproveitou a deixa para fazê-lo? Ou terá sido juntar o (in) útil ao (des) agradável?
FC Porto: Helton, Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Marek Cech, Paulo Assunção, Lucho, Raúl Meireles (Mariano Gonzalez, 77m), Tarik (Kazmierczak, 87m) Farias e Lisandro (Hélder Barbosa, 79m).
Suplentes: Nuno, João Paulo, Fucile, e Adriano.
Treinador: Jesualdo Ferreira.
P. Ferreira: Peçanha, Mangualde, Rovérsio, Kiko, Ferreira, Paulo Sousa, Filipe Anunciação, Pedrinha (Dedé, 54 m), Wesley (Renato Queiroz, 76m), Edson (Furtado, 66m) e Cristiano.
Suplentes: Coelho, Tiago Valente, Fábio Paim e William Artur.
Treinador: José Mota.
Disciplina: Cartões amarelos para Kiko (50m), Filipe Anunciação (66m) e Paulo Sousa (86m).
Golos: Lisandro (45 e 50m) e Mariano Gonzales (90+1m).
BAÚ DAS RECORDAÇÕES: O golo mais famoso da carreira Paul Gascoigne (Gazza)
Foi no dia 15 de Junho de 1996, no mítico e antigo Estádio de Wembley, que entretanto deu lugar a um moderníssimo recinto com o mesmo nome, que Paul Gascoigne, o mítico, irreverente, e irrascível médio inglês marcou o golo mais famoso da sua carreira. E logo frente aos "friendly scottish"...
E. Amadora-U.Leiria, sábado Belenenses-Marítimo, sábado FC Porto-P.Ferreira, sábado Nacional-Leixões, domingo V.Setúbal-Sporting, domingo Benfica-Sp. Braga, domingo Académica-Boavista, segunda-feira
publicado por_
HUMOR- Reviravolta no Benfica
Ninguém esperava esta reviravolta, até porque foi inventada agora. Luís Freitas Lobo é o novo director geral do Benfica, já que Rui Costa irá renovar, como jogador, até 2015. "Se agora corre mais do que eles todos, provavelmente não terá dificuldades com o andarilho daqui a uns anos", afirmou um dirigente.
O comentador da RTP recebeu o convite e até já respondeu:" É preciso, primeiro, conhecer a ideologia do treinador e características dos jogadores, ideal para distinguir um modelo, sistema e táctica, privilegiar a estética em posse, circulando a bola num 4x1x1x1x3 ou num losango triângulo, rectangular".
Neste momento, os directores do Benfica, bem como técnicos de linguística, estão a tentar decifrar o que isto quer dizer e se Luís Freitas Lobo aceita, ou não, o convite. Há quem diga que o comentador português -conhecido também como o Darth Vader dos relvados por ter abandonado o seu mestre Gabriel Alves e virado para o lado negro da Força- é um profundo conhecedor do mercado mundial de jogadores.
"Ninguém tem mais cliques no Google do que ele. Quando o sistema empanca dizemos logo:'lá anda o Luís Freitas Lobo feito maluco à procura de jogadores", afirma um técnico informático, que revela ainda quais as palavras que o novo director do Benfica usa nas buscas:"acho que é futebol+craque+finta+golo+cabeceador, mas quando ele mete isto geralmente aparece sempre a própria página que ele criou".
Sabemos também que Luís Freitas Lobo já iniciou a procura de jogadores para o próximo ano e que na calha para reforçar o Benfica estão o avançado Harun Prakusarimapintakladishpatac, goleador do FC Bangai, melhor marcador da quinta divisão do Bangladesh que, embora subnutrido, pode vir a ser um reforço importante se comer a papinha toda.
Para a baliza, Luís Freitas Lobo aconselha Veronika Romanova, travesti e ex-guardião do Petrol United da Sibéria. Aos 19 anos, este possante jogador deixou os postes da baliza para se dedicar ao poste do club de Strip Crazy Vodka. Ainda assim, Veronika tem treinado a agarrar as garrafas e copos que lhe atiram para o palco. Se Luís Freitas Lobo entrar na Luz será o início de uma nova era para os encarnados. Boa ou má? Não sabemos... mas temos medo.
PF10 DEBATES: Qual a sua opinião sobre Luís Filipe do Benfica?
Depois da vergonha de exibição do Benfica na última noite em Nuremberga, Jose Antonio Camacho deveria retirar fortes ilações da quase hecatombe encarnada. Mas como no Benfica os erros demoram a ser corrigidos ( e eles é que supostamente percebem de bola) vamos antecipar-nos. Queremos para isso avaliar a qualidade do ?futebolista? Luís Filipe que ontem foi mais da vergonha e da miséria do Benfica em campo...Não hesite, queremos saber o que lhe vai na alma.
O Cristiano Ronaldo passou esta semana a ser o futebolista mais bem pago do futebol mundial, passando a ganhar cerca de 25€ por minuto (!!!!!!!!), mas embora ele seja realmente um fora-de-série e provavelmente o melhor jogador do mundo neste momento, a verdade é que ninguém merece ganhar tanto dinheiro, seja lá quem for e muito menos um desportista, porque sejamos realistas- apesar de (quase) todos gostarmos de desporto, todos nós viveríamos minimamente bem sem ele, enquanto que há profissões e pessoas que são muito mais valiosas para que o Mundo continue a 'rodar'...obviamente se formos a comparar o que tantos outros 'inúteis' da sociedade ganham, em que nada fazem e muito menos para beneficio do publico em geral, então sim, talvez mereça ganhar também ele o que ganha...mas ninguém me convence que o Cristiano Ronaldo não viveria muito bem 'apenas' com uma décima parte do que vai ganhar e se o resto do $ fosse gasto em outras áreas que são muito mais indispensáveis mas se calhar por terem muito menos holofotes em cima delas nunca terão o nosso apoio e reconhecimento... Adoro futebol e adoro o Cristiano Ronaldo, mas odeio este mundo em que jogadores da bola ganham fortunas sem o merecer...
Ontem jogou-se a 2ª mão dos oitavos de final da Taça UEFA, e mais uma vez tive oportunidade de ver de perto as dificuldades que as equipas portuguesas passam quando têm de assumir o favoritismo, é como se nós só nos sentíssemos bem no papel de 'coitadinhos', parece que temos de deixar tudo para o fim, mas ao contrário do que se costuma dizer não sabe melhor ganhar no fim, isso faz é com que haja descrença e sentimentos ambíguos relativamente às nossas equipas.
O Sporting mostrou uma maturidade que até agora tem sido incapaz de mostrar tanto no Campeonato como na Champions League, onde nos jogos com o Roma teve por 2 vezes o 'pássaro na mão' e deixou-o fugir, mas ontem à noite mostrou-se em boa forma e capaz de lutar pelos seus objectivos...sim podemos argumentar que aquele golo inicial mudou tudo e que os suíços perderam qualquer vontade de lutar pela eliminatória, mas a verdade é que o Sporting foi capaz de lutar pelo jogo e ampliar o resultado, quando podia muito bem ter optado por poupar os jogadores para jogos mais importantes...mas não o fez...
O Benfica demonstrou novamente que não tem grande qualidade de jogo, porque embora tenha alguns executantes de qualidade, parece-me óbvio que falta 'trabalho de casa' e apesar de sabermos que o Camacho tecnicamente é um treinador modesto, pois a grande arma dele é (era??) a parte mental aonde conseguía 'puxar' pelos jogadores, a equipa do Benfica não tem grande fio de jogo e por norma as jogadas passam pelo pontapé longo à procura do Cardozo (e agora com o Makukula ainda se nota mais essa tendência) ou por 10 jogadores à espera do que o Rui Costa poderá (ou não) fazer...acima de tudo, não se admite que uma equipa como o Benfica, passe por tanta dificuldade com o Nuremberga, que é uma equipa muito fraca e de outro 'escalão' (a jogar na 2ª divisão alemã na próxima época provavelmente)...não vou aqui criticar o Luís Filipe porque não é ele que se põe a jogar, nem foi ele que se comprou, portanto não peçam milagres ao rapaz e no lance do 1º golo ele não foi o único que teve chance de 'aliviar' a bola daquela zona...
Na próxima eliminatória os adversários de Sporting e Benfica são equipas de valor mas não são nenhuns monstros e estão perfeitamente ao alcance de ambos, basta para isso jogarem o que sabem e sem terem medo de se imporem, senão vão ter problemas...
PS-tanto o Bolton como o Getafe estão a fazer maus campeonatos e talvez tenham de abdicar até certo ponto da Taça UEFA (aonde as suas hipóteses de sucesso são bem menores) o que poderá ajudar as equipas portuguesas...a ver vamos...
Os jornais desportivos de hoje dizem que o Sporting não treinou os penaltis. Pois para que serve treinar penaltis se à partida estão falhados não será perda de tempo?
No passado sábado estava eu colado à TV a ver o United – Arsenal (com os jogadores do Trofense todos ao meu lado – que grande equipa eles têm) quando Nani arranca uma jogada digna de um enorme jogador. Recebe a bola de cabeça e quando se apercebe que ela vai fugir consegue dar uns tantos toques seguidos, mesmo estando a ser incomodado pelo adversário. Ainda com a bola passa-a para os pés, mais uns toques e, finalmente, parte o adversário todo (que já andava de rastos). Gilberto Silva insutlou-o mas, afinal, o que queria era avisá-lo que a jogar daquele forma ainda levaria um pontapé muito feio…
Na verdade não demorou muito, porque o porco do Gallas atirou-se para cima do rapaz (depois e levar mais um nó cego) como se não houvesse amanhã. Já sei que não faltará quem concorde com esta postura quer de Gilberto, quer de Gallas. Na verdade em Portugal somos assim: “o Quaresma devia era levar uns troços para ver se aprende”; “o Ronaldo põe-se para ali a brincar e depois não quer apanhar no corpo”…
Já estou habituado a ouvir isto constantemente e fico a pensar: mas final o que é futebol? Eu pago para ver quem, o Gilberto e o Gallas, ou o Ronaldo e o Nani? Já sei que me dirão que o futebol é um desporto colectivo. Certo! Que numa equipa todos os elementos são importantes. Certo! Mas alguém viu um jogador oferecer pancada – ou dar, mesmo – ao Nesta por ele fazer cortes impecáveis? Alguém viu um jogador pontapear o Ferdinand e o Vidic por limparem todas as bolas que caem na área? Já alguém viu um colega de profissão insultar o Ricardo Carvalho quando, para além de defender bem, arranca por ali fora com a bola e passa por todos? Eu nunca vi! O futebol é um jogo colectivo, uma equipa é muito mais do que a soma de individualidades, contudo devemos respeitar as diferenças entre os jogadores. Nani não foi insultuoso como Edilson foi aqui há uns anos no campeonato Brasileiro, mas mesmo assim, por ser melhor do que outros, por deixar os adversários prostrados no chão merece uns troços…
Isto é a lógica da batata! A inveja e raiva pelos outros serem melhores mascara-se de um estúpido paternalismo bem representado pelas declarações de Gilberto Silva. Era a mesma coisa que o David Luiz (depois de ser ultrapassado por Quaresma) ir atrás do ciganito e dar-lhe um tabefe dizendo: “é para te avisar, senão qualquer dia vais apanhar uma pancada forte, isso não se faz”.
Pago para ver os jogadores todos, pago para ver a equipa do United, adoro vê-los, elogio o seu colectivo e a sua solidariedade enquanto equipa mas quem me faz levantar do sofá é o Ronaldo, o Nani, o Anderson, o Rooney, por mais que goste (e adoro) o Vidic e o Ferdinand.
O Ricardo Quaresma é dos jogadores mais brilhantes que já vi jogar de azul e branco, mas tal como outros, por vezes parece que 'desliga' e deixa a equipa a jogar com 10...acho que ninguém tem duvidas da sua capacidade de desequilibrar, da sua arte, mas também já não restam duvidas que estamos perante um daqueles jogadores que quando chegar ao fim da sua carreira (que espero seja recheada de títulos) vamos ficar sempre com aquela ideia de que por muito grande que se torne, nunca será tão grande como poderia eventualmente ter sido, e é uma pena continuarmos a ver jogadores tão talentosos a perderem-se por feitios complicados ou até mesmo simples 'manias' ou vedetismos...mas acho que a vida é mesmo assim...
O Quaresma é um jogador capaz de de alegrar um estádio com uma trivela quando menos esperamos e que resulta em golo...mas também é capaz de nos enervar devido a 'fintas' desnecessárias em zonas 'proibidas' do campo e é essa ambiguidade que me leva a gostar dele e admiro-o por admitir publicamente que quanto mais o assobiarem mais ele vai tentar, e tal como em tudo o resto, no futebol quanto mais se tenta, mais se falha...mas também se acerta mais...
Será que algum dia ele irá ser capaz de afastar todos os 'fantasmas interiores' que o afectam e mostrar todo o seu potencial?...quero acreditar que sim mas começo a achar que vai ser 'apenas' um mágico a quem de vez em quando os truques o vão deixar mal visto...a plateia nem sempre irá gostar do espectáculo...
Tenho de confessar que embora seja portista e esteja satisfeito com o facto de o meu Porto estar à beira de festejar o tri-campeonato, não gosto do Professor Jesualdo, e sou da opinião que o Porto só está aonde está por causa dos jogadores que tem e não pelas capacidades do seu Treinador, que por vezes me parece algo à margem da equipa e do que ela precisa.
O jogo em Gelsenkirchen é apenas mais um de muitos exemplos, em que a equipa fica 'manca' devido às 'invenções' do Professor, porque para um jogo destes não se pode apostar num jogador que não tem rotinas de jogo (João Paulo) e parece-me que houve também alguns erros de interpretação do tipo de jogo da equipa do Schalke, porque se os centrais são lentos então aposta-se num avançado móvel e capaz de desequilibrar num um para um, em vez de se meter o Farias que é um jogador mais fixo e menos rápido, logo mesmo 'ao jeito' dos centrais da equipa alemã, mas estes são apenas alguns exemplos de uma já longa lista, em que quase sempre que o Jesualdo resolve 'meter a mão' na equipa, imediatamente há problemas...
O factor que mais me distancia do Professor Jesualdo prende-se com a imagem que ele passa e consequentemente a equipa, de medo quando joga(m) contra equipas de valor semelhante, e se há coisa que detesto é subserviência, porque nomes não ganham jogos e uma equipa que vá para dentro do campo já limitada psicologicamente, dificilmente se conseguirá impor...
A 19ª jornada trouxe poucas novidades para os três grandes, pois todos venceram e apenas se destaca a subida ao terceiro lugar do Sporting que aproveitou a derrota do Guimarães. O Porto continua na liderança com mais 10 pontos que o Benfica e os leões estão na mesma a 14 pontos do primeiro lugar.
Na Madeira, o Porto não teve grandes dificuldades para bater o Marítimo e prosseguir a sua caminhada à conquista do título. A vitória por três bolas a zero espelha bem a supremacia portista com Lisandro a bisar e Tarik a marcar no seu regresso da CAN 2008. Uma exibição tranquila e eficaz que garantiu os três pontos num estádio sempre difícil para os grandes.
Pela primeira vez o Benfica venceu na Figueira da Foz para o campeonato, mas não sem antes ter sofrido um pouco. A Naval endossou uma bola ao poste logo no início, mas foi o Benfica que chegou ao golo após um lançamento irregular de Binya que Rodriguez aproveitou da melhor forma. O segundo golo chegou nos descontos com o estreante Sepsi a assistir Nuno Assis na pequena área. Vitória justa mas sofrida dos encarnados que continuam a consolidar o segundo lugar.
O Sporting foi aquele que teve a tarefa mais facilitada pois quando vencia por um a zero, após golo de João Moutinho, e antes do intervalo, o Estrela ficou reduzido a dez jogadores. No segundo tempo, o Sporting entrou determinado e o guarda-redes do Estrela é expulso depois de ter feito penalty sobre Tiuí. Polga atirou a bola por cima, no penalty, mas a jogar contra nove o Sporting voltou a marcar por Liedson e carimbou uma vitória inesperadamente facilitada.
foto: Filipe Falardo (ao centro) jogador do CD Fátima, emprestado pela União de Leiria
O FC Porto joga esta semana para a Champions League, e embora o Schalke seja uma boa equipa, penso que terá todas as possibilidades de seguir em frente , basta para isso fazer o seu jogo e acima de tudo que o Jesualdo não invente na táctica, porque está mais do que visto que este FC Porto não se sente bem a jogar em 4-4-2 e sempre que o faz os resultados não são os melhores...
Na minha opinião há uma coincidência que pode ajudar em muito o Porto, a lesão do Bosingwa, porque embora seja dos melhores defesas-direitos da Europa, sem ele poder jogar o Jesualdo será forçado a colocar o Fucile na direita e o Marek Cech no seu lugar de origem (defesa-esquerdo), impedindo assim o Jesualdo Ferreira de mais uma vez inventar o Cech no meio-campo, aonde manifestamente não rende e acaba por limitar a acção dos restantes médios...mas a ver vamos se ele não inventa na mesma...
No ataque restam algumas duvidas em relação ao Farias ou Sektioui, mas para mim deveria jogar o segundo, porque em Gelsenkirchen o Porto precisa de ser uma equipa rápida e capaz de levar a bola para a frente, e com o Sektioui em campo isso é mais fácil, porque o Lisandro está em grande forma e é mais do que capaz de assumir as despesas de ponta-lança e a defesa do Schalke é composta por centrais grandes e possantes (obviamente também algo lentos...) e há que tirar proveito disso mesmo...
Um amigo meu disse-me que o empate com golos será um bom resultado, mas para mim ganhar isso sim será um bom resultado, porque uma equipa só pode ambicionar ser grande se o assumir e contra o Schalke o favoritismo é do Porto...como é óbvio o favoritismo não ganha jogos e pode funcionar como um 'pau de 2 bicos' mas os jogadores se querem ser grandes têm de ser capazes de assumir as coisas e confirmarem em campo que são melhores do que o adversário em questão...
Pela primeira vez nos últimos tempos o campeonato português trouxe-nos uma jornada bem calma, em que os chamados 3 Grandes ganharam os seus jogos, levando a que pelo menos em relação a eles não se fale em grandes polémicas, mas a nossa Liga tem sempre 'coelhos na cartola' e não podia deixar de nos apresentar uma polémica para que possamos continuar a criticar e a sonhar com melhores dias no nosso futebol.
O treinador do Nacional, que eu confesso que estava a admirar o trabalho dele, pois sem grandes opções estava a conseguir levar a sua equipa a 'bom porto', resolveu perder as estribeiras e tentou agredir o Manuel Cajuda (que como todos sabemos é um treinador 'especial' e não é fácil de 'engolir' as coisas que ele por vezes diz...), que como grande Homem do futebol que é nem se mexeu e esperou para ver o que dava toda aquela situação, o que além de ser uma grande atitude penso eu que fará com que o castigo ao Jokanovic seja ainda maior, porque não houve provocação...actos irreflectidos todos temos, mas todos devem ser castigados e neste caso com mão pesada...irradiação? talvez...algum dia alguém terá de levar a pena máxima, nem que seja para servir de exemplo aos outros...
publicado porJonee
Liga dos Campeões: FC Schalke 04
Na próxima terça-feira o FC Porto inicia mais uma vez a disputa dos oitavos de final da principal competição de clubes da Europa. Esta é, aliás, a terceira vez nas últimas quatro temporadas que o FC Porto disputa os oitavos de final da Liga dos Campeões. Na edição desde ano, o campeão nacional irá defrontar a equipa alemã do Schalke 04. Se não conhece esta equipa apresento-lhe aqui no PF10 uma pequena análise.
FC Schalke 04
O Schalke 04 é o actual vice-campeão da Bundesliga e tem estado em bom plano nas últimas temporadas. Apesar de nesta época ocupar o quinto lugar e estar a sete pontos do líder da Bundesliga, a equipa do Schalke 04 tem sido sempre um sério candidato ao título. Esta é a primeira vez na sua história que consegue qualificar-se para a segunda fase da Liga dos Campeões, ou seja, a expectativa junto dos seus adeptos é também bastante elevada. A lotação da Veltins-Arena em Gelsenkirchen vai estar completamente esgotada para o jogo da primeira mão.
Jogadores em destaque no Schalke 04: - Guarda-redes: Manuel Neuer - Defesa: Bordon, Krstajic, Westermann e Rafinha - Meio-campo: Fabian Ernst, Jermaine Jones e Ivan Rakitic - Ataque: Kevin Kuranyi e Gerald Asamoah
A equipa orientada por Mirko Slomka tem jogado num sistema semelhante a um 4-4-2, com destaque para a experiente dupla de centrais, formada pelo brasileiro Bordon e croata Mladen Krstajic, e para os laterais da equipa que são muito rápidos e ofensivos como é o caso de Rafinha ou Westermann. No meio campo é de destacar a juventude de Ivan Rakitic, número 10 da equipa de apenas 19 anos, com a experiência do médio Fabian Ernst, e excelente momento de forma de Jermaine Jones nesta época. No ataque as principais referências são os avançados Kuranyi e Asamoah, ambos internacionais da selecção alemã, com grande capacidade de finalização.
A equipa do Schalke 04 é muito forte na transição da defesa para o ataque e como o próprio Hugo Almeida afirmou, em declarações à comunicação social, o Schalke 04 joga bastante bem em contra-ataque e tem jogadores muito perigosos nos lances de bolas paradas. O principal avançado da equipa, Kevin Kuranyi, é mesmo considerado o melhor da Bundesliga, a jogar de cabeça, mas na defesa também existem perigosos cabeceadores como Krstajic e Bordon.
Em suma, o FC Porto terá que jogar a alto nível nesta eliminatória para levar de vencida a equipa do Schalke 04. Na primeira mão, o FC Porto vai regressar a um estádio onde guarda excelentes recordações pois, se bem se recordem, foi em Gelsenkirchen que o FC Porto conquistou a sua última Liga dos Campeões Europeus em 2003/04. Espero naturalmente que as recordações dos portitas continuem a ser muito positivas após o jogo de já amanhã. Boa Sorte FC Porto!
fotos: kicker.de; wikipedia.org Diogo Oliveira - Correspondente em Ulm, Alemanha
BUNDESLIGA: Schalke 04 perde em casa antes de receber FC Porto
No primeiro jogo da 20ª jornada da Bundesliga, o Schalke 04, adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, recebeu em casa o Wolfsburg, com Ricardo Costa a titular, e acabou por ser surpreendido em casa ao perder por 1-2. Após uma primeira parte sem golos, o Schalke 04 foi a primeira equipa a marcar por intermédio de Sanchez aos 65 minutos, mas logo de seguida e em pouco mais de 10 minutos o Wolfsburg dá a volta ao resultado com dois golos de avançado brasileiro Grafite (73' e 84').
Em Bremen jogaram os adversários de Sporting de Braga e SL Benfica na Taça UEFA, Werder Bremen e Nuremberga, respectivamente, e o resultado foi uma vitória sem grande esforço do Werder Bremen por 2-0. O jogo ficou marcado pela expulsão de Saenko logo aos 20 minutos da primeira parte, num jogo que estava a ser bastante equilibrado com o Nuremberga a ter inclusive a melhor oportunidade de golo, até então. Mas, a jogar com menos um homem, o Nuremberga acabou por sofrer o primeiro golo da partida aos 30 minutos marcou Rosenberg para a equipa da casa. No segundo tempo, o Werder Bremen limitou-se a controlar o jogo e a gerir o resultado acabando por marcar mais um golo através do croata Klasnic (81'). De realçar que Diego acabou por não fazer um grande jogo, no entanto Daniel Jensen esteve mais uma vez em grande nível esta temporada fazendo as duas assistências para os golos do Bremen.
No Sábado, o Meister Estugarda deslocou-se ao campo do lanterna vermelha MSV Duisburg e suou para levar de vencida a equipa da casa por 2-3. O português Fernando Meira foi mais uma vez titular na equipa do Estugarda, que chegou a estar a ganhar ao intervalo com dois golos de Mario Gomez (16' e 41'). No segundo tempo, o Duisburg conseguiu empatar a partida com dois golos, nos primeiros quinze minutos do segundo tempo, marcados por Niculescu (49') e Ishiaku (57'). O golo que deu a vitória ao Estugarda só surgiu nos últimos instantes da partida e já nos minutos de desconto com um golo o experiente Hitzlsperger aos 90+2'.
O Bayern de Munique jogou no difícil campo do Hannover 96 e alcançou uma importante vitória por 3-0, com Luca Toni a fazer um hat-trick marcando aos 58, 64 e 82 minutos do encontro. Com este resultado, o Bayern continua na liderança da Bundesliga com três pontos de vantagem para o Werder Bremen, que ocupa o segundo lugar. Na luta pelo terceiro lugar, o Bayer Leverkusen empatou em casa do Karlsruher SC por 2-2, permitindo que o Hamburgo ocupe agora o terceiro lugar depois de golear em casa ao VfL Bochum por 3-0.
Lista de melhores marcadores: Pos Jogador Clube Jogos Golos 1 Toni, Luca Bayern München 18 13 2 Petric, Mladen Borussia Dortmund 18 11 3 Diego Werder Bremen 20 10 3 Gomez, Mario VfB Stuttgart 15 10 3 Van der Vaart Hamburger SV 16 10
fotos: kicker.de Diogo Oliveira - Correspondente em Ulm, Alemanha
"Parece que afinal não colheu muito junto do árbitro, porque Pedro Henrique não deve ter ouvido aquilo que eu disse." Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto, após a vitória nos Barreiros.
Quando uma equipa perde por 3-0, no seu estádio, qualquer pessoa conclui que o vencedor exibiu um poder apocalíptico, amarfanhando o anfitrião até à inanição. Mas qualquer pessoa lúcida, e mesmo relevando o sectarismo, sabe que a realidade do jogo entre o Marítimo e o FC Porto esteve nos antípodas de um massacre. Durante a primeira parte, o Marítimo, ao contrário das minhas previsões, foi a equipa que mais tempo dispôs da bola em seu poder, engendrando ataques que tornaram evidentes a orfandade de Makukula. Não obstante o trabalho laborioso de André Pinto, o brasileiro não apresenta as mesmas características de Makukula, ponta-de-lança que se harmonizava com o futebol praticado pelos madeirenses. Os insulares foram sóbrios e incisivos, enfrentando um FC Porto poderoso, munido de jogadores viperinos na frente. Exceptuando o remate de Fucile - para uma notável intervenção de Marcos - o ímpeto expectável dos visitantes foi sustido, dispondo o Marítimo de, pelo menos, três oportunidades para inaugurar o marcador. Mas as pequenas diferenças fazem as grandes equipas e, para minha desventura, o Marítimo é, "só", uma boa equipa. Tal como aconteceu em Alvalade, o Marítimo voltou a cometer uma infantilidade que originou o primeiro golo de Lisandro, sobre o intervalo. Note-se que o argentico recebe a bola de costas para a baliza, dentro da área, e teve tempo para rodopiar, observar Marcos, e escolher o lado mais conveniente para a erupção do júbilo. Tudo isto perante a complacência de Ricardo Esteves e demais defesas.
O Marítimo perdeu todos os duelos com os "grandes", durante esta época, mas nunca foi subjugado. Apesar dos números expressivos, ontem, o FC Porto só manietou o Marítimo quando a equipa já estava reduzida a 10, depois de um excesso de zelo de Pedro Henriques. E aqui chegamos ao móbil deste texto: a revolta.
Como enfatizou o técnico do Marítimo - a quem imputo responsabilidades pela derrota -, o FC Porto não necessita de critérios dúbios para vencer. Todavia, durante o primeiro tempo, Lisandro foi alvo da benevolência do árbitro, escapando à expulsão, e este período de Quaresma também beneficiou Ricardo, quando este pontapeou Mossoró, numa altura em que a bola já se encontrava fora de campo. Por outro lado, Pedro Henriques não hesitou em expulsar Djalma, quando não é líquido que o jogador tenha intenção de interceptar a bola com a mão. Com ardis similares, aparentemente inócuos, os "pequenos" são mutilados e devorados por predadores de garras moles.
A segunda parte do jogo iniciou-se com o Marítimo a demonstrar capacidade para amedrontrar Helton. Todavia - e aqui censuro Lazaroni -, manteve-se Djalma em campo, jogador em risco de expulsão, quando Kanu poderia ter rendido o extremo-esquerdo dos madeirenses, mantendo a equipa "viva". Previa-se que o FC Porto iria explorar a natural inexperiência do angolano para forçar a expulsão. Não foi necessária, porém, qualquer manigância de Quaresma e companhia para o fim precoce de Djalma, e do Marítimo. O FC Porto só necessitou da astúcia de Pedro Henriques.
O Marítimo perdeu. 3-0. Esta é a história que fica para a História. Contudo, na minha recordação também se enraíza a jactância pútrida de Jesualdo Ferreira, cujas declarações, após o jogo, indiciam uma pulsão pela formatação prévia das arbitragens. Oh Jesualdo, perante tamanhas evidências, age como a imagens sugere. Por que não te calas, porra?!?
...visto que o FC Porto só entra em competição para semana que vem, opto por comentar as tarefas das restantes equipas portuguesas nesta eliminatória da Taça UEFA, pois também têm um papel importante no futuro do futebol português em termos europeus. O Sporting ontem à noite conseguiu um resultado bastante positivo contra uma equipa que me por vezes me pareceu satisfeita com o resultado (!?!?!), ou porque são realmente fracos e até acabou por ser um bom resultado, ou, e acredito mais nesta hipótese, o Basileia com os jogadores que ontem não jogaram por lesão, pode ainda causar muitos problemas ao Sporting, em especial se o clube leonino optar por adormecer como por vezes faz, com os resultados sobejamente conhecidos...a verificar.. O Benfica, parece-me que tem uma tarefa algo 'bicuda' em mãos, porque se por um lado é verdade que o Nuremberga não está a atravessar uma fase muito positiva, não deixa de ser uma equipa alemã e com vários jogadores de qualidade (jogadores de ataque principalmente), e o Benfica como bem sabemos no Estádio da Luz, parece que fica 'dormente' e isso pode-lhe trazer problemas e na Alemanha já sabemos que nunca é fácil para nenhuma equipa virar eliminatórias...a ver vamos... O Sp Braga também jogou ontem à noite mas ao contrário do outro Sporting não conseguiu um bom resultado, acabando vergado à força da equipa do Werder Bremen (que é realmente de outro 'campeonato') mas principalmente por via dos erros cometidos, porque no mesmo jogo falhar 2 penálties não é normal e estava muito em jogo...algo vai mal no reino do 4º grande nas ultimas épocas...muitas confusões e más exibições, o que me leva a crer num fim de época muito penoso...opções de qualidade e em quantidade existem mas também lã estão muitos egos de jogadores habituados a ganhar e a jogar, e o Manuel Machado não me parece treinador para conseguir lidar com tantas 'prima-donas'...